Ă com frequĂȘncia que vemos um jogador que demonstrava ser um grande talento vindo do High School e em seus anos de College, nĂŁo alcançar uma carreira profissional longĂnqua na NFL, afinal, o futebol americano estĂĄ longe de ser uma ciĂȘncia exata. A carreira de Deondre François Ă© uma delas, entretanto, algumas nuances deixam a histĂłria deste um pouco mais triste.
 INFĂNCIA E HIGH SCHOOL
François começou a despontar interesse pelo futebol americano desde cedo, apĂłs mudar de Miami para Orlando, por volta dos seus 10 anos de idade. Relatos apontam que Deondre, entre seus 11 a 12 anos de idade, era capaz de lançar a bola mais longe do que qualquer um de seus amigos, mesmos estes tendo a mesma idade ou atĂ© mais. François jogou por Olympia High School em Orlando por 3 temporadas e obteve bons nĂșmeros em sua temporada de sophomore e junior, sendo o QB titular de sua escola. ApĂłs duas Ă©pocas demonstrando um grande potencial, começou a atrair interesses de grandes programas do CFB, como Clemson, Auburn e Florida, contudo, optou por ficar perto de casa e escolheu jogar em Florida State – atual campeĂŁ nacional Ă epoca – e afirmando tambĂ©m que queria jogar sob o comando de Jimbo Fisher – atual Head Coach de Texas A&M – que Ă Ă©poca era treinador principal em Florida State. Em 2014, seu Ășltimo ano no HS, decidiu se transferir de Olympia HS e ir para uma das escolas mais renomadas no meio do Futebol Americano nos EUA, a IMG Academy, onde teve nĂșmeros modestos, mas julgou que lĂĄ seria um bom lugar para inĂcio da lapidação de seus talentos.
CARREIRA UNIVERSITĂRIA
Deondre François foi um recruta de 4 estrelas, estando em 66° no ranking geral do paĂs e 12° QB do ano de 2015, estando na frente de jogadores como Sam Darnold, ex-QB de USC, 3ÂȘ escolha geral do Draft de 2018 e atual QB do New York Jets, Joe Burrow, 1ÂȘ escolha geral do Ășltimo draft, e Lamar Jackson, QB do Baltimore Ravens e atual MVP unĂąnime da NFL. Em 2015, ele foi um redshirt freshman. Em 2016, competiu com Sean Maguire para a vaga de QB titular e apĂłs este sofrer uma lesĂŁo, François foi cotado como favorito Ă posição. Fez sua estreia na abertura da temporada contra Ole Miss, e teve uma excelente partida, obtendo 419 jardas aĂ©reas e 2 TDs, liderando FSU pra uma virada apĂłs estar perdendo por uma diferença de 22 pontos, sendo esta a maior reviravolta da histĂłria da faculdade.
DeOndre foi titular no restante dos jogos da temporada e levou Florida State Ă um 10-3. FSU foi convidada a jogar o 2016 Orange Bowl contra Michigan e o quarterback, aliado Ă uma excelente atuação do RB Dalvin Cook – atual RB titular do Minnesota Vikings – levou sua faculdade a vitĂłria, tendo 222 jardas aĂ©reas, 2 TDs passados, 1 TD corrido e 1 interceptação. ApĂłs o excepcional ano de 2016 como freshman, os holofotes voltaram-se para Deondre François e expectativas foram criadas em torno do seu futuro, muitos achavam que estĂĄvamos diante do surgimento de mais uma estrela do futebol americano. Na temporada, François obteve 3350 jardas, 20 TDs e 7 INTs, recebeu quatro vezes o prĂȘmio de ACC Rookie of the Week e ao fim da temporada foi nomeado o ACC Rookie of the Year.
