Faz sentido para o Vikings escolher um QB na segunda rodada do draft?

O Minnesota Vikings terá uma das offseasons mais intrigantes da liga, e isso se dá pela situação do quarterback do time. Com o contrato do Kirk Cousins chegando ao fim, existem diversos cenários que podem ocorrer: renovação com o Cousins, ir atrás de outro QB veterano ou buscar um QB no draft.

Se o time do GM Kwesi Adofo-Mensah decidir ir pela última opção e escolher seguir com um QB calouro, surge outra complicação: com a 11° escolha geral dificilmente os Vikings conseguiriam escolher um dos três principais prospectos da posição, e ao mesmo tempo está numa posição muito alta para escolher qualquer outro QB prospecto.

Com todos os rumores indicando a saída do Caleb Williams (USC), Drake Maye (North Carolina) e Jayden Daniels (LSU) dentro do TOP 10, caso não seja intenção do time subir no draft, faria sentido os Vikings irem atrás de um QB na segunda rodada?

Primeiro de tudo precisamos deixar claro que essa não é a única estratégia possível. Muitos times, por exemplo, utilizam a estratégia de subir da segunda rodada para o fim da primeira com o intuito de pegar o seu QB do futuro e ter a possibilidade da opção de quinto ano de contrato. Foi o que os Ravens fizeram no draft de 2018 para selecionar o Lamar Jackson no fim da primeira rodada.

Porém, supondo que o Kwesi decida não se mover no draft, vamos analisar quais seriam nossas opções para escolha 42 geral do draft.

Uma possibilidade seria o J.J McCarthy, campeão do college football por Michigan. O comandado pelo Jim Harbaugh está ganhando cada vez mais hype e diversos reports anunciaram que os times da NFL gostam bastante do jogo do McCarthy. Com tudo que vem sendo especulado, dificilmente ele não sairá na primeira rodada, mas caso esteja disponível seria um ótimo valor para os Vikings.

Outra opção seria exatamente o QB que perdeu a final do College para o J.J McCarthy, o Michael Penix Jr. O QB do Washington Huskies possui uma canhota potente e precisa, mas tem duas red flags bem notáveis: alto histórico de lesão e atuação fraca contra Michigan, na qual teve alto índice de pressão e ele não soube reagir.

A última opção provável que pode pintar como QB de segunda rodada é Bo Nix, prospecto vindo da universidade de Oregon. Provavelmente é o jogador com mais opiniões polarizadas entre os citados. Alguns amam, alguns odeiam. Apesar de ser bastante atlético e com um braço forte, muitos questionam o processamento mental do Bo Nix, e alguns scouters temem que a velocidade do jogo da NFL seja rápida demais para o prospecto de Oregon.

Chegamos então na pergunta chave: vale a pena abrir mão do Cousins, não tentar subir no draft e ir atrás de um desses QB na segundar rodada?

O Kirk já se mostrou um QB capaz de comandar esse time, e eu entendo a não-renovação caso o Kwesi ache que é necessário pensar no futuro do time, mas a partir disso a melhor alternativa seria ir atrás de um dos três principais prospectos. Porém, para ser um comprador, é necessário ter um vendedor. Caso não renove com nosso atual QB, e nem consiga subir no draft, a escolha do J.J McCarthy, Penix Jr ou Bo Nix seria uma solução interessante para franquia, e com certeza uma solução melhor do que ir atrás de outro veterano como Baker Mayfield ou Sam Darnold.

Independentemente da estratégia que for utilizada, o futuro da franquia começa aqui. Vale lembrar que uma escolha de QB pode ‘’renovar’’ a vida útil de um GM e HC nos seus respectivos cargos. Apesar de não estarem no hot sead, uma temporada back to back fora dos playoffs poderia ser o início de uma pressão da torcida em cima do Kwesi e do Kevin O’Connell, mas com um QB calouro muitas vezes existe uma paciência estendida.

Que a melhor escolha seja feita e o time volte ao caminho das vitórias, seja com o Kirk, com um QB no top 10, ou até mesmo com um de segunda rodada.

#SKOL

Texto de João Otávio

Veja mais sobre o Minessota Vikings:

Minessota Vikings e as suas 4 aparições em Super Bowl

Carta Aberta: O Minessota Vikings Merece Respeito

Central Vikings Brasil – MVP 179: Vamos falar de quarterback

Central Vikings Brasil – MVP 180: Cousins, Jefferson e Hunter

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

como-assistir-futebol-americano
Como assistir futebol americano no Brasil
mock-draft-fnn-2024
Mock Draft by Creators FNN: Lista completa de Trades
unnamed-2-1-scaled
Vikings de 1998: O Caminho para a Glória Interrompido
gkqaclqd7xyje7bzqkds
Mock Draft Steelers 2024 3.0
o-que-e-free-agency-nfl
Free agency da NFL: o que é e como funciona?
Kirk Cousins deveria renovar seu contrato e permanecer no Minnesota Vikings?
Kirk Cousins: renovar ou não com o quarterback, eis a questão
porque-usar-vpn
Por que usar VPN? 5 razões para quem ama esportes
d444fe99-f12b-40d0-b370-b4062d76963c-large16x9_Steelers2021draft
Mock Draft Steelers 2024 1.0
como-funciona-draft-nfl
Como funciona o Draft da NFL?