Chegamos ao último episódio da nossa série de explicações sobre como funciona o fantasy football e a Superliga Sport America de Fantasy.
Antes de mais nada, se você caiu de paraquedas neste texto ou no fantasy em si, leia os outros episódios dessa série, que explica tudo de mais importante que você precisa saber:
- Superliga Explica #1: O que é Fantasy?
- Superliga Explica #2: Como funciona a Superliga Sport America de Fantasy?
- Superliga Explica #3: Como funciona o Draft no Fantasy?
- Superliga Explica #4: Dicionário de Fantasy Football
- Superliga Explica #5: Formato de Trades da Superliga
Temporada da Superliga: Draftei meu time, e agora?
A partir do momento que seu time está todo montado, a primeira coisa a se fazer é definir quem vai ser titular na semana 1 e quem vai ficar no banco.
Na Superliga Sport America de Fantasy, cada desafiante deve escalar:
- 1 QB
- 2 RB
- 2 WR
- 1 TE
- 1 flex (RB/WR)
- 1 K
- 1 DEF
O resto do time fica no banco ou, caso haja jogadores lesionados, suspensos ou que não irão jogar, na Injury Reserve.
Como saber se meu jogador vai jogar?
Toda semana a plataforma Sleeper manda um relatório sobre a situação do jogador e a sua projeção de pontos para a semana. Além disso, pode haver algumas sinalizações de que o jogador possa não jogar:
- O (Out): O jogador tem 0% de chances de jogar. Escale outro jogador.
- D (Doubtful): O jogador tem 25% de chances de jogar. Altamente improvável a presença desse jogador na partida, sendo viável escalar outro jogador.
- Q (Questionable): O jogador tem 50% de chances de jogar. Boas chances dele atuar na partida, porém é sempre importante ficar atento se o status dele mudar para Out.
- S (Suspended): O jogador está suspenso pela liga por alguma violação do código de conduta. Mesma condição de estar Out.
- IR (Injury Reserve): O jogador está lesionado por algumas boas semanas. Escale outro jogador.
- Nenhuma sigla: Significa que não há nada de errado com o jogador e ele está livre para jogar.
Uma hora antes do jogo de cada time, o relatório de relacionados é revelado, dando margem para arrumar o seu time no fantasy. Lembrando que assim que o jogo de um dos seus jogadores iniciar, não tem como mexer nesse jogador.
Como posso melhorar meu time durante a temporada da Superliga?
Existem 3 formas de mudar seu time durante a temporada: via trade, free agency ou waiver.
- Via trade: basicamente trocar com outro Desafiante por outro jogador. Porém na Superliga de Fantasy, há regras sobre o que vale e o que não vale. Leia este artigo sobre trades para entender melhor como funciona.
- Via Free Agency: você pode adicionar jogadores livres na liga, ou seja, que não tem dono. Porém, você não pode estourar o limite de jogadores no elenco (15), sendo necessário liberar alguém do seu time para adicionar um novo jogador.
- Via waiver: muito parecido com a free agency, porém antes da plataforma virar a semana (geralmente na terça-feira), a adição de jogadores passa por um período de prioridade. Dessa forma, os piores jogadores no quesito campanha, tem prioridade na escolha de jogadores livres, apenas nesse período. Quando a semana virar (exemplo, virada da semana 5 para a semana 6 da temporada regular), a waiver vira free agency.
Agora é pra valer!
A nossa série de explicações sobre o que é o fantasy e como a Superliga Sport America de Fantasy vai funcionar chega ao fim, mas o fantasy está só começando!
Ficou interessado pela Superliga Sport America de Fantasy? Conhece mais alguém que quer participar ou você mesmo ainda não se inscreveu? Clique aqui para se inscrever. Você só tem até dia 4 de setembro!
Nessa semana haverá o início de mais uma temporada da NFL e a nossa cobertura será enorme, com muita interação nos grupos, redes sociais e aqui no site.
Que comecem os jogos, pois, afinal, setembro SEMPRE chega!