Free agency da NFL: o que é e como funciona?

Na NFL, existem três formas de um time se reforçar: por meio do draft, via trade ou por meio da free agency. Bom, esse período muito movimentado da offseason está se aproximando e, em parceria com a Sport America, vamos explicar como funciona o mês mais movimentado do ano no quesito contratações.

Enquanto espera seu time contratar seus novos jogadores, que tal conferir o catálogo da Sport America? A única loja licenciada do Brasil tem camisas, bonés, jerseys e acessórios do seu time favorito para você acompanhar os jogos vestido da sua franquia favorita!

banner-sport-america-superbowl-horizontal

O que é a free agency da NFL?

O período de free agency é o famoso mercado da bola de janeiro no futebol brasileiro. É o momento em que jogadores que estão em fim de contrato podem assinar com qualquer time da liga (basicamente, o Mbappé indo para o Real Madrid de graça). Em 2024, a liberação das assinaturas começam na quarta, dia 13/03, às 18h de Brasília, quando a NFL entra oficialmente no seu novo ano.

Entretanto, caso você acompanhe insiders da liga, a partir da segunda, dia 11, anúncios de contratações já irão ocorrer de forma extraoficial, pois a partir do meio-dia já é liberado para os times conversarem com os jogadores, mas com anúncio feito somente a partir da abertura do mercado, na quarta.

free-agency-jogadores
PFF/Getty Images

Quais jogadores podem ser free agents?

Para um jogador se tornar um free agent, existem alguns quesitos para serem cumpridos.

Para ser considerado um RFA (Restricted Free Agent), ele precisa ter seu contrato acabando após no máximo 3 temporadas acumuladas e uma “qualifying offer”.

Basicamente, o clube atual de um jogador RFA pode igualar a oferta de qualquer time até o dia 19 de abril (tender), para que o atleta permaneça na franquia. Mas é obrigatório fazer esse “tender” até a data determinada, caso contrário, o jogador vira um UFA.

UFA (Unrestricted Free Agent) é o jogador que está tem pelo menos 4 temporadas acumuladas na liga e pode assinar com qualquer time que quiser, sem qualquer tipo de restrição.

Para esclarecer, uma temporada acumulada significa estar em pelo menos 6 jogos na lista de ativos/inativos de uma equipe na temporada, independentemente de estar na IR ou PUP (lista de machucados).

Em 2024, muitos jogadores estão livres no mercado, inclusive estrelas como Chris Jones, Mike Evans e Kirk Cousins. O Pro Football Focus fez uma lista com os 200 melhores jogadores da free agency 2024. Vale a pena conferir!

free-agency-cap
Hogshaven/Getty images

O que é a franchise tag?

Quando um time tem um dos grandes jogadores da sua franquia se tornando um UFA, existe a possibilidade de usar uma franchise tag, impedindo que ele saia da equipe por 1 ano, podendo, assim, ter mais tempo para negociar um contrato longo.

Essa situação é ruim para todos, pois o time deve pagar um salário muito alto, pois o valor é tabelado por posição, e o jogador não tem uma estabilidade à longo prazo para sua carreira. Porém, é uma alternativa para que o time não perca seu jogador à troco de nada.

Em quase todos os casos, é usada a tag exclusiva, que obriga o time a pagar a média dos cinco maiores salários da posição do atleta, ou um aumento de 120% do seu salário atual, o que for maior, impedindo qualquer time de negociar com o jogador.

Porém existem também a tag não-exclusiva – que permite outro time de contratar, mas cedendo 2 picks de 1ª rodada para o último time do jogador – e a tag de transição, a qual não prevê picks de draft cedidas.

Não é frequente, nem incomum. Geralmente, 4 a 5 times usam a franchise tag anualmente, mas com moderação, pois impacta e muito no salary cap.

O que é o salary cap?

Para evitar uma disparidade grande entre as equipes, já que há times em mercados fortes, como Miami, Chicago e Nova York, e outros em mercados pequenos, como Green Bay, Tampa e Jacksonville, a NFL instaurou o teto salarial.

