Qual a principal diferença entre o Mets do ano passado que terminou 77-85 e o Mets desse ano que estå 94-55? Investimento? O Mets jå era uma das maiores folhas da liga no ano passado, com um payroll que superava os 200mi. Claro, o time trouxe Max Scherzer por 40mi por ano, Mark Canha por 12mi e Starling Marte por 15mi, mas o que realmente vem fazendo a diferença no Mets é além de gastar o dinheiro por gastar. O que é então, o que fez o time sanar a fome de 7 anos de playoffs?
Investir no lugar certo. O Mets de 2021 Ă© uma sombra do que Ă© o Mets desse ano, em todas as partes do jogo. Ano passado a rotação do time de Nova Iorque era: Stroman, deGrom (que jogou dois meses) e mais meia dĂșzia de gatos pingados. Nesse ano, o Mets pode estufar o peito e dizer que tem um bom corpo de arremessadores: deGrom de volta, Scherzer vindo pela free agency, Bassit vindo da troca com Oakland. Walker, Carrasco e Peterson enfim jogando aquilo que se esperava deles. Para dar uma dimensĂŁo do impacto disso, o FIP do time caiu de 4.04 pra 3.47, meio ponto que faz muita diferença numa temporada de 162 jogos, alĂ©m disso, boa parte dessa temporada foi jogada sem Jacob deGrom, que saudĂĄvel Ă© o melhor jogador da liga.
O ataque tambĂ©m parou de sofrer com tantas lesĂ”es, se tornando mais regular com as adiçÔes dos jĂĄ citados Mark Canha e Starling Marte, vindos tambem de Qakland, Lindor parece finalmente ter se encontrado nessa temporada, junto com o 2B Jeff McNeil, que subiram muito de rendimento quando comparados com o ano passado. Falando de estatisticas, o wRC+ do time sublu de 96 pra 114, o time passou de abaixo da mĂ©dia pra um dos melhores da liga.” A lição que aprendemos desse time do Mets Ă© que nĂŁo basta so investir, precisa ser feito da e maneira certa. O dinheiro nĂŁo vai ganhar campeonatos por si sĂł, mas um bom planejamento, uma base forte e uma cultura vencedora sim.
O Mets estå se montando para ser um time bom por muitos anos, reforçando o farm system e atacando nomes fortes da free agency, podemos esperar corretamente que, de agora em diante, os Metropolitans são um time sério.