Chegamos ao 4º episódio da nossa série de explicações sobre como funciona o fantasy football e a Superliga Sport America de Fantasy. A seguir, você vai encontrar um Dicionário de Fantasy Football completo.
Mas antes de mais nada, se você caiu de paraquedas neste artigo ou na Superliga, leia os três primeiros textos dessa série, que explica tudo de mais importante que você precisa saber para começar a jogar:
- O que é Fantasy?
- Como funciona a Superliga Sport America de Fantasy?
- Como funciona o Draft no Fantasy?
Vamos então ao dicionário completo dos principais termos utilizados nas ligas de Fantasy Football e, é claro, na Superliga Sport America de Fantasy 2023.
Significado dos termos de de A a J no Fantasy
- Average Draft Position (ADP): Posição de draft média. Onde, em média, cada jogador é selecionado no fantasy.
- Bench: Banco de reservas da sua equipe.
- Breakout: Jogador que vinha fazendo jogos tímidos e depois teve um breakout, ou seja, uma produção absurda, se tornando um jogador muito consistente.
- Bust: Jogador escolhido em uma posição alta e que não produziu de forma eficiente, sendo um desperdício de escolha.
- Bye: Semana de descanso da franquia. Fique atento para não ter muitos jogadores do seu time de Fantasy com o bye na mesma semana.
- Ceiling: Teto. É o máximo de potencial que um jogador possui.
- Claim: Reivindicação de um jogador na waiver (ver abaixo).
- Defensive Back (DB): Posição que abrange os jogadores da secundária defensiva (Cornerbacks e Safeties).
- Defensive Linemen (DL): Posição que abrange os jogadores da linha defensiva (Defensive Tackles e Defensive Ends).
- Defense/Special Teams (D/ST): Nas ligas que não são IDP (ver o termo abaixo), os desafiantes possuem uma unidade de defesa/special teams. É representada por uma equipe da NFL. Ex.: D/ST do San Francisco 49ers.
- Draft: É o momento em que todos os desafiantes escolhem os jogadores que irão representar seu time durante a temporada.
- Floor: Chão. É o quanto de futebol americano o jogador consegue entregar agora (inverso do ceiling).
- Game log: Página inicial da sua liga.
- Half-PPR: Ligas que bonificam jogadores com meio ponto por recepção. É o caso da Superliga Sport America de Fantasy 2023.
- Individual Defensive Player (IDP): Jogador individual de defesa. Divididos em DL, LB e DB.
- Injury Reserve (IR): O famoso DM no Brasil. Local onde o desafiante pode alocar os jogadores lesionados.
Principais termos de K a R no Fantasy
- Linebacker (LB): Posição que abrange os jogadores das seguintes posições defensivas: MLB, ILB e OLB (esta geralmente conhecida como EDGE).
- On the clock (OTC): Momento da sua escolha no draft.
- Pick: Cada escolha no draft.
- Playbook: Livro de jogadas da equipe.
PPR: Point per reception. Ligas que bonificam jogadores com 1 ponto por recepção. - Quarterback (QB): O cérebro da equipe. Sabe todo o playbook, além conduzir o ritmo do ataque.
- Reach: Jogador draftado antes do que deveria.
- Rookie: jogador novato na NFL.
- Roster: elenco do seu time.
- Running Back (RB): O corredor da equipe. No fantasy football, geralmente é a posição mais valiosa, por ser forte tanto no jogo terrestre, como no jogo aéreo.
Dicionário de Fantasy: principais termos de S a Z
- Sleeper: Plataforma de fantasy adotada pela Superliga Sport America de Fantasy.
- Snake: Modelo de draft que muda a ordem das escolhas a cada rodada. O primeiro a escolher na primeira rodada será o último na segunda.
- SOS (Strenght of Schedule): A força do calendário de um time na NFL, baseada na projeção de vitórias de seus adversários.
- Steal: Jogador selecionado depois do que deveria.
- Swap: Trocar os jogadores da sua equipe em dias de jogos, colocando algum no banco em troca de outro jogador.
- Tight End (TE): Bloqueador e recebedor ao mesmo tempo. Posição muito importante no ataque e que cada vez mais, exige a perfeição nas duas tarefas básicas supracitadas.
- Trade: Troca entre dois desafiantes, geralmente trocas de jogadores.
- Waiver: Local onde jogadores recém descartados por outros desafiantes ou que acabaram de jogar uma partida, podem receber solicitações para ingressar em outro time do fantasy.
- Wide Receiver (WR): Recebedor da equipe. Em ligas PPR, é o jogador mais importante do fantasy, pois além das jardas recebidas serem computadas, a sua recepção também vale pontos.
- Workhorse: Basicamente o jogador que joga quase todos os snaps da equipe, sem precisar ir para a lateral do campo descansar ou ser substituído em uma jogada específica.
E vem mais por aí…
A nossa série de explicações sobre o que é o fantasy e como a Superliga Sport America de Fantasy vai funcionar segue a todo vapor. Nessa semana, vamos publicar mais artigos. Eles vão facilitar muito o aprendizado dos desafiantes que estão jogando fantasy pela 1ª vez, mas também para quem já é veterano, e está curioso para saber como a Superliga irá funcionar.
Ficou interessado pela Superliga de Fantasy? Conhece mais alguém que quer participar ou você mesmo ainda não se inscreveu? Então clique aqui e preencha o formulário para se inscrever!
Por Bruno Oliveira / Comissário – Superliga Sport America de Fantasy