Depois de passar por todas as Conferências do Power Five, hoje iremos então fazer uma previsão das melhores equipes de cada conferência, dos chamados Group of Five para temporada 2020 do College Football.

No College, o termo Group Of Five é um termo informal que se refere às cinco menores e, certamente, menos prestigiosa conferência da FBS. As cinco conferências são: American Athletic Conference (AAC), Conference USA (C-USA), Mid-American Conference (MAC), Mountain West Conference (MW) e Sun Belt Conference (Sun Belt).

Sendo assim, iremos então tentar prever a temporada dos favoritos de cada conferência.

Conferência AAC

Membros: UCF, Cincinnati, East Carolina, Florida, Old Dominion, Houston, Memphis, South Florida, Temple, Tulane e Wichita

Favorita: Memphis Tigers

Memphis tem um novo treinador em Ryan Silverfield, mas grandes expectativas ainda cercam esse time depois de terminar 2019 como o time do Group of Five mais bem classificado (17º) e ganhar uma viagem para o Cotton Bowl.

Os Tigers tem, mais uma vez, um ataque consolidado, pois conta com jogadores talentosos, como o QB Brady White e o RB Kenneth Gainwell. White teve 4014 jardas, 33 Tds e 11 Int; excelentes números em 2019 e, portanto, ele está pronto pra levar o seu ataque ao sucesso.

Já na defesa, a equipe tem ainda melhores pretensões. Isso porque, sete titulares retornam de um grupo que limitou as equipes a 26,4 pontos por jogo no ano passado.

Em suma, os atuais campeões começam a era pós-Mike Norvell travando uma batalha acirrada pelo título, pois certamente jogam na melhor Conferência do Group Of Five. UCF e Cincinnati, por exemplo, são equipes do mesmo nível e que tem totais condições de roubar o título de conferência de Memphis.

Conferência USA(C-USA) 

Membros: Charlotte, FIU, Florida Atlantic, Louisiana Tech, Marshall, Middle Tennessee, North Texas, Old Dominion, Rice, Southern Miss, UAB, UTEP, UTSA e WKU

Favorita: Florida Atlantic Owls

Florida Atlantic, de certa forma, será diferente com o novo treinador Willie Taggart, em seu retorno à Conferencia USA, após sete temporadas. Os Owls, que vem dominando a sua Conferência nos últimos dois anos, vêem em sua principal força o seu ataque, liderada pelo QB Chris Robison, e um bom grupo de RBs, liderados por Malcolm Davidson.

No entanto, a defesa que permitiu em media 374 jardas totais, foi boa contra o jogo corrido, cedendo 135 jardas. Porém, permitiu 239 jardas pelo ar, e certamente vai precisar de melhoras na sua secundária, que aliás vem renovada pra este ano.

Os Owls ainda seguem como favoritos a vencer o titulo da Conferência pelo terceiro ano seguido. Com certeza, não deve ter problemas em manter isso durante a temporada, pois, as equipes concorrentes não os proporcionam grandes ameaças.

Conferência MAC

Membros: East: Akron, Bowling Green State, Buffalo, Kent State, Miami(OH), Ohio. West: Ball State, Central Michigan, Eastern Michigan, Northern Illinois, Toledo, Western Michigan

Favorita: Miami Redhawks

Miami teve um ano inesquecível em 2019, já que conquistou seu primeiro título de Conferência desde 2010, com uma vitória de 26 a 21 sobre o Central Michigan.

Nos últimos 31 jogos da Conferência, o RedHawks teve um incrível recorde de 23-8. Além disso, eles também foram elegíveis para ao Bowl em três das últimas quatro temporadas, depois de serem elegíveis apenas duas vezes entre 2006 e 2015.

Ofensivamente, Miami retorna 10 titulares da equipe da última temporada. Em 2019, a equipe teve ótimos números, obtendo uma média de 24,2 pontos por jogo. Nada mal considerando que Miami tinha quatro ‘true freshmans’ titulares em seu ataque, inclusive seu QB.

Defensivamente, Miami retornou sete titulares que a ajudaram a terminar como uma das principais defesas do MAC em pontuação total (22,5, 2º), defesa total (352,9, 3ª), contra o  passe (175,9, 1ª) e sacks (27, 2ª). Portanto, a defesa provavelmente é a melhor da Conferência e segue com grandes expectativas

Para finalizar, a conferência MAC talvez seja a pior do Group Of Five. Mas, tem um certo equilíbrio e jogos interessantes acontecem. No entanto, Miami é uma equipe jovem e que começa 2020 como favorita.

Conferência Mountain West

Membros:  Air Force, Boise State, Colorado State, Fresno State, San Diego State, San Jose State, New Mexico, Nevada, UNLV, Utah State e Wyoming.

Favorita: Boise St Broncos

Os Broncos são, mais uma vez, os favoritos para vencer o Mountain West, e aliás, a equipe do treinador Bryan Harsin certamente brigará para ser a melhor equipe do Group of Five no final da temporada de 2020.

Os Broncos, no entanto, têm incertezas nos dois lados da bola, mas, como sempre, esse programa não falta talento. O QB Hank Bachmeier está pronto para ter uma grande temporada, e a defesa ainda deve ser a melhor da Mountain West, apesar de perder um excepcional jogador em Curtis Weaver.

O calendário proporciona alguns jogos interessantes – contra Florida St por exemplo – que certamente, se houver vitória, poderá coloca-los entre os 25. Portanto, a equipe precisa continuar sendo consistente e tem tudo para ser campeã novamente da Mountain West.

Conferência Sun Belt

Membros: East: Appalachian State, Coastal Carolina, Georgia Southern, Georgia State e Troy; West: Arkansas State, Louisiana, Louisiana–Monroe, South Alabama e Texas State.

Favorita: Appalachian St

Appalachian St, apesar de esta com seu terceiro treinador em três anos (Shawn Clark), está preparado para outra corrida no título da conferência e um lugar entre os 25 melhores.

Zac Thomas é o melhor QB da Sun Belt, e de fato, não há falta de talento no lado do ataque. Entretanto, a defesa, que limitou as equipes a apenas 20 pontos por jogo no ano passado, retornará só quatro titulares; mas ainda deve estar no topo da conferência e, quem sabe, ficar entre as 25 do país.

DEIXE UMA RESPOSTA