Como jogar Fantasy Football?

Faltam poucas semanas para a NFL retornar, e o que todos os fãs de futebol americano estão fazendo agora é organizar os drafts das suas ligas de fantasy football. Não sabe como se joga? Então você está no lugar certo! Nesse texto, vamos te explicar todo o beabá de como jogar fantasy de NFL, o game que mais encanta os amantes do esporte da bola oval.

Fantasy de NFL: Modelos de Draft

É necessário entender que cada jogador terá um time a draftar que será usado durante toda a temporada, ou seja, o fantasy football não é igual ao Cartola, onde toda rodada é necessário criar uma escalação nova. Entretanto, há três modos diferentes de jogar fantasy, que são:

  • Redraft: modelo oficial da Superliga de Fantasy (inscrições gratuitas abertas aqui!). Nesse cenário, antes de toda temporada começar, há um draft de todos os jogadores da liga, que NÃO permanecerão no seu time para a temporada seguinte, exceto no caso de você conseguir draftá-lo novamente, de forma muito sortuda.
  • Dinasty: aqui você se sente um verdadeiro General Manager. Neste modo, os desafiantes realizam apenas um draft de jogadores gerais na 1ª temporada da liga, com draft apenas de rookies sendo realizado toda nova temporada para preencher o time. Dessa forma, os jogadores que você escolheu ficarão permanentemente no seu time. Você ainda pode trocar jogadores por picks futuras de draft, assim como na NFL.
  • Keeper: Um misto de redraft com dinasty. Aqui, os jogadores draftam seu time na 1ª temporada, mas a cada ano que passa, só podem manter uma quantidade pré-determinada de jogadores (geralmente 5 ou 6), tendo o resto do seu time sendo liberado para a realização de um novo draft entre os rookies da temporada e os jogadores que não foram mantidos pelos participantes.

Plataformas de Fantasy Football

Existem várias plataformas que são usadas anualmente. Nos Estados Unidos, uma das mais populares são as da ESPN e do Yahoo. Já no Brasil, as mais famosas são a oficial da NFL, que é a NFL Fantasy, e a mais popular de todas: Sleeper, que será novamente a plataforma Superliga de Fantasy.

Disponível em iOS, Android e PC, ela não tem limite de ligas para participar, permite até 32 participantes por liga, além de contar com todos os modelos de fantasy citados acima. Muito intuitiva tanto para comissários quanto para jogadores, se tornou a mais usada no Brasil em pouco tempo.

Como jogar Fantasy Football: Sobre o Draft

Um dos pontos de maior dúvida dos novos participantes é sobre como escolher os jogadores para os seus times. Vamos destrinchar em algumas partes para não restar mais dúvidas.

Tipos de Draft

  • Linear: Como já diz o nome, é em formato linear, ou seja, o jogador que escolher primeiro na 1ª rodada, vai escolher primeiro em todas as outras. Esse modelo é muito comum em ligas dinasty, para selecionar os rookies.
  • Snake: Muito popular em ligas redraft, o modo snake (o animal “cobra”, em português) tem esse nome porque quem escolhe primeiro na 1ª rodada, escolhe por último na 2ª, primeiro na 3ª e assim por diante, fazendo várias curvas, semelhante à movimentação de uma cobra. É popular por oferecer uma justiça maior entre todos os jogadores.
  • Auction: Aqui é loucura completa, já que temos o famoso leilão. Todos os participantes têm uma quantidade de dinheiro pré-determinada e precisam fazer ofertas pelos jogadores disponíveis para ir completando os seus times. Esse modo faz com que saia vencedor quem tiver a melhor estratégia, já que não temos ordem definida para draftar.

