O Thursday Night Football de hoje poderá desempatar o placar da rivalidade mais antiga da NFL. Packers e Bears se enfrentam no Lambeau Field, casa do Green Bay, e apesar da discrepância da qualidade dos elencos dos últimos anos o placar de vitórias nesse clássico está empatado.

As duas franquias fazem parte de um seleto grupo de multi-campeões. Juntas, somam 22 títulos da NFL, entre Super Bowls e títulos anteriores a 1966, sendo 13 da equipe de Wisconsin. Apesar da vantagem clara no número de títulos, em Chicago não há qualquer pensamento de inferioridade.

Para entender como essa rivalidade começou, precisamos voltar bastante no tempo. O ano é 1921, o Chicago Bears ainda era o Decatur Staleys (seria renomeado no ano seguinte) e as duas equipes se enfrentaram pela primeira vez. O jogo aconteceu na cidade de Decatur, no Staley Field, e a equipe de Illinois se sagrou vencedora com um sonoro 20 a 0, sendo o primeiro touchdown anotado pelo “quarterback” (na época os jogadores jogavam em várias posições no time) Gaylord Stichcomb, com uma corrida de 45 jardas. Apesar da vitória e do primeiro jogo, a rivalidade tinha sua primeira rusga.

Em 1924, mais uma vez no Staley Field, Packers e Bears fizeram um jogo com uma pontuação baixa. Vitória dos Bears por 3-0. Mas o jogo não foi marcado por isso. Acontecia nesse dia a primeira ejeção de jogadores por uma briga. Era a primeira do futebol americano profissional. Foi o nascimento real da rivalidade. Os jogadores Frank Hanny (CHI) e Tillie Voss (GB) foram expulsos após trocarem xingamentos e alguns socos. Mal sabiam eles que aquilo representaria uma disputa de quase 100 anos.

Após 96 anos e 194 partidas disputadas, a série se encontra empatada. São 94 vitórias para cada lado e 6 empates (entre eles um 0-0 bizarro em 1932). Se não houver um empate no jogo, coisa que é rara de acontecer na NFL atual, uma das equipes sairá líder da rivalidade. Caso os Packers vençam, assumem também a liderança da sua divisão.

Aqui vão mais algumas curiosidades sobre a rivalidade entre Packers e Bears:

  • O jogo com o maior número de pontos aconteceu em 1955, com uma vitória do Packers por 52-31.
  • A maior diferença de pontos aconteceu em uma vitória do Bears por 61-7.
  • Esse confronto promoveu um dos pontos touchdowns de 99 jardas. Foi um passe do lendário Brett Favre para o wide receiver Robert Brooks.
  • Aaron Rodgers é o único quarterback a lançar 6 touchdowns em um único jogo da série. Aconteceu em 2014 e ele fez isso apenas na primeira metade da partida. O jogo acabou 55-14 para os Packers.
  • As equipes já se enfrentram duas vezes em playoffs e a série também está empatada. Uma vitória para cada lado.

Packers e Bears e enfrentam no Thursday Night Football as 21h15 (horário de Brasília) com transmissão para o Brasil dos canais ESPN.