Chegando na 28ª posição temos o Los Angeles Rams, time que tem seus fãs conhecidos como os “Ramily”, que une a palavra family (família, em português) com ram (carneiro, que dá nome ao time). Apesar de ser uma equipe bicampeã do Super Bowl, incluindo um vencido há apenas 3 anos comandado por Matthew Stafford e Cooper Kupp, a torcida figura no bottom 5 da nossa pesquisa. Mas por quê? Vamos entender!
Originalmente fundado em 1936 como Cleveland Rams, a franquia se mudou para Los Angeles em 1946, depois para St. Louis em 1995 e novamente de volta para LA em 2016, sendo uma das 16 equipes que jogam na conferência nacional (NFC). Diferentemente das outras equipes que já apareceram nesse ranking, o LA Rams é extremamente tradicional e vitorioso na NFL, tendo vencido duas vezes o NFL Championship em 1945 (15-14 contra o até então Redskins) e em 1951 (24-17 contra o Browns) e duas vezes o Super Bowl, em 1999 (23-16 contra o Titans) e em 2021 (23-20 contra o Bengals). Além disso, já foi vice 6 vezes (1949, 1950, 1953, 1979, 2001 e 2018) e incríveis 32 aparições em playoffs.
A franquia contou (e conta) com vários jogadores históricos que estão no hall da fama ou que em breve poderão estar, casos de Kurt Warner, Marshall Faulk, Aaron Donald e Eric Dickerson. Atualmente é uma das equipes do 2º escalão da conferência, que tiveram um bom ano em 2023, caindo para Detroit no wild card por 1 ponto. Estão com peças do título como Stafford e Kupp, mas com novos jogadores, como Puka Nacua e Kyren Williams. Para 2024, o objetivo do time é voltar para os playoffs e tentar tirar o título de divisão do San Francisco 49ers.
Sua baixa colocação no ranking se deve muito por ser um time itinerante, não conseguindo firmar uma base de fãs que passe o amor ao time de geração em geração. Como citado acima, os Rams já tiveram que se instalar em algum lugar quatro vezes: Cleveland, LA, St. Louis e LA novamente. Apesar de podermos dizer que os Rams realmente são de Los Angeles, afinal dos 88 anos da equipe, 56 foram jogando com o nome da cidade, o hiato de 20 anos em que passaram longe da capital do cinema fizeram com que a paixão de muitos torcedores pelo time tenha sido afetada. Além disso, o time divide torcida com o rival da cidade, Los Angeles Chargers, que, apesar de já figurar no nosso ranking (na última colocação), possui uma fatia de torcedores que compete com os Rams. Outro ponto é que os anos dourados da equipe vieram em St. Louis, comandados por Kurt Warner, onde seu ataque ficou conhecido como o “The Greatest Show on Turf” devido à excelente produção tanto aérea quanto terrestre. Contudo, o time viveu um período de 13 anos sem ir aos playoffs, entre 2004 e 2017, bem no período em que a franquia estava saindo do Missouri para voltar à Califórnia, o que também contribuiu para a queda da equipe nesse ranking. O time até vem reconquistando torcedores recentemente, já que voltou a ser um time que joga constantemente em janeiro e que acabou vencendo um Super Bowl, liderados por jogadores influentes como os já citados Stafford, Kupp e Donald. O grande objetivo da equipe é continuar o bom trabalho feito em 2023 e vencer novamente o Super Bowl, para conseguir voltar a ser a equipe influente do começo do século na liga.
Fiquem atentos: em breve sairão as próximas posições do ranking! Enquanto isso, acompanhe os posts das posições já lançadas:
#32 Los Angeles Chargers: 22.0 pontos
#31 Arizona Cardinals: 25.5 pontos
#30 Tennessee Titans: 27.8 pontos
#29 Tampa Bay Buccaneers: 28.6 pontos
Autores: Bruno Oliveira e Eder Appel
Organizador: Thiago Zumach