Continuando a série de previsões das conferências do College Football, hoje falaremos sobre a Conferência mais famosa, que tem, certamente, os melhores times da FBS: a Southeastern Conference (SEC). Ela é dividida em duas divisões; a Leste e a Oeste:

Nenhuma descrição de foto disponível.
Creditos: Southeastern Conference (SEC )

Por ser uma conferência com muitas equipes com alta expectativa para 2020, hoje falaremos somente da divisão Leste. Entretanto, no próximo artigo falaremos da divisão Oeste.

Escolas com maiores expectativas para 2020

Florida Gators

Florida Gators - Wikipedia

Revisão 2019

Os Gators, liderados pelo treinador Dan Mullen, fizeram um excelente ano de 2019. Certamente, jogar na SEC não é nada fácil, porém, eles obtiveram um recorde positivo de 11 vitorias e somente 2 derrotas; ficando em 2º lugar na divisão Leste e empatado com Georgia. Mas, no critério de desempate, acabou perdendo a vaga para ir à final de conferência. Portanto, Florida ficou em 6º no ranking da AP e jogou o Orange Bowl, a qual venceu a equipe de Virginia por 36 a 28.

Principais jogadores em 2020

  • Kyle Trask, QB;
  • Kyle Pitts, TE;
  • Shawn Davis, DB

O QB Kyle Trask começou o ano de 2019 como reserva, mas, ganhou a posição após a lesão de Feleipe Franks, na 3ª rodada; e como resultado, Trask terminou o ano muito bem, com 2.941 jardas, 66% de passes completos, 25 Tds e 7 interceptações, além de ter segunda melhor classificação de passer rating da conferência (156.1). O TE Kyle Pitts é a grande arma ofensiva desse ataque, aliás, talvez seja o melhor TE entrando para o Draft de 2021. Em 2019, foram 649 jardas e 5 TDs, além de ser nomeado para All team Conference.

Por outro lado, na defesa o melhor jogador é o DB Shawn Davis. Apesar dele ser um pouco baixo em sua estatura, é muito versátil, inteligente e ágil. Entretanto, em 2019, por exemplo, totalizou 51 tackles, 3 passes desviados e 3 interceptações; certamente tem tudo pra se desenvolver e ser um dos melhores safeties desse ano.

Previsão 2020

Um bom time certamente começa pelo bom QB. Sobretudo, Trask talvez não seja elite ainda, mas a amostra de 2019 foi satisfatória o suficiente para o colocar como um dos principais; aliás, se não, o principal QB da Conferência. Entretanto, vale ressaltar que esse ano as defesas estarão melhor preparadas a fim de conseguir parar o QB dos Gators.

Mas, a equipe da Flórida tem totais chances de serem campeãs da divisão leste e chegarem a final da SEC. Além de, posteriormente a esse feito, não é descartado ficar entre as 4 melhores do país; mas, precisa ser consistente e saber substituir peças importantes que perderam esse ano para elevar o nível da sua equipe.

Georgia Bulldogs

Georgia Bulldogs football - Wikipedia

Revisão 2019

Havia muitas expectativas para a equipe de Georgia em 2019. Por exemplo, antes da temporada começar era cotado como o 3º melhor time da FBS, além de ser uma das equipes com melhor elenco. Isso porque, havia esperanças em seu QB, Jake Fromm, depois de ter um excelente ano de 2017 e 2018. Entretanto, Fromm não foi bem em 2019, oscilou muito e não deu seu próximo passo.

Mas, apesar disso, Georgia conseguiu ir à final de conferência como resultado de uma campanha de 12-2, e foi 1º de sua divisão. Porém, foi derrotada por LSU pelo placar de 37 a 10. Portanto, serviu de consolo a vitória sobre Baylor, no Sugar Bowl, por 26 a 14. Por fim, terminou o ano em 4º no ranking pós temporada.

Principais jogadores em 2020

  • George Pickens, WR;
  • Nolan Smith, LB;
  • Richard LeContee, DB

Georgia, da mesma forma que em 2019, no papel tem umas das melhores equipes em 2020. Analisando em primeiro lugar o lado ofensivo, o destaque vai para o WR George Pickens, que logo na sua temporada de freshman mostrou porque era considerado um dos principais recrutas da classe, categorizado como 5 estrelas. Pickens teve uma excelente performance, sendo a principal arma de Jake From; foram 49 recepções, 727 jardas e 8 TDs, portanto, certamente nesse ano, Pickens deve ser a estrela desse ataque.

Na defesa, destacamos duas estrelas, primeiro o LB Nolan Smith. Nolan é outro recruta 5 estrelas, aliás, foi o melhor classificado geral em 2019, e certamente há um perspectiva muito alta em seu desenvolvimento, pois ele é um pass rusher de muita agressividade, com primeiro passo absurdo. No entanto, as medidas dele (6-3, 227 lb) trazem um certo desconforto em utilizá-lo da maneira correta em campo.

Entretanto, a outra estrela, o DB Richard LeContee, já é um sênior e certamente é um dos grandes DBs do país; por exemplo, em 2019 ele foi líder da equipe em interceptações (4), além de produzir alto em tackles (61), fumbles forçados e recuperados (2,3).

Previsão 2020

Geórgia tem umas das melhores equipes do país, depois de nos últimos anos ter sido uma das melhores equipe recrutando jogadores do HS. Porém, apesar de ter um ótimo elenco, tudo vai passar pelo seu QB. Para esclarecer, houve duas chegadas via transferência: Jammie Newman (Wake Forrest) e JT Daniels(USC). JT Daniels é certamente o mais talentoso, porém, Newman provavelmente será o titular.

Newman levou Wake Forest a um recorde de 8-5 em 2019, além de completar 220 de 361 passes (60,9%) em 2.868 jardas, 26 touchdowns e 11 interceptações. Em suma, ambos têm condição de levar a equipe de Georgia longe, basta o sistema ser bem montado e a defesa continuar sendo sólida.

Fique de olho

Tenessee Volunteers

DEIXE UMA RESPOSTA