Continuando a série de previsões das conferências do College Football, hoje falaremos sobre a Conferência que tem crescido nos últimos anos, e revelado grandes jogadores e treinadores para a NFL, estamos falando da Conferência Big 12.

A Big 12, fundada em 1994, hoje conta com 10 equipes de futebol americano, que fazem parte do chamado Power 5, ou seja, as cinco melhores conferência do College Football. Os times jogam nove jogos contra equipes de dentro da conferência e três fora; sendo que os dois melhores colocados da conferência, se enfrentam no Big 12 Championship Game.

Fazem parte de sua conferência: University of Kansas, Oklahoma, Texas, Kansas State, Oklahoma State, Iowa State, Baylor, TCU, Texas Tech e West Virginia. 

Escolas com maiores expectativas para 2020

Oklahoma Sooners

Universidade De Oklahoma, Oklahoma Sooners De Futebol, Oklahoma ...

Revendo 2019:

Oklahoma, do grande treinador Lincoln Riley, começou o ano como um dos favoritos para chegar aos playoffs. Os Sooners, venceram seus primeiros sete jogos da temporada, até perder um jogo teoricamente fácil para a equipe de Kansas. Em Novembro, Oklahoma, após está perdendo por 25 pontos para Baylor, conseguiu virar e vencer por 34 a 31. Consequentemente, Oklahoma e Baylor terminaram empatados no ranking da conferência com recorde de 8 -1, se enfrentando na Big 12 Championship Game.

Na grande final, os Sooners venceram pela segunda vez, com placar de 30 a 23 na prorrogação, para ganhar o 5º título consecutivo e o 13º de sua história.

Nos Playoffs, Oklahoma ficou em quarto lugar, conquistando uma vaga no Peach Bowl de 2019, contra a fortíssima LSU. Oklahoma caiu para o Tigers por 63–28, para terminar a temporada em 12–2, e ficando em 7° no ranking da AP.

Principais jogadores:

  • Spencer Rattler, QB;
  • Creed Humprey, iOL;
  • Jadon Haselwood, WR;
  • Ronnie Perkins, iDL

Depois de seus três últimos Qbs serem finalistas do Heisman Trophy – Mayfield em 2018, Murray em 2019 e Hurts em 2019 – sendo os dois primeiros vencedores; os Sooners tem um novo QB com altíssimo nível. O segundanista, Spencer Rattler, que participou da série QB 1, da Netflix, certamente será o titular. Rattler teve um HS incrível, em toda sua carreira ele passou pra mais de 11 mil jardas e 116 TDS, sendo eleito recruta 5 estrelas em 2019. Espera-se muito desse atleta em 2020.

O quarterback ainda contará com outra grande estrela, o WR, Jadon Haselwood. Também 5 estrelas de 2019, Haselwood é um atleta muito rápido, com boas mãos e que tem tudo para ser como os dois últimos grandes WRs de Oklahoma(M.Brown e Cedee Lamb). Na OL, Oklahoma tem provavelmente o melhor C do College, Humprey é um dos capitães da equipes e, certamente, será escolha de 1° round no Draft de 2021.

Já na defesa, os Sooners que perderam dois pilares no ano passado (Murray e Gallimore); se apoia em sua DL ainda muito forte. Perkins, apesar de perder os 5 primeiros jogos por suspensão de falha de teste de drogas, é o grande jogador pra esse ano; foram 6 sacks e 28 tkls em 2019, e tudo indica que ele fará um trabalho ainda melhor pra esse ano.

Previsão para 2020:

Nos últimos anos, os Sooners tem feito ótimos trabalho no comando de Lincoln Riley. Mas, talvez esse ano seja mais difícil porquê os adversários estão mais preparados. Apesar disso, Oklahoma segue como favorita da divisão e uma das equipes que brigarão para chegar ao playoffs.

Texas Longhorns

Texas Longhorns - Wikipedia

Revendo 2019:

Os Longhorns, começaram o ano com muitas expectativas e eram colocados por muitos como o segundo melhor da conferência. No entanto, Texas oscilou muito, mas, tiveram um ano positivo (5-4 da conferência e 8-5 no geral). Apesar disso, a equipe não conseguiu ir para a Big 12 National Conference.

