Chegando na 18ª posição temos o Carolina Panthers, time que tem seus fãs conhecidos como “Keep Pounding”, em homenagem ao antigo linebacker da equipe Sam Mills que foi diagnosticado com câncer em 2003 e fez um discurso antes da vitória da equipe contra o Dallas Cowboys nos playoffs de 2004 sobre “continuar batendo” como um mantra. Mills acabou falecendo um ano depois por complicações da doença, mas a torcida adotou seu mantra como homenagem. A franquia já foi vice-campeã da NFL em duas oportunidades e está em processo de reformulação. Vamos entender por que, apesar de tão jovem, a franquia figura praticamente na metade do nosso ranking!
Fundado em 1995 como Carolina Panthers, a equipe é uma das 16 equipes que jogam na conferência nacional (NFC). Como já citado, os Panthers bateram na trave de conquistar a NFL duas vezes: em 2003-04 perdendo para o New England Patriots por 32-29 e em 2015-16 pra o Denver Broncos por 24-10. Ainda, mesmo tendo apenas 8 aparições nos playoffs, em 4 delas a franquia chegou ao menos na final da NFC, sendo as outras duas em 1996-97 perdendo para o Green Bay Packers por 30-13 e em 2005-06 para o Seattle Seahawks por 34-14. Atualmente, a equipe não se classifica para os playoffs há 6 temporadas, sendo o grande objetivo para 2024 voltar à pós-temporada.

A franquia contou (e conta) com vários jogadores e treinadores históricos que estão no hall da fama ou que em breve poderão estar, casos de Luke Kuechly, Greg Olsen, Steve Smith Sr. e Julius Peppers. Atualmente é uma das equipes que figuram na parte de baixo da conferência, tendo um ano de 2023 péssimo, principalmente na falta de consistência de seu QB calouro Bryce Young e a sucateação do ataque após as saídas de DJ Moore e Christian McCaffrey. Somado à uma defesa muito lesionada, o resultado foi a pior campanha da NFL com um 2-15. Com um draft bem feito em 2024 e a adição de jogadores via free agency, a equipe de Charlotte está esperançosa para uma virada de chave neste ano.
Sua colocação quase na metade do ranking tem suas justificativas. Pelo lado positivo, a equipe teve um sucesso considerável nos primeiros 15 anos desse século, chegando à dois Super Bowls e tendo jogadores de muita qualidade, como o LB Luke Kuechly, o WR Steve Smith Sr., o DE Julius Peppers e o QB Cam Newton. Aliado à isso, a franquia atrai a paixão de dois estados muito importantes dos Estados Unidos, North e South Carolina, que somados se aproximam dos 16 milhões de habitantes. Tudo isso contribuiu para que os Panthers pulassem na frente de muitas equipes do nosso ranking. Entretanto, o insucesso dos últimos anos vem tendo um impacto grande na paixão dos torcedores, que nos jogos da última temporada ficaram bem longe de encher o Bank of America Stadium. Já são 6 anos que a equipe não aparece nos playoffs e a tendência é de ficar mais algum tempo nesse ostracismo.
Outro ponto que atrapalha o time é o fato de seu dono, David Tepper, ser uma figura um tanto quanto controversa. Desde brigas internas com jogadores e técnicos até jogar bebida em um fã do Panthers durante uma partida da equipe, a verdade é que Tepper trouxe muita antipatia dos fãs para sua liderança na franquia, algo que ele busca reverter ao acordar por 800 milhões de dólares a reforma do estádio para manter a equipe em Charlotte até, ao menos, 2045. Com a falta de grandes jogadores no seu elenco, os Panthers tentarão se reerguer por meio de um elenco jovem, liderado por Bryce Young. Ao seu lado, os novatos Jonathon Brooks e Xavier Legette buscarão trazer fogo para o ataque, enquanto Derrick Brown e Jadeveon Clowney tentarão trazer a solidez defensiva para 2024.
Fiquem atentos: em breve sairão as próximas posições do ranking! Enquanto isso, acompanhe os posts das posições já lançadas:
#32 Los Angeles Chargers: 22.0 pontos
#31 Arizona Cardinals: 25.5 pontos
#30 Tennessee Titans: 27.8 pontos
#29 Tampa Bay Buccaneers: 28.6 pontos
#28 Los Angeles Rams: 31.1 pontos
#27 Jacksonville Jaguars: 31.4 pontos
#26 Washington Commanders: 32.0 pontos
#25 Cincinnati Bengals: 35.0 pontos
#24 Houston Texans: 35.9 pontos
#23 New York Jets: 37.5 pontos
#22 Detroit Lions: 40.1 pontos
#21 Miami Dolphins: 42.7 pontos
#20 Atlanta Falcons: 42.7 pontos
#19 Indianapolis Colts: 43.6 pontos
Autores: Bruno Oliveira e Eder Appel
Organizador: Thiago Zumach