 

Ferramentas para o Draft no Fantasy de NFL

Dependendo da sua liga, o draft de fantasy pode ser online ou não. Caso seja online, basta ir clicando no filtro de posições, selecionar seu jogador e ir aguardando a sua vez conforme o draft acontece. Mas caso seja offline, existem quatro pontos importantes para saber:

  • Autopick: é uma escolha automática feita quando você ativa um botão (figura abaixo) escrito “Auto-Pick”. Dessa forma, a máquina faz a escolha automática para você da sua lista de queue ou o melhor jogador disponível via ADP (explicação dos termos abaixo);
  • Queue: nada mais é que a sua lista de preferência. Abaixo, adicionei 3 jogadores ao meu queue (JJ, CMC e Chase). Caso chegasse a minha vez, a Auto-Pick escolheria Justin Jefferson para meu time. Caso eu quisesse o Ja’Marr Chase, bastaria arrastar o jogador para o topo da lista (é só clicar e arrastar para cima o pontilhado do lado esquerdo do nome do jogador na figura abaixo).
  • Máquina: a máquina escolherá automaticamente em duas situações: se a Auto-Pick estiver ativada ou se o seu tempo de escolha acabar. A máquina sempre escolherá jogadores do seu queue, mas caso toda a sua lista já tenha sido escolhida, ela escolherá o jogador mais alto da lista de ADP disponível.
  • ADP: Sigla de Average Draft Position, é a posição média em que cada jogador é escolhido no draft. A lista de ADP ajuda os desafiantes a analisarem melhor os jogadores que irão selecionar e a bolar uma estratégia mais racional em caso de dúvidas na hora de escolher entre um jogador ou outro. Vale destacar que se o desafiante cair na autopick, a máquina escolherá o jogador mais alto da lista de ADP para o seu time.

lista de adp de draft no fantasy

Depois de concluir o Draft, os jogadores só poderão adicionar jogadores ao seu time via troca com outros participantes, pela free agency (jogadores livres no mercado) ou pelos waivers (também são jogadores livres, mas existe uma ordem de prioridade pelo nível de time ou dinheiro para conseguir pegar o atleta).

Conteúdos Extras para Jogar Fantasy

Muitas vezes, os fãs de fantasy buscam opiniões de experts no assunto em outros países, especialmente nos Estados Unidos. E-books, sites, vídeos, entre outros tipos de conteúdo, são produzidos todos os meses para que as pessoas possam estudar mais sobre o tema. Porém, nem sempre esse tipo de material está disponível no Brasil, muito por conta da questão da geolocalização, quando outros países são bloqueados de ver esse tipo de conteúdo.

E é aí que o VPN brilha! Com a SurfShark, você poderá ter acesso a esses materiais com o uso de uma rede nos Estados Unidos, para que você possa aprender muito mais sobre fantasy sempre que quiser!

porque-usar-vpn

E para estudar mais sobre o assunto de forma segura e completa, basta assinar os serviços da SurfShark e contar com inúmeras vantagens. Já fizemos um texto sobre como usar VPN para assistir futebol americano, e você pode ler aqui.

Dicionário de Fantasy Football

Assim como a NFL, o universo do Fantasy Football é repleto de palavras e nomes em inglês. Para não ficar “perdidinho no pagode”, pode pode acessar nosso Glossário Completo de Fantasy. Nele, você vai entender o que significa cada um dos termos mais utilizados.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

banner-superliga-ok
Recap Superliga: Semana 2 2024
Capa do Podcast Clutch Time 13: Uma surpresa surge como grande candidato ao título no fim da temporada da MLB e análise dos começos nada amigáveis de Bryce Young e Caleb Williams
Clutch Time 13: Uma surpresa surge como grande candidato ao título no fim da temporada da MLB e análise dos começos nada amigáveis de Bryce Young e Caleb Williams
Símbolo_01
Drop6 MLB 2024: Resumo da Rodada 10
maiores-torcida-nfl-superliga-2024
Maiores torcidas da NFL: Censo Superliga de Fantasy 2024
Logo dos Eagles, número 1 do ranking de torcidas da NFL
Ranking de Torcidas NFL: #1 Philadelphia Eagles
nfl-game-pass-dazn_14vxb3cr7qrzm1sqm32pm6oklr
Como Assinar NFL Game Pass no Brasil?
o-que-e-fantasy
Top 10 Confrontos Semana 2 da Superliga de Fantasy 2024
banner-superliga-ok
Recap Superliga: Semana 1 2024
Capa do Podcast Clutch Time, episódio 12, As acirradas disputas na reta final da MLB e primeiras impressões após a semana 1 da NFL
Clutch Time 12: As acirradas disputas na reta final da MLB e primeiras impressões após a semana 1 da NFL