O draft sempre gera expectativas nos torcedores, existe aquela ansiedade em realizar a escolha certa. Em 2020, talvez, haja ainda mais dúvidas, já que a classe não tem uma unanimidade. Sendo assim, surpresas e trocas podem ocorrer nas primeiras escolhas.

Mas, a falta de um atleta que seja unanimidade para a pick 1 não quer dizer que não tenhamos bons prospectos. Aliás, a classe se mostra equilibrada e com bons nomes em todas posições. Entre esses, vamos destacar cinco dos melhores talentos desse draft e os principais concorrentes a primeira escolha:

foto reproduzida do nba.com
Anthony Edwards (SG) – Georgia Bulldogs

O ala armador é um dos fortes candidatos para ser a primeira escolha. O atleta tem um potencial físico invejável. Com apenas 18 anos, 1,96m e 102kg, o jovem impressionada pela capacidade atlética e agressividade à cesta. Especialista nos tiros de média distancia e infiltrações, Edwards tem muito potencial de desenvolvimento. Suas características físicas o candidatam a ser um excelente defensor e, com um trabalho forte nos arremessos de perímetro, pode se tornar um jogador muito difícil de ser marcado.

reprodução da foto facebook.com/illawarrahawks
Lamelo Ball (PG) – Illawarra Hawks(Austrália)

Irmão mais novo de Lonzo, o armador optou por não jogar na universidade e ficou um ano jogando na Austrália para ser elegível ao draft. Outro armador da família Ball, Lamelo chega mais “silencioso”, provavelmente levando em conta a experiencia que seu irmão teve com o circo criado por seu pai. Contudo, isso não quer dizer que ele seja menos capaz do que o irmão, pelo contrário.

Lamelo tem mais visão de jogo e parece cuidar melhor da bola, além disso, parece ser mais capaz de lances diferentes, de improviso. Com seus 2,01m de altura, ele tem tamanho para ser um atleta de elite na posição, mas com certeza precisa trabalhar a defesa e atenção no jogo sem a bola.

Outro ponto que precisa ser trabalhado é sua mecânica de arremesso, que não é das melhores. Mesmo assim, ele é, sem dúvidas, um dos candidatos a primeira escolha nesse ano.

foto reprodução @bigticket_j13
James Wiseman (C) – Memphis Tigers

Provavelmente o melhor pivô da classe e outro dos postulantes a primeira escolha. Wiseman tem uma velocidade e explosão interessante para alguém de sua altura – 2,16m. Tem um ótimo tempo de bola e tem a capacidade de proteger o garrafão com propriedade, além disso, se destaca pelo potencial ofensivo e agressividade nos rebotes. Entretanto, precisa evoluir em seu trabalho de pés para criar arremessos e, principalmente, na pontaria de média e longa distancia.

foto reprodução @deniavdia8
Deni Avdija (SF) – Maccabi Tel Aviv (Israel)

Não necessariamente é um candidato a primeira escolha, mas eu não me surpreenderia e nem acharia um erro vê-lo nas escolhas mais altas. Avdija é um ala com inteligencia acima da média, apesar da pouca idade, tanto no ataque quanto na defesa. O jovem israelense foge do estereotipo de europeus que “fogem” de contato, pelo contrário, sabe usar de forma exemplar sempre a seu favor. Ele é bom criando espaços para chegar ao garrafão e muito eficiente na linha de lance livre, mas precisa trabalhar o arremesso de longa distância.

Na defesa, mostra um QI impressionante, sendo bom no garrafão e na marcação de perímetro, além da impressionante média de 2.1 roubos por jogo e 2.4 tocos. Com certeza, quem optar por Avdija vai ter um atleta cooperando muito nas duas fases do jogo.

foto reprodução daytonflyers.com
Obi Toppin (PF) – Dayton Flyers

O ala-pivô de 2,06m também não é um grande candidato a pick 1, mas tem muito valor e merece estar nessa lista. Com um atleticismo impressionante, Toppin tem uma velocidade e mobilidade invejáveis. Muito potente batendo para dentro e proficiente no pick an roll, ele é uma constante ameaça às defesas, principalmente por ter melhorado nos arremessos do perímetro, com 34% de aproveitamento.

Muito ativo na parte defensiva, o PF deve contribuir bastante em todos os setores de quadra. Entretanto, como era de esperar de um jovem, precisa trabalhar as decisões quando tem a bola na mão, além de aperfeiçoar ainda mais seu tiro à distância.

Lembrando que o draft será realizado no dia 16 de Outubro, e após o sorteio da loteria realizado no ultimo dia 20, a ordem das cinco primeiras escolhas ficou assim:

1- Minnesota Timberwolves
2- Golden State Wariors
3- Charlotte Hornets
4- Chicago Bulls
5- Cleveland Cavaliers

DEIXE UMA RESPOSTA