Dando sequência à série de jogos históricos da NFL aqui no Fumble na Net, contaremos a história da temporada perfeita de 2007 do New England Patriots; mas que foi arruinada pelo New York Giants no Super Bowl XLII. Tom Brady e Bill Belichick contra Eli Manning e o surpreendente helmet catch de David Tyree, foi com certeza um jogo inesquecível e que merece ser relembrado.

A temporada perfeita do Patriots

A temporada regular do New England Patriots em 2007 certamente é lembrada por todos que acompanham a NFL. Chegando a um resultado final de 16 vitórias e nenhuma derrota, podemos dizer que foi a melhor temporada de um time na história. A equipe comandada pelo técnico Bill Belichick quebrou diversos recordes naquela temporada; e, curiosamente, a partida que finalizou a temporada regular perfeita dos Patriots foi justamente contra o próprio New York Giants. Naquela oportunidade, o time de Tom Brady venceu por 38 a 35.

A defesa e o Wild Card  impressionantes do Giants

Do outro lado da história, o ponto mais forte do Giants na época era, com certeza, a linha defensiva. Liderada por Michel Strahan, Osi Umenyiora e Justin Tuck, a defesa da equipe de New York era capaz de gerar pressão constante sobre os quarterbacks adversários, sem necessidade do uso de blitz. Com isso, os linebackers e DB’s preocupavam-se só com a cobertura de passes, majoritariamente. Desta forma, a equipe conseguia um ótimo pass rush sem, entretanto, sobrecarregar a cobertura; como frequentemente acontece quando utiliza-se jogadores extras para pressionar o quarterback.

Os Giants iniciaram a temporada 2007 de maneira oposta aos Patriots. A franquia nova-iorquina perdeu seus dois primeiros jogos, aumentando a incerteza que cercava o time. Apesar disso, a equipe se recuperou e chegou aos playoffs. Lá, venceram os Buccaneers em Tampa (24 a 14); os Cowboys em Dallas (21 a 17); e os Packers em Green Bay (23 a 20, na prorrogação).

O grande jogo

Os Giants começaram com a posse de bola, e mostraram logo que iriam alongar ao máximo suas descidas para tentar queimar o relógio. Misturando corridas com Brandon Jacobs e passes curtos, o time de Nova York chegou à red zone logo na primeira campanha. No entanto, o avanço parou na linha de 17 jardas e Lawrence Tynes converteu o field goal de 32 jardas para abrir o placar de um dos jogos mais históricos da NFL.

Os Patriots conseguiram pontuar somente no segundo quarto. Após um bom retorno de Kickoff, um bom drive liderado por Brady e uma falta da defesa dos Giants, os Patriots se encontrava na linha de 1 jarda do campo de ataque. Com uma corrida de 1 jarda, o running back Lawrence Maroney entrou na end zone e deixou o placar em 7 x 3 para os Patriots.

Entretanto, a defesa de Nova York manteve o jogo equilibrado. Tom Brady foi sackado 5 vezes durante a partida e não conseguia encaixar big plays; que era o que ele precisava para manter o Patriots na disputa, em um momento que já estavam atrás do placar novamente.

Com isso, depois de ter dois ataques parados pela defesa dos Giants, Brady recebeu a bola na linha de 20 jardas do seu campo com pouco mais de 8 minutos para o fim. No fim da campanha, Brady conecta um passe de 6 jardas para Randy Moss anotar o touchdown que virou o placar novamente para 14 x 10, com pouco mais de 2 minutos para o término do jogo.

A campanha final e o helmet catch

Faltando 2 minutos e 39 segundos para o término do jogo, o New York Giants iniciava uma campanha em que pontuar era fundamental. Partindo de sua linha de 17 jardas, os Giants, avançavam com dificuldade; precisando inclusive de uma conversão de quarta descida, que foi conquistada pelo running back Brandon Jacobs.

Por fim, escapando da blitz dos Patriots de maneira inacreditável, Eli Manning ganhou tempo e lançou um passe longo, no meio do campo. David Tyree saltou para a bola junto com o safety Rodney Harrison e conseguiu realizar uma recepção acrobática; indo ao chão com a bola presa entre sua mão e seu capacete, conquistando 32 jardas. Esta jogada seria considerada um dos maiores momentos da história do Super Bowl, ficando para sempre conhecida como helmet catch.

Com um passe de Eli Manning para Plaxico Burress a 39 segundos do fim, o New York Giants anotou o touchdown decisivo e derrubou o favorito New England Patriots por 17 a 14.

Histórico e essencial

Num jogo disputadíssimo, dominado pelas defesas assustadoras das duas franquias; mas que ficou conhecido mesmo foi pela façanha de David Tyree; a visão sobre Eli Manning e as questões sobre ele ser ou não um clutch player, mudou muito. O MVP do Super Bowl XLII, passou a ser reconhecido não só como “irmão do Peyton Manning”; mas também por seu próprio legado e história em New York.

Você pode conferir abaixo o jogo completo disponibilizado pela NFL no youtube. Lá também existem uma série de 100 jogos históricos da NFL disponíveis para quem quiser assistir.

 

DEIXE UMA RESPOSTA