LESĂO E DECLĂNIO
Infelizmente, o restante de sua carreira universitåria não foi tão promissor quanto seu ano de freshman, após uma pré-temporada muito otimista, FSU era rankeada como 3° programa de todo o CFB e abriu a temporada de 2017 contra a campeã nacional à epoca, Alabama Crimson Tides. Infelizmente, todo esse otimismo foi por ågua a baixo antes mesmo do primeiro jogo da temporada acabar, pois François após sofrer um sack do safety Ronnie Harrison, hoje DB do Jacksonville Jaguars, rompeu o ligamento da patela de seu joelho esquerdo, sendo submetido à uma cirurgia dias depois e encerrando assim sua participação na temporada de 2017. Os Seminoles terminaram o restante dos jogos com James Blackmon como signal caller, porém, este não foi capaz de levar a faculdade a mais uma temporada de 10+ vitórias, obtendo um recorde de 7-6, vencendo apenas 3 jogos na ACC.
François nĂŁo apenas teve que lidar com a recuperação de uma lesĂŁo grave que o tirou de uma temporada inteira, mas tambĂ©m com uma nova comissĂŁo tĂ©cnica, pois Jimbo Fisher, HC que Deondre havia criado uma excelente conexĂŁo, nĂŁo treinava mais o programa, e foi substituido por Willie Taggart – hoje HC de Florida Atlantic – que chegava apĂłs uma temporada decepcionante comandando Oregon. ApĂłs uma longa batalha durante a prĂ©-temporada, François foi nomeado o quarterback titular para a temporada de 2018, entretanto, a temporada começou mal para os Seminoles, pois perderam de 24×3 na estreia para Virginia Tech, com François sendo sackado 5 vezes durante a partida, algo que sempre foi muito recorrente durante toda sua carreira em FSU, pois nunca jogou com uma OL que fizesse um trabalho minimamente decente. No segundo jogo, por pouco nĂŁo sofreram um upset dentro de casa contra Samford e na semana seguinte perderam para Syracuse por 23 pontos de diferença. Nesses trĂȘs jogos, Deondre sofreu bastante com a falta de proteção e isso fez com que suas atuaçÔes tenham sido ruins. As coisas melhoraram para FSU pois ganharam 3 dos 4 jogos seguintes com boas apariçÔes do quarterback. A temporada acabou com um 5-7 bem decepcionante, sendo a primeira temporada com recorde negativo de Florida State desde 1976. François terminou a temporada com 2731 jardas, 15 TDs, 12 INTs e foi sackado 29 vezes, um rendimento bem abaixo do que sua temporada de Freshman.
POLĂMICAS FORA DE CAMPO
Meses apĂłs o fim de sua temporada de junior, François ligou para a polĂcia local, pedindo para que retirassem uma mulher, Ă epoca sua namorada, de sua casa que estava, segundo o mesmo, destruindo seus pertences, porĂ©m, a polĂcia nada pĂŽde fazer, pois ela tinha residĂȘncia legalmente estabelecida no apartamento. Durante o incidente, a sua namorada disse aos policias que estava grĂĄvida e acusou Deondre de lhe ter agredido, arremessado ao chĂŁo e cortado seu braço enquanto tentava retirĂĄ-la do apartamento. François se defendeu dizendo que tentou retirar sua namorada para fora de casa tentando carregĂĄ-la “em forma de abraço”, para evitar que ela destruĂsse mais pertences. Por fim, sua namorada resolveu nĂŁo prestar queixa das supostas agressĂ”es que ela haveria sofrido, por estar grĂĄvida. Alguns meses se passaram e o nome de François voltou a tona nas notĂcias de forma negativa, pois a polĂcia apreendeu 17 gramas de maconha em sua casa e foi acusado de posse ilegal de drogas, entretanto, nĂŁo foi preso, ao invĂ©s disso, ele recebeu uma chance de fazer serviço comunitĂĄrio e ficar longe de qualquer tipo de atividade criminal, para que pudessem retirar sua acusação. PorĂ©m, um tempo depois, um terceiro incidente aconteceu e foi a gota d’ĂĄgua para Florida State, sua ex-namorada postou em suas redes sociais uma publicação onde soava que uma mulher estava sendo agredida, a publicação era apenas ĂĄudio e nĂŁo havia vĂdeo nenhum disso. Um pouco depois, ela postou em suas redes sociais um texto que segue na Ăntegra a tradução “Os sons que vocĂȘs escutam no vĂdeo sou eu arremessando coisas e batendo nele (François)… Deondre nunca me agrediu com sua mĂŁo ou punho, ele nunca me machucou… Eu sĂł queria mais atenção dele apĂłs nosso tĂ©rmino, porĂ©m nĂŁo consegui, a Ășnica forma de conseguir sua atenção foi atravĂ©s de atitudes rancorosas.” Contudo, Jordan James do 247 Sports relatou pela primeira vez que a postagem era falsificada e que a conta de Instagram da mulher foi hackeada. A irmĂŁ da mulher em questĂŁo publicou confirmando a alegação do repĂłrter.
