Luiz Protásio
Crédito: Imagem/Danilo Lacalle

Hoje o Brasil conta com 2 atletas na NFL, Cairo Santos nos Bears, já estabelecido como um kicker confiável, e Durval Neto, lutando por uma chance no elenco principal do Miami Dolphins. Mas, em breve, podemos ter outro brasileiro na liga.

O nome da vez é de Luiz Protásio e as expectativas são grandes para que ele jogue na principal liga de FA do mundo. Esta empolgação surgiu após Combine realizado pela Echelon Sports, no mês de Novembro. O evento reuniu mais de 200 atletas de todo o Brasil tentando uma chance de se destacar e ter oportunidades em ligas como a NFL, CFL e XFL. A ideia inicial era apenas de cadastrar atletas num banco de dados, com números e resultados oficiais, mas Protásio foi além.

Ele impressionou Doug Chavis, ex-Punter da NFL e responsável pela “peneira”, que após alguns chutes, declarou: “Ele está pronto para a liga.”

Quem é Luiz Protásio?

O jovem kicker brasileiro tem apenas 24 anos e já vinha se destacando nos campeonatos nacionais atuando pelo Galo Futebol Americano. Natural de Iguatama-MG e atualmente morador de Betim, ele é professor de natação e Educação Física, inclusive sendo campeão de torneios amadores de natação.
Desde 2016, Protásio já é atuante no FA no Brasil, passando por diversos times de Minas Gerais, até se estabelecer e se destacar no Galo.

Tamanho reconhecimento não foi sorte, em entrevista ao site Lancenet, o kicker revelou que nem mesmo a pandemia o impediu de treinar. – “Eu treinei lá no interior, no meio da pandemia mesmo. Eu ia para a BR, corria, e no fundo da casa da minha avó tem um campo de futebol bem grande e lá não tem nada, não tinha ninguém, aí eu ia para lá. Pegava a escada, pulava o muro, ia treinar. Chutava, fazia os drills, 40 jardas, três cones, 20 shuttles, salto vertical, salto horizontal.”

O Teste

O teste inicial foi de Kickoff, Protásio atingiu 2 chutes que percorreram pelo menos 80 jardas. Contudo, onde mais impressionou, foram nos Field Goals. Ele acertou o de 30 jardas, 2 em 3 de 40, os 3 de 50 jardas, 2 dos 3 de 55 jardas e ainda foi certeiro nos 2 chutes de 60.

“Não posso prometer que será hoje ou amanhã. Mas ele (Protásio) está pronto para a liga. Estamos confiantes que estará representando algum time em breve”, afirmou Doug Chavis em entrevista.

Não é um caminho fácil, entretanto Protásio já deu um grande passo a caminho da NFL e para a expansão da liga no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA