Tom Brady x Peyton Manning foi uma das maiores rivalidades da história da NFL, cada um sendo brilhante na sua maneira, mas quem foi o maior?

Como não temos jogos da NFL durante essa pandemia, as pessoas têm matado a saudade da bola oval através de debates, e um dos principais é: quem foi maior, Tom Brady ou Peyton Manning?

A rivalidade entre os dois quarterbacks durou aproximadamente 15 anos (2001-2016); mas, isso somente dentro de campo, já que fora os debates crescem cada vez mais. Por isso, colocamos dois dos maiores QBs da história lado a lado e analisamos os números e as qualidades de ambos.

Números 

Números Passes tentados  Passes certos % de passes TDs  Int  Jardas aéreas  Rating 
Brady  9988  6377  63.8%  541  179  74571  97.0 
Manning  9380  6125  65.3%  539  251  71950  96.5 

 

A semelhança nos números de ambos deixa claro o porquê de ser uma discussão tão difícil. Brady, por exemplo, leva uma pequena vantagem em touchdowns; mas, Manning está aposentado desde 2016, o que tende a dar uma vantagem para o atual QB de Tampa Bay.

Além disso, esses números mostram também um pouco do estilo de jogo e das equipes onde ambos já jogaram. Enquanto Manning tem um aproveitamento maior em passes completos, Brady consegue proteger melhor a bola no quesito turnovers, o que lhe dá um rating maior. 

Conquistas 

Conquistas Finais Títulos de Super Bowl  MVP do Super Bowl  MVP   Team All Pro  Pro-Bowl  OPOY 
Brady  9  6  4  3  7  14  2 
Manning  4  2  1  5  3  14  2 

 

Já as conquistas individuais mostram que Brady foi mais decisivo quando chegou em playoffs, tendo assim mais títulos e mais MVPs de Super Bowl. Por outro lado, Manning se destacava muito durante a temporada regular; mas, não conseguia liderar sua equipe quando chegava aos playoffs, tendo 5 MVPs da temporada regular e apenas um do Super Bowl. 

Confronto direto 

Confronto Vitórias Vitórias em Finais de Conferência  Jardas Aéreas  TDs  Int. Aproveitamento 
Brady  11  1  4323  32  15  64.7% 
Manning  6  3  4985  35  22  61.3% 

 

Entretanto, no confronto direto, vemos algo diferente. Dessa vez, Brady tem um aproveitamento melhor e segue sendo o melhor protegendo a bola; mas Manning é quem tem a maior quantidade de jardas e de touchdowns. Além disso, apesar da dominância de Brady no número de vitórias, Manning é quem leva a melhor nas finais de conferência, tendo perdido o confronto apenas uma vez.

 Quem foi maior? 

Enfim, após analisar todas as estatísticas dos jogadores, é possível argumentar a favor dos dois; com Brady sendo melhor nos momentos decisivos, e Manning brilhando na temporada regular e estabelecendo recordes individuais.

No entanto, apesar dos 6 títulos de Brady, é sim possível incluir Manning nas discussões de GOAT, já que ele é o jogador com mais MVPs da história da liga. Mas, independente de quem foi ou não melhor, os fãs de NFL devem apenas agradecer a oportunidade ver essas duas lendas em ação.

DEIXE UMA RESPOSTA