Antes de prontamente responder a perguntar de qual é o melhor time da NBA de todos os tempos, alguns esclarecimentos são necessários: este texto leva em consideração um background de aspectos históricos, bem como, números e recordes. Não é plausível exercer uma comparação entre as gerações da NBA, devido a uma série de diferenças tanto físicas, quanto tecnológicas da liga e de seus componentes.

Os recordistas

Se a questão fosse “Qual o maior campeão de todos os tempos da NBA?” A resposta, em dados, seria: Boston Celtics. Dono de 17 títulos, sendo 8 deles em sequência, a dinastia foi parada apenas na temporada de 66-67 pelo Philadelphia 76ers. Eles também estabeleceram o recorde de vitórias até então e tiveram 5 jogadores incluídos no Hall da Fama: K.C. Jones; Sam Jones; Tom Heinsohn; Bill Russell; e John Havlicek.

Logo atrás do Celtics, o Lakers tem 16 títulos e recorde de vitórias consecutiva que até hoje não foi quebrado: 33 vitórias. Além disso, a marca de 69 vitórias na temporada regular só foi quebrada em 1995-1996 pelo Chicago Bulls de Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman. De qualquer forma, nenhuma equipe foi páreo em para Wilt Chamberlain e Jerry West em 71/72.

O fenômeno midiático e esportivo

Em termos de “quebra da quarta parede” é inegável que o Chicago Bulls de Michael Jordan foi o auge do destaque publicitário. Michael Jordan carrega uma narrativa própria e de extremo sucesso dentro e fora das quadras. Mas, o que se pode evidenciar em termos de basquete propriamente dito é que ele é considerado o melhor de todos os tempos por inúmeros especialistas.

Os anos 90 foram anos de ouro na NBA. Jordan 6 vezes MVP e o Bulls 6 vezes campeão numa geração que jogava de All Star é, de fato, um marco na história da liga. Principalmente na temporada de 1995-1996 em que o Bulls fez 72-10 na temporada regular e 15-3 nos playoffs, derrotando o Seattle SuperSonics nas finais.

Esse foi então o maior recorde de vitórias na temporada regular, que só foi quebrado em 2015-2016 pelo Golden State Warriors (73-9), mas que pode ser considerado a melhor campanha de uma equipe campeã.  Para muitos, esse foi o maior time de todos os tempos da NBA.

O gigante da atualidade

Fundado na Pensilvânia em 1946, mas situado atualmente na Califórnia, o Golden State Warriors  tem se consolidado como uma grande potência. Graças a Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, além de Kevin Durant. Foram cinco finais entre 2015 e 2019, com três títulos.

Na temporada de 2016, o Golden State Warriors estabeleceu um recorde histórico na NBA, com 73 vitórias nos 82 jogos da temporada regular. Mas, eles perderam o título para o Cleveland Cavaliers de LeBron James.

Em 2017 e 2018, os Warriors enfrentaram novamente o Cleveland Cavaliers nas duas séries, a primeira venceu por 4-1 e a segunda por 4-0. Dessa forma, conquistando três títulos em cinco anos, o Golden State Warriors estabeleceu uma nova dinastia na NBA. Além desses títulos, a equipe já ganhou 11 vezes a Conferência.

Sem clubismo, sem decisão

De qualquer forma, a grande maioria de nós vai concordar que, independente da época, sempre houve uma equipe dominante na NBA. Além disso, a escolha depende de fatores de quando começamos a acompanhar e para qual time torcemos. Levar em conta “só” números, é um fator que facilita a escolha, mas pode não conduzir ao melhor resultado para saber qual foi o melhor time da NBA.

11 COMENTÁRIOS

  1. Vi o Chicago bulls ganhar seus 6 titulos com uma seleção de grandes jogadores, dentre eles pra mim um dos maiores esportistas do século, Jordan. O time fez temporadas memoráveis e brilhantes, pra mim o melhor elenco de todos os tempos, e Jordan dispensa comentários. O maior de todos!

  2. Com exceção da atualidade dos warriors, com a saída de peças fundamentais do elenco nessa temporada, oq parece é q os mesmos estão “tancando” desde a lesão de K Thompson e a fratura q curry sofreu em uma de suas mãos no começo da temporada . Mas com a competitividade rolando nas conferências leste e oeste será que veremos uma nova dinastia se formando? Lakers de Lebron James ou Bucks do Grego?

  3. Os Bulls não jogavam de ALL star. Boston e LA ainda tiveram Larry Bird e Johnson respectivamente. O Golden quebrou muitos mais recordes do que somente a melhor temporada regular. No fim da sua avaliação, você não entrega nenhum resultado, é uma pena.

DEIXE UMA RESPOSTA