NFL100 – Bill Walsh inventa a West Coast Offense

Faltam 33 dias para a 100ª temporada da NFL e hoje relembramos mais uma grande história da liga: a inovação de Bill Walsh! Acesse fumblenanet.com.br/nfl100 para conferir outras histórias épicas!

O futebol americano, sendo um “primo” do rugby, deu grande destaque ao jogo corrido em seu início. E, por muitos anos, a tônica permaneceu a mesma. John Heisman – sim, o do prêmio Heisman – foi o responsável por legalizar o passe. Nomes como Otto Graham, Bart Starr e Johnny Unitas colaboraram para a transição de foco, do corrido ao aéreo. Nos anos 70 e 80, no entanto, as opções eram basicamente jogo corrido ou passes médios e longos. Aí entra em cena Bill Walsh.

Primeiro coordenador ofensivo de Paul Brown no Bengals, Walsh tinha como quarterback Virgil Carter. Apesar de preciso, ele não tinha muito tempo para seus lançamentos. Percebendo a situação, o Hall of Famer desenvolveu um sistema baseado em precisão e timing. Utilizando passes curtos, inclusive para running backs, Walsh driblava as blitzes dos oponentes. Ao invés de passes para 20, 30 jardas, eram as slants que predominavam nos ataques de Walsh.

Anos mais tarde ele pôde contar com Joe Montana no San Francisco 49ers. Com o sistema mais bem elaborado e um dos maiores quarterbacks da liga o sucesso era questão de tempo. Já em 81, o primeiro com Montana de titular durante toda a temporada, glória. Primeiro anel de Super Bowl da franquia, com direito a um dos momentos mais memoráveis dos 100 anos da liga. “The Catch” de Dwight Clark derrotando o todo-poderoso Cowboys na final da NFC.

Em 1988, após vencer seu terceiro Super Bowl, Walsh anunciou sua aposentadoria. Mas sua influência não se resume ao período em atividade. Seu estilo inovador e bem-sucedido inspirou inúmeros outros head coaches e se faz presente até os dias atuais. Dentre os vencedores de Super Bowl temos Mike Shanahan, John Harbaugh e Mike McCarthy como exemplo. Além desses, três dos ataques mais respeitados usam conceitos da West Coast Offense. Chiefs de Andy Reid, Rams de Sean McVay e 49ers de Kyle Shanahan.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?