No mundo dos esportes é bem comum existir rivalidades que tomam conta das discussões e dão o que falar, tanto quanto positivamente, quanto negativamente. E rivalidades como: Pelé e Maradona, Rafael Nadal e Roger Federer, Peyton Manning e Tom Brady, Ayrton Senna e Alain Prost, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi apimentam o mundo esportivo. Sendo que rivalidades se tornam um prato cheio, tanto para a mídia, quanto para os fãs. E essa temporada do College terá uma rivalidade que promete abalar as estruturas: Trevor Lawrence e Justin Fields. Nesse post, iremos contar brevemente onde surgiu essa rivalidade e faremos uma análise completa.

Onde tudo começou

A rivalidade e comparação entre Trevor Lawrence e Justin Fields começou antes mesmo de ambos entrarem em campo. Visto que, ambos são do estado da Geórgia, e mesmo sem se enfrentarem, devido jogarem por divisões diferentes. Sendo que o primeiro confronto entre os dois foi em 2017, no Elite 11, um camp/competição para os melhores quarterbacks do High School. E lá deu Justin Fields como MVP do evento. Os dois só se enfrentariam novamente no ano de 2019, nas Semifinais do College Football. Onde Trevor Lawrence saiu vitorioso por 29-23 de virada. Foi uma semifinal que foi considerada por muitos a melhor dos últimos anos.

Análise dos Prospectos

Justin Fields/Ohio State – 3,273 Jardas Passadas, 41 Passes para TDs, 10 TDs Corridos e 3 INTs em 2019. (181.3 RTG)

Um quarterback móvel, com um braço potente, boa presença e movimentação no pocket. E que também sabe resolver as jogadas correndo. Essas são as principais características de Justin Fields, que foi finalista do Troféu Heisman no último ano. Nos vídeo abaixo podemos ver a calma de Fields no pocket para encontrar o TE livre para marcar um TD de 25 jardas.

Já no 2º podemos ver Fields correndo para marcar um TD de 52 jardas.

Questões

Definitivamente o ano em que Justin Fields passou em Georgia não o ajudou. Fields demonstra sérios erros de leitura e muitas vezes se fixa na 1ª opção, o que muitas vezes compromete a jogada. Outro erro frequente, e muitas vezes em decorrência de seus erros de leitura, é que Fields muitas vezes tenta alongar desnecessariamente a jogada. O QB também precisa melhorar sua mecânica em movimento, muitas vezes deixando a desejar na sua precisão.

No vídeo abaixo vemos que devido a estar preso em sua 1ª opção tendo que lançar rápido devido a pressão, Fields se apressa e lança a bola na mão do adversário.

Trevor “Sunshine” Lawrence/Clemson – 3,665 Jardas Passadas, 36 TDs Passados e 8 INTs em 2019. (166.7 RTG)

Campeão nacional em 2018 em seu ano de calouro, Lawrence é considerado o melhor quarterback no futebol americano universitário desde Andrew Luck. Empilhando conquistas desde que chegou ao College, Lawrence foi para a sua segunda final em dois anos com o recorde 24-0. E não fosse a endiabrada LSU de Joe Burrow e cia; Lawrence seria bicampeão nacional. Mas, em 2020, Lawrence chega novamente cotado como favorito para o título. Trevor Lawrence venceu a ACC duas vezes e foi considerado o MVP dos playoffs e da final em 2018

Dono de um excelente braço, boa presença no pocket, boa mecânica, excelentes leituras, raciocínio rápido e, embora não seja sua principal característica, Lawrence também sabe correr com a bola. Nos vídeos abaixo, podemos ver o arsenal de jogadas de Lawrence.

E percebemos no vídeo abaixo que, após fazer a leitura corretamente, Lawrence acerta um lindo passe para Tee Higgins marcar um TD de 64 Jardas.

No 2º vídeo, podemos ver a boa movimentação de pocket de Lawrence, que faz a leitura e corre para marcar um TD de 67 Jardas.

No 3º vídeo, vemos o raciocínio rápido de Trevor Lawrence ao fazer a leitura e rapidamente conectando um passe perfeito para o TD.

 

Questões

Porém, a grande incógnita sobre essa temporada de Lawrence é a respeito do corpo de recebedores, visto que, Tee Higgins foi para a NFL e Justyn Ross sofreu uma lesão grave e está fora da temporada. E vamos ter a oportunidade de observar como Lawrence se sai com wide receiver sem experiência e sem estrelas.

Outro ponto a respeito de Lawrence é como ele reage sob pressão, muitas vezes tendo que forçar lançamentos que facilitam a leitura do DB. Ainda, quando Lawrence tenta alongar desnecessariamente a jogada com recebedores livres ou melhor colocados para receber, mesmo erro de Fields. E no vídeo abaixo podemos ver exatamente isso. Lawrence estica a jogada com o recebedor bem marcado e é interceptado com outros três jogadores livres para receber. Na 2ª parte, ele também estica desnecessariamente a jogada e, devido a um erro na rota do recebedor, Lawrence é interceptado novamente.

Afinal: Fields ou Lawrence?

trevor lawrence e justin fields fazem rivalidade no College
Trevor Lawrence e Justin Fields: quem é o melhor?

Para nós, do AllCollege, não resta dúvidas, Trevor Lawrence chega para seu terceiro ano melhor preparado que Fields. Muito devido ao fato do QB de Ohio State ter jogado um ano a menos. E com todas as suas conquistas e prêmios, Trevor Lawrence chega como favorito ao título, ao Heisman, e também a 1ª escolha geral.

Mas não se surpreenda se Fields subir o próximo degrau e igualar Lawrence nas expectativas. Afinal, mesmo estando um degrau abaixo, Justin Fields tem todas as armas necessárias para dar o próximo passo como prospecto e se igualar ou superar Trevor Lawrence.

E para você, Fields ou Lawrence? Deixe sua opinião nos comentários ou no instagram @allcollege.

DEIXE UMA RESPOSTA