O Head Coach John Harbaugh e o General Manager Eric DeCosta concederam uma entrevista nesta tarde de quinta-feira. A princípio, as expectativas estavam concentradas em dois assuntos específicos. Um seria permanência de Greg Roman como coordenador ofensivo, o outro era a renovação de contrato ou troca de Lamar Jackson.
No caso de Greg Roman, o interesse se foi muito antes do imaginado. Horas antes da entrevista começar, o próprio time emitiu um comunicado anunciando que o coordenador, que estava no time desde 2017, não faria mais parte da comissão técnica para 2023. No cargo desde 2019, Roman conseguiu um recorde de 39 vitórias e 15 derrotas. Entretanto, chamadas contestadas e um desenvolvimento pobre do jogo aéreo desgastaram a imagem do agora ex-coordenador.
Desde a temporada passada, havia um descontentamento por parte da torcida. Além, disso, circulou por aí que haveria um descontentamento dentro do time com a sua permanência. O pedido de troca de Hollywood Brown e o descontentamento de JK Dobbins com seu aproveitamento no Wild Card sugerem isso, embora nada confirme tal situação.
Ainda a respeito disso, RGIII, ex quarterback do Baltimore Ravens e atual comentarista de College Football da ESPN soltou um tweet a respeito dessa situação.
Greg Roman may be of the greatest run game tacticians I have ever been around at the NFL level. RBs and TEs love his system because they EAT. WRs absolutely hate it. That’s why free agent WRs didn’t want to go to or stay in Baltimore. It was never about Lamar Jackson.
— Robert Griffin III (@RGIII) January 19, 2023
Enfim, Sobre o contrato de Lamar Jackosn
Pois com um assunto a menos, o foco da entrevista passou a ser Lamar Jackson e seu contrato. Assim, o que se ouviu de Eric DeCosta de John Harbaugh dão esperanças de que, com certeza, veremos o camisa 8 usando roxo na AFC North na temporada que vem. Um alívio para os torcedores.
Quando questionado sobre o andamento das negociações, DeCosta destacou a boa relação dele com Lamar. Também salientou como as discussões sobre extensão de contrato são diferentes caso a caso.
Essas negociações se desenrolam em formas diferentes. A renovação de Ronnie Stanley levou um ano e meio. A de Mark Andrews foi concluída em quatro dias
Ainda nesse tom, Harbaugh fez questão de destacar que Lamar Jackson é o quarterback do time. Lembrou da construção da equipe ao redor dele e destacou o desejo de permanência do jogador.
Lamar Jackson é o nosso quarterback. Tudo que fizemos na construção desse time é baseado nesse incrível rapaz e seu talento. Tudo que ele quer é vencer. Eu amo Lamar, Eric ama Lamar. Isso não vai mudar. Tenho fé de que [a renovação] será feita
Sobre a possibilidade de trocas, o GM disse que não falaria sobre, pois o único foco neste momento é a extensão do contrato de Lamar Jackosn. Segundo o próprio DeCosta, a possibilidade de uma trade é algo que não está em discussão.
Já que o time precisará de alguém para ocupar a vacância no cargo de coordenador ofensivo, Harbaugh também comentou que, além de avaliar candidatos tanto dentro quanto fora da franquia, Lamar participará da decisão de escolha do candidato. Esta afirmação abre espaço para duas possibilidades. Obviamente, a primeira é um sinal claro de manter o jogador no time. A segunda é a possibilidade de recrutarem Bobby Petrino. Hoje em Texas A&M, Petrino foi Head Coach de Louisville de 2014 a 2018. Periodo esse em que Lamar Jackson foi o quarterback do programa.