Esse teto faz com que todos os times tenham todos os salários da equipe somados abaixo do valor estipulado para a temporada, que aumenta cerca de 8% todos os anos. Em 2024, este valor será em torno de 245 milhões de dólares.

A forma como o salary cap é calculado é bem minuciosa e complexa, tanto que os times tem funcionários que trabalham especificamente para calcular impactos no teto a cada movimento da equipe.

Draftar, contratar, dispensar e trocar jogadores impactam no salary cap da equipe. Além disso, trocar ou cortar jogadores com contrato vigente, pode gerar alívio na folha, mas também deixar “dinheiro morto”, ou seja, um dinheiro preso que conta na folha salarial da equipe.

Os times podem reestruturar contratos de jogadores para aliviar a folha, algo muito comum na liga. Porém, esse dinheiro vai se acumulando nos anos seguintes.

O que é a trade deadline? Trades históricas na free agency

A trade deadline é o dia em que o mercado de trocas fecha no meio da temporada, impedindo que os times realizem movimentos com outros times. Geralmente, esse fechamento ocorrer perto da semana 10 da temporada.

Porém, durante a free agency, o mercado de trocas novamente se abre, permitindo trades que se tornaram históricas. Então se liga em 3 exemplos recentes que marcaram a liga:

  • Em abril de 2023, o Green Bay Packers trocou o 4x MVP, campeão de Super Bowl e futuro Hall of Famer, Aaron Rodgers, para o New York Jets. Além de Rodger, os Jets enviaram uma pick de 5ª rodada por um swap de picks na 1ª rodada, uma pick de 2ª rodada, uma pick 6ª rodada e uma pick de 2ª rodada em 2024, que poderia virar uma 1 rodada se Rodgers jogasse 65% dos snaps do Jets na temporada. Isso não aconteceu, pois ele rompeu o tendão de aquiles no 4º snap da temporada, não retornando mais).
  • Outra trade que movimentou muito a liga foi a de Tyreek Hill saindo de Kansas City para ir ao Miami Dolphins por uma escolha de 1ª, 2ª e 4ª rodada em 2022, mais uma escolha de 4ª e 6ª rodada em 2023. Logo após anunciar a trade, os Dolphins anunciaram uma extensão contratual com Hill de 4 anos por 120 milhões de dólares.
  • Por fim, em 2021, o Detroit Lions trocou seu histórico QB e ex-pick 1 do draft, Matthew Stafford, para o Los Angeles Rams em troca de outro ex-pick 1, Jared Goff, duas picks de 1ª rodada em 2022 e 2023 e uma pick de 3ª rodada em 2021. Após a trade, o Rams venceu o Super Bowl com o Stafford, e Detroit fez movimentos que tornaram o time muito competitivo, adicionando jogadores via draft, como Jahmyr Gibbs e Sam LaPorta.
free-agency-stafford
Mark J. Rebilas-USA TODAY Sports

Agora você já sabe o que é Free Agency, Salary Cap, Franchise Tag e Trade Deadline. Ou seja, está pronto para acompanhar a Off Season da NFL e todas as suas nunaces. Então que tal ir na Sport America ver o mais completo catálogo de artigos esportivos do Brasil? Não perca tempo e vá já adquirir o seu produto!

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Capa do Podcast Clutch Time, episódio 12, As acirradas disputas na reta final da MLB e primeiras impressões após a semana 1 da NFL
Clutch Time 12: As acirradas disputas na reta final da MLB e primeiras impressões após a semana 1 da NFL
Logo dos Packers, número 2 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #2 Green Bay Packers
Logo dos Steelers, número 3 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #3 Pittsburgh Steelers
Logo dos Cowboys, número 4 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #4 Dallas Cowboys
Capa do podcast Clutch Time, edição número 11, Top 5 das equipes da NFL para a temporada e previsões dos prêmios individuais
Clutch Time 11: Top 5 das equipes da NFL para a temporada e previsões dos prêmios individuais
Logo dos Patriots, número 5 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #5 New England Patriots
Logo dos Bears, número 6 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #6 Chicago Bears
Logo dos Seahawks, número 7 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #7 Seattle Seahawks
Logo dos Broncos, número 8 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #8 Denver Broncos