O draft é um dia muito importante para as franquias da NBA, já que se trata de uma data em que se pode formar tanto equipes históricas e dinastias, quanto cavar a cova do seu time nos próximos anos, gastando escolhas altas por jogadores que não são tão bons.

Antes de tudo, é válido salientar que o trabalho de scout de avaliar o jogador no college ou em qualquer lugar do mundo tentando traduzir pra NBA é muito díficil; afinal, eles são analistas e não futurologistas. Apesar disso, sem passamento de pano hoje, irei mostrar meu TOP 3 de “busts” da última década.

Derrick Williams 

REUTERS/Adam Hunger

Derrick Williams foi selecionado na 2ª escolha geral no draft de 2011 pelo Minnesota Timberwolves; depois de ter sido nomeado novato do ano na PAC-10 em seu primeiro ano em Arizona e ter sido muito importante em seu segundo ano fazendo 19.5 pontos e 8.3 rebotes de média. Após essas atuações, o atleta se consolidando como um dos grandes prospectos do draft da NBA da época.

Ainda assim, ele não conseguiu converter as mesmas atuações na NBA pelo Timberwolves até ser trocado para o Kings. Williams acabou jogando em várias franquias da NBA como Knicks, Cavaliers, Heat, Lakers; porém, sem sucesso em todas. Na sua carreira ele teve médias de 8.9 pontos e 4.0 rebotes. Hoje, ele joga no basquetebol turco no tradicional Fenerbahce.

Anthony Bennett

Howard Smith-USA TODAY Sports

Talvez, a pior 1ª escolha geral da história, Anthony Bennett foi selecionado pelo Cleveland Cavaliers no draft de 2013. Ele jogou no college pela UNLV. Seu último ano foi fantástico, fazendo 16.1 pontos e 8.1 rebotes de média, FG 53,3% e 3pt 37.5%. Com isso, se consolidou como prospecto de alto de draft naquele ano.

Porém, como já sabemos, ele não jogou bem em sua carreira na NBA. Bennett parecia irreconhecível, não conseguia pontuar do jeito que fez no college e também foi alvo de críticas por não cuidar de seu físico, que estava longe do ideal.

Além do Cavs, ele também jogou no Timberwolves, Raptors, Nets, Rockets e hoje joga no time da G-League, Água Caliente Clippers. Sua média na NBA foi de 4.4 pontos e 3.1 rebotes.

Dragan Bender

Report: Ex-Suns 1st-Round Pick Dragan Bender to Sign Contract with ...
David Zalubowski/Associated Press

Por último, Dragan Bender foi selecionado na 4ª escolha geral do draft de 2016 pelo Phoenix Suns. Ele começou muito cedo no basquete profissional da Croácia, com apenas 15 anos. Após isso, ele jogou em Israel pelo Maccabi Tel Aviv, ganhando 2 vezes o Israeli State Cup, 1 vez o Israeli League Cup e sendo nomeado 1 vez para o Israeli League All-Star.

Apesar de em 2020 ele ainda ter apenas 22 anos, na minha opinião já pode ser cravado como bust pela escolha tão alta em que o Suns selecionou ele e suas más atuações diante dessa perspectiva. Além disso, ele também jogou no Bucks e atualmente joga no Warriors. Ele tem médias de 5.4 pontos, 3.9 rebotes e 1.3 assistências na NBA.

Infelizmente torcedor do Minnesota Vikings e Minnesota Timberwolves, LeBronzete, Hardenzete, e estudante de jornalismo pela Estácio de Sá.

DEIXE UMA RESPOSTA