Quando falamos de NBA e basquete no geral os primeiros nomes que devem surgir na sua cabeça são: Michael Jordan e LeBron James, mesmo que você não acompanhe o esporte ou entrou nesse artigo por mera curiosidade. A questão é, sempre será muito difícil falar de ambos os jogadores e determinar quem era ou quem é o melhor de todos os tempos. E essa discussão transcende qualquer tipo de esporte, mas com alguma métricas eu vou tentar chegar o mais próximo disso. Vamos lá.

Quem era melhor antes de chegar na NBA?

Mesmo jogando bem na época de high school, o jovem Jordan foi estudar Geografia com uma bolsa de estudos esportiva para jogar basquete na universidade da Carolina do Norte. No primeiro ano como titular na universidade, Michael derrotou Patrick Ewing e Georgetown e sagrou-se campeão nacional universitário de basquete.

Nos dois próximos anos, Michael seria eleito entre os melhores jogadores do país, mas nunca mais ganharia um torneio nacional. Ter feito os dois pontos que deram a vitória ao seu time, porém, “mudaram a sua carreira”.

Em 1984, Michael Jordan declarou-se elegível para o draft da NBA, que depois foi considerado por muitos um dos melhores draft’s de todos os tempos. Isso porque, na primeira escolha geral o Houston Rockets selecionou Hakeem Olajuwon; o Blazers escolheu Sam Bowie (que foi um fracasso na NBA); e na terceira escolha geral o Chicago Bulls escolhia um jovem de 21 anos, Michael Jordan.

Por sua vez, LeBron James já tinha uma fama gigantesca em pleno high school. E teve até alguns jogos televisionados durante esse período nos Estados Unidos, tamanha era o talento de James. Na época, LeBron optou por pular a questão de cursar uma faculdade e foi direto para o draft da NBA; já que as regras permitiam, e com 18 anos de idade LeBron James tornou-se selecionável no ano de 2003.

Diante disso, LeBron James foi selecionado na 1ª posição pelo Cleveland Cavaliers, time da sua região natal. Com isso, ele superou grandes jogadores como Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade.

Quem foi melhor no início de sua carreira?

No primeiro ano da carreira de Jordan ele atuou em todas as 82 partidas e registrou 28,2 pontos por jogo, 6,5 rebotes e 5,9 assistências. Estampava várias revistas esportivas da época e acabou sendo escolhido como o melhor novato daquele ano; superando grandes nomes como Hakeem Olajuwon, John Stockton e Charles Barkley. Uma curiosidade aqui é que na primeira temporada de sua carreira, Jordan já foi escolhido para o All-Star Game da NBA, fato que só voltaria a acontecer com Luka Doncic em 2019.

Mesmo quebrando o pé no início de sua segunda temporada e com previsão de retorno para às quadras somente na temporada seguinte, ele conseguiu se recuperar a tempo de levar o Chicago Bulls para os playoffs daquele ano. Entretanto, o Celtics de Bird varreu o Bulls de Jordan por 4-0; mas não podemos esquecer que Jordan fez 63 pontos no jogo 3 daquela série, fato que levou Larry Bird, um dos maiores jogadores da história, a falar que aquele era “Deus vestido de Michael Jordan”. Na terceira temporada da sua carreira Jordan fez 37,1 pontos por jogo e foi a primeira vez como maior cestinha da NBA.

Por outro lado, o jovem LeBron James chegou na NBA com apenas 18 anos e não teve um primeiro ano tão bom quanto Michael Jordan; foram 20,9 pontos por jogo, 5,5 rebotes e 5,9 assistências, jogando 79 jogos e ele não foi eleito para o All-Star Game da NBA.

Seus anos seguintes foram melhores, já na segunda temporada foram 27,2 pontos, 7,4 rebotes e 7,2 assistências. LeBron chegou na sua primeira final de NBA já na quarta temporada dentro da liga, enquanto Michael Jordan demorou sete temporadas para atingir o mesmo feito.

Quem foi melhor ofensivamente e defensivamente?

Desde Wilt Chamberlain, ninguém foi tão eficiente em marcar pontos quanto Michael Jordan. Ele foi cestinha da NBA em 10 ocasiões de suas 13 temporadas no Chicago Bulls, só não ganhando no seu primeiro ano, quando se lesionou, e no ano que voltou da primeira aposentadoria. LeBron James teve médias altas, porém só foi cestinha da NBA em uma única ocasião, em 2008.

Sendo uma grande estrela defensiva, LeBron sempre figura entre os grandes nomes defensivos da liga (mesmo que não tenha se saído tão bem na sua primeira temporada em Los Angeles). No entanto, Jordan não fica para trás, campeão de roubos de bola e frenquentemente em equipes defensivas da NBA. Ambos tinham e tem aspectos e características defensivas muito boas.

O confronto de eras da NBA

Eu fiz uma pergunta bem complicada no início do texto e levantei alguns pontos que podem ser levados em conta. Mas, a verdade mesmo é que cada um deles foi importante para sua era dentro do basquete.

Se LeBron James é a marca dos anos 2000, Michael Jordan foi o cara da década de 90 e está tudo bem. Não acho que exista um grande jogador sublime, mas temos jogadores que marcaram e continuam marcando a geração em que eles se estabeleceram.

Mas e para você leitor? A importância, história e talento de LeBron, podem superar a de Jordan?

DEIXE UMA RESPOSTA