O Texas de toda forma, terminou o ano muito bem e venceram de forma convincente o Alamo Bowl, sobre a equipe de Utah, por 38-10, na qual Sam Ehlinger foi o grande destaque da partida, sendo o MVP.

Principais jogadores:

  •  Sam Ehlinger, QB;
  • Samuel Cosmi, OT;
  • Joseph Ossai, iLB
  • Caden Sterns, S

Texas sempre teve grandes QBs, por exemplo: Vince Young, Colt McCoy, acredite McCoy foi um excelente QB de College; e agora Sam Ehlinger tem um sênior year para provar seu valor. Nos dois últimos anos, Ehlinger bateu a casa de 3000 jardas, 60% passes completos e 25 TDs; em 2019 foram 32 TD, o que mostra ótimo números, e coloca a esperança toda nele. Inclusive, muitos o vêem como candidato a Heisman Trophy. Eu não duvidaria.

Além disso, o atual quarterback tem uma grande OL lhe protegendo. Sam Cosmi é um LT que certamente sairá alto no próximo draft. Isso porque, ele tem uma ótima mobilidade, tem as mãos ativas e bem posicionadas na maioria das vezes, é um atleta de alto nível.

Outro grande prospecto é o safety, Caden Sterns. Que jogador! Muito instintivo, forte, excelente tackleador e um bom range. Sterns em 2019 não foi tão bem quanto em 2018, mas, o talento é incrível.

Por fim, outro grande atleta é Joseph Ossai, um LB que teve 90 tackles e 5 sacks em 2019, portanto, esse ano terá uma responsabilidade ainda maior de melhorar a defesa, que em 2019 foi preocupante.

Previsão para 2020

Todos os anos cria-se uma expectativa em Texas, e esse ano não será diferente. Com a equipe amadurecida e atletas novos elevando seu potencial, acredita-se que Texas terá um ano promissor e a chegada aos playoffs apesar de, ser um sonho, não parece está muito longe de se concretizar em 2020.

Oklahoma State Cowboys

Ficheiro:Oklahoma State University system logo.svg – Wikipédia, a ...

Revendo 2019

Os Cowboys tiveram um bom ano de 2019, que foi muito além das expectativas. A temporada foi positiva, com saldo de 5-4 na conferência e 8-5 no geral. Os Pokes (apelido do time), jogaram o Texas Bowl, mas, perderam por 24 a 21 para Texas A&M.

Principais jogadores:

  • Spencer Sanders, QB;
  •  Chuba Hubbard, RB;
  • Tylan Wallace, WR;
  • Malcolm Rodríguez, S

Ofensivamente, a grande estrela do time é o RB Chuba Hubbard. O canadense liderou em jardas, com incríveis 2.094, se tornando o 2º jogador da história do College a correr pra mais de 2000 jardas. Além disso, ele anotou 21 TDs, e foi nomeado 1º team All American e jogador ofensivo do ano.

Para comandar esse ataque, os Pokes também contaram com o freshman, Spencer Sanders, que já no seu primeiro ano demonstrou muita maturidade e produção; foram 2065 jardas, 16 Tds e 11 interceptações. Obviamente o grande WR, Tylan Wallace, também foi um termo facilitador para esse números, com 903 jardas e 8 touchdowns, apesar de se lesionar no último mês da temporada depois de rasgar seu ACL em um treino.

Por outro lado, não havia muitas peças defensivas com o coordenador defensivo em seu segundo ano de College, Jim Knowles; mas, o safety Malcolm Rodriguez teve um bom ano, com 103 tackles, um número muito bom para um S, Além disso, contribuiu com uma interceptação, um fumble forçado e 3 passes desviados. Mais uma vez, não foi um ótimo ano na defesa, mas, certamente houve uma pequena melhora comparado aos últimos anos.

Previsão para 2020

Os Cowboys retornam com 19 jogadores da equipe de oito vitórias do ano passado, sendo duas estrelas. Além disso, adicionam transferências importantes. Portanto, os Pokes vêem a temporada com grande otimismo e, se não houverem lesões e Sanders continuar evoluindo, Oklahoma St terá um ano muito interessante e ameaça essa conferência que está tudo aberto.

Menções honrosas:

Iowa, Baylor e TCU.

 

DEIXE UMA RESPOSTA