Fundado em 1959, o Los Angeles Chargers é uma das 16 franquias da NFL que jogam na conferência americana (AFC). Apesar de jogar sua primeira temporada (1960) em LA, os Chargers se mudaram para San Diego em 1961, onde conquistaram uma legião de fãs e uma torcida extremamente apaixonada mas que foi abandonada após o time retornar à cidade dos artistas em 2017.
Apesar de ser um time histórico, os Chargers jamais foram campeões do Super Bowl, tendo chegado ao grande jogo apenas em 1994, quando perderam para o 49ers de Joe Montana por 49-26. O único título da franquia foi o campeonato da AFL (liga que se fundiu à NFL em 1967) em cima dos Patriots em 1963, quando os derrotaram por 51-10. A franquia possui jogadores históricos que estão no hall da fama ou que em breve estarão, casos de LaDainian Tomlinson, Dan Fouts, Philip Rivers e Antonio Gates. Atualmente o time busca ser um dos contenders da conferência, sendo liderados pelo ótimo Justin Herbert, contudo é apenas um time médio nos últimos anos.
Sua última colocação no ranking de torcidas é bem justificável. Se esse ranking fosse feito há 8 anos, seria loucura colocá-los como o time com a “pior” torcida da NFL, mas o fato do time ter se mudado de volta para LA fez com que a paixão dos torcedores fosse muito abalada. Durante as primeiras temporadas na nova sede, o time mandou seus jogos no estádio do LA Galaxy, time de futebol, que acomoda apenas 30 mil torcedores (a média dos estádios da NFL supera os 70/80 mil assentos), sendo, de longe o time com menor média de público.
Para piorar, mesmo após a inauguração do SoFi Stadium, em Inglewood (casa que divide com o Los Angeles Rams), o time simplesmente não possui o “mando de campo”, já que mais de 70 ou 75% dos torcedores são de times rivais. Por exemplo, Chargers vs 49ers sempre possui um mar vermelho na arquibancada, já que a torcida dos Niners além de ser fanática, reside muito próximo do estádio.
Vale destacar que a sua torcida apaixonada acabou ficando em San Diego. Conhecidos por criarem a lendária música “San Diego Super Chargers”, eles são conhecidos como The Bolts (os raios, em tradução livre). Apesar disso, a última colocação no nosso ranking se deve ao fato de estar constantemente no bottom 3 das principais referências que usamos, que se basearam em média de público, gastos com produtos do time, vendas de camisa, interação em redes sociais, entre outros tópicos. Por fim, a falta de interesse dos torcedores locais (que geralmente preferem os Rams), fez com que a paixão da torcida de San Diego fosse sendo perdida ao longo dos anos, algo que não aparenta se alterar num futuro próximo.
Fiquem atentos: em breve sairão as próximas posições do ranking!
Autores: Bruno Oliveira e Eder Appel
Organizador: Thiago Zumach
Uma resposta
Chaos is coming…