EXPULSĂO DE FLORIDA STATE
Independente da veracidade dos acontecimentos, o estrago jĂĄ estava feito. Aliado Ă uma temporada ruim dentro de campo e trĂȘs acusaçÔes criminais em um intervalo curto de tempo, Deondre François foi expulso do programa de futebol americano de Florida State. O Head Coach alegou que estavam construindo uma nova cultura em FSU e nĂŁo iriam se omitir perante os acontecimentos com François.
MUDANĂA DE PROGRAMA
ApĂłs todas as polĂȘmicas que François se envolveu, as ofertas de faculdades renomadas foram sendo retiradas, e era a hora de Deondre procurar um novo programa para defender se quisesse dar continuidade ao seu sonho de ser jogador de futebol americano. Algumas faculdades pequenas estavam dispostas a dar essa chance a ele, como Tennessee State, North Carolina A&T, Grambling State, porĂ©m, François enfim tomou sua decisĂŁo de ir defender a camisa de Hampton University, programa da modesta conferĂȘncia Big South. Por mais que a mudança de uma universidade renomada como Florida State para uma bem menor como Hampton possa ser um choque de cultura enorme, François usou isso como uma oportunidade de ajudar seus companheiros de equipe dentro e fora de campo e passou boa parte de seu tempo conversando sobre futebol americano com seus treinadores e se aprofundando nas jogadas do playbook. François obteve nĂșmeros sĂłlidos na temporada de 2019 como quarterback titular em Hampton, passando para 2522 jardas, 26 TDs e 14 INTs, porĂ©m, mesmo com um bom rendimento, Hampton nĂŁo foi capaz de ter um recorde positivo na temporada, ficando 5-7 e ganhando apenas um jogo de conferĂȘncia.
NFL DRAFT 2020
Mesmo tendo a possibilidade de estar mais um ano no CFB, François resolveu ir para o NFL Draft de 2020. François foi bastante afetado devido ao cancelamento dos pro-days e de alguns testes marcados com times da NFL, como o Miami Dolphins e o Tampa Bay Buccaneers e devido a isso, teve que enviar vĂdeos de seus treinos para os times da NFL. O draft de 2020 chegou ao fim e Deondre nĂŁo recebeu nenhuma ligação para ser escolhido durante o draft, o que nĂŁo Ă© chocante devido as polĂȘmicas que se envolveu ao longo de sua carreira universitĂĄria, contudo, o que Ă© espantoso Ă© o fato de que ele nĂŁo recebeu nenhuma oportunidade como undrafted free agent, tendo em conta as boas atuaçÔes que demonstrou principalmente durante sua temporada de freshman. François terminou o curso de CiĂȘncias Sociais em Florida State em 2019 e conclui o mestrado em Administração Esportiva em Hampton e hoje Ă© voluntĂĄrio da casa de caridade Ronald McDonald.