Dando sequência a série de ‘Jogos Históricos da NBA’, hoje falaremos especialmente do jogo 7 das finais de 2016, entre Cleveland Cavaliers vs Golden State Warriors; a maior virada da história da NBA.
Temporada Regular dos dois times

Ambas as franquias fizeram ótimas temporadas regulares naquele ano. O Cavs terminou em 1º lugar da conferência leste com uma campanha de 57-25 e sendo o 3º melhor ataque e 10ª melhor defesa da liga. Eles tinham uma line-up bastante entrosada com Kyrie Irving; J.R Smith; LeBron James; Kevin Love e Tristan Thompson.
Entretanto, o Warriors de Stephen Curry (MVP); Klay Thompson; Harrison Barnes; Draymond Green e Andre Iguodala; vieram de uma temporada histórica, conseguindo a campanha de 73-9, o recorde de vitórias em uma temporada da história da NBA. Aquele com certeza foi um dos times mais dominantes do século, tendo o 1º melhor ataque e a 5º melhor defesa. Ou seja, era óbvio que daqui sairia algum dos grandes jogos históricos da NBA né?
O inicio da série

De início, é importante lembrar que um ano antes dessas finais as mesmas esquipes se enfrentaram pelo título, que foi vencido pelo Warriors em 4-2 se muitas dificuldades. Sendo assim, havia dois sentimentos fortes da parte de Cleveland: provar que poderia ter vencido aquela final se Kyrie e Love não tivessem lesionado; e LeBron ter a oportunidade de ganhar seu 1º título com a franquia que o selecionou no draft.
No entanto, nas duas primeiras partidas das finais o Warriors não tomou nenhum conhecimento do Cavs e aplicou tudo o que fez durante toda a temporada regular, ganhando pelo placar de 104-89 e 110-77.
Já em Cleveland, o Cavs venceu o terceiro jogo por 120-90, devolvendo os placares elásticos sofridos em Oakland. Desse modo, no 4º jogo se esperava uma outra vitória do mandante, mas não foi o que aconteceu. Com uma noite brilhante de Stephen Curry, fazendo 38 pontos e acertando 7 de 13 tentativas de bolas de três pontos, o Warriors venceu por 108-97 e ficou a um jogo de ser campeão.
A virada

Com essa foto de LeBron James bastante “nervoso” por ter que fazer algo que antes ninguém nunca fez na história da NBA, começamos a falar da grande virada do Cleveland Cavaliers; que conquistaria seu 1º título na história da franquia.
O 5º jogo foi, provavelmente, o mais importante da série. Isso porque era na casa do Warriors e eles precisavam apenas de uma vitória para serem campeões novamente. No entanto, com as atuações heroicas de LeBron e Kyrie, ambos com 41 pontos, o Cavs consegue a vitória no território inimigo por 112-97.
Então, no 6º jogo, em Cleveland, LeBron repete a atuação história feita no jogo anterior e ajuda seu time a forçar o 7º jogo, fazendo 41 pontos; 11 assistências e 8 rebotes. Com certeza uma das maiores atuações da história das finais da NBA.
O 7º jogo

Por fim, finalmente chegaríamos ao grande jogo que entra para a nossa lista de jogos históricos da NBA, onde após tantas reviravoltas o grande campeão da temporada 2015-2016 seria coroado. Diante disso, todos os holofotes do mundo inteiro estavam apontados para a Oracle Arena; afinal, todos os amantes de esportes precisavam ver o que iria acontecer ali.
Foi um jogo bastante truncado, sem grandes pontuações e com o nervosismo muito claro no estádio; tanto dos jogadores e técnicos quanto na torcida ali presente. Faltando um minuto para acabar o jogo, estava 89-89. Após uma posse de bola não convertida do Cavs, o Warriors arma um grande contra-ataque e Iguodala estava pronto pra fazer a bandeja fácil… porém, AHHH BLOCK BY JAMESSSSS!!!!!!!! LeBron consegue uma grande recuperação e faz um lindo toco no jogador do Warriors; impedindo o que poderia ter sido a cesta da vitória.
Após esse lance, Kyrie faz um step back e converte uma bola de três importantíssima e depois, LeBron conseguindo +1 ponto, faz a vantagem do Cavs ser de 2 posses de bola. Portanto, nessa altura do campeonato já era impossível alguma virada. Após 13 anos do draft, LeBron James, junto com seus companheiros, consegue o primeiro título da história da franquia e a maior virada da história das finais da NBA.