Dando sequência a nossa série de ‘Jogos Históricos da NFL’, irei falar sobre o Super Bowl 50, onde o Denver Broncos ganhou o título em cima do Carolina Panthers.

Temporada Regular dos dois times 

Chris Keane / Reuters

Primeiramente vamos contextualizar o que eram os dois times antes da final acontecer. O Denver Broncos (12-4) eram comandados pelo head coach Gary Kubiak e pelo lendário quarterback em final de carreira Payton Manning. Sendo assim, eles conseguiram ser campeões da divisão AFC West tendo uma disputa acirrada com o rival Kansas City Chiefs. Eles foram apenas a 19º melhor ataque em pontos feitos, embora ter tido 4º melhor defesa em pontos cedidos, sendo liderados por Von Miller (guarde esse nome).

Entretanto, o Carolina Panthers (15-1) estava fazendo a melhor temporada da história da franquia, ganhando a divisão NFC South com grande vantagem. Inegavelmente, o Panthers foi o melhor time da temporada regular da NFL por muito, tendo tanto uma boa defesa, 6º melhor em pontos cedidos, quanto um bom ataque, o melhor em pontos feitos da liga. Consequentemente, naquela temporada o quarterback Cam Newton foi eleito MVP da temporada e o head coach Ron Riveira o treinador do ano.

Os Playoffs

CENÁRIOS DE PLAYOFF PARA A SEMANA 17 | NFL & Futebol Americano

Como resultado de suas ótimas temporadas regulares, os dois times folgaram no Wild Card e jogaram seus dois jogos antes do Super Bowl em suas casas. O Broncos ganhou todos seus jogos por menos de 1 posse de bola, venceu o Steelers por 23-16 e depois o Patriots por 20-18 com partida memorável de Von Millers, fazendo 1 INT, 4 QB Hits e 2.5 sacks.

Já o Panthers, ganhou seu primeiro jogo numa partida nada fácil contra o Seahawks, por 31-24. Entretanto, na final de conferência contra o Cardinals eles não tiveram nenhuma pena, e ganharam por 49-15. Com uma partida sensacional do MVP da temporada, Cam Newton lançou para 335 jardas, dois TD’s, a ainda correu para outros 2 TD’s, acabando com um rating de 117.4.

Super Bowl 50

Cam Newton vows Super Bowl revenge in a reply to Von Miller's ...
(Richard Mackson-USA TODAY Sports)

Finalmente, chegamos ao Super Bowl 50, realizado no Levi’s Stadium, em Santa Clara-CA. Inegavelmente, pode-se dizer que o jogo foi totalmente comando pelas duas brilhantes defesas, comandas pelos coordenadores defensivos Wade Phillips, do Broncos, e Sean McDermott, do Panthers. A partida teve, ao todo, 4 fumbles forçados, 2 interceptações e 12 sacks.

Já no 1º quarto, inesperadamente temos o primeiro touchdown do jogo, e é defensivo. Após um fumble forçado de Von Miller, Malik Jackson consegue recuperá-lo dentro da endzone. No 2º quarto, o Panthers faz seu primeiro e único touchdown da partida, com o RB Jonathan Stewart.

Por sua vez, no 3º quarto aconteceu nada além de field gol’s. Visto que o jogo estava bem equilibrado, estava 16-10 para o Broncos no finalzinho do jogo, até que algo acontece. Faltando quatro minutos para acabar a partida o Panthers tinha a posse, então numa 3 & 9 antes da linha de 20 jardas da defesa, Von Miller força outro fumble recuperado pelo TJ Ward. Assim, após o TD de CJ Anderson, o Denver Broncos faz 24-10 e prega o último prego no caixão do Panthers.

Von Miller foi eleito MVP do Super Bowl com 2.5 sacks, 6 tackles e 2 fumbles forçados. Denver Broncos venceu o seu 3º troféu Vince Lomabardi e Peyton Manning, após ganhar seu 2º Super Bowl, anunciou sua aposentadoria, sendo um dos maiores da história do esporte. Esse, assim como outros jogos históricos da NFL, você pode acompanhar no youtube da liga. 

DEIXE UMA RESPOSTA