“Shoeless” Joe Jackson: Punição Justa ou Injusta?

A MLB já foi injusta com muitos jogadores, e nem teria como ser diferente, afinal em algum momento ou outro todos nós tratamos ou trataremos alguém injustamente, mas nada se compara ao caso do ex-outfielder do Chigado White Sox, uma história que gera revolta e comoção entre as pessoas mesmo tendo ocorrido cem anos atrás.

Contando do começo, logo depois da primeira guerra mundial o beisebol estava se consolidando como o esporte da nação americana e um dos melhores time do país na época era o Chicago White Sox. Porém, o White Sox era gerido por um dono que era extremamente sovina, a ponto de descontar do salário dos jogadores o valor da lavanderia para lavar os uniformes, além de ser considerado por muitos uma pessoa avarenta e desagradável.

Nem todos os jogadores tinham salários altos. Alguns não tinham contrato garantido e precisavam de outros empregos para se sustentar nos períodos sem beisebol. Pensando nisso, um grupo de 7 jogadores do Chicago White Sox armou um esquema de venda dos jogos da World Series de 1919 para alguns apostadores. Os motivos eram: a vingança contra o dono e uma última oportunidade de ganhar um bom dinheiro antes de se aposentar.
Para dar credibilidade à fraude, alguns jogadores importantes do White Sox se envolveram, como o SP Eddie Cicotte e Lefty Williams, mas isso não era suficiente, eles queriam um dos grandes, eles queriam que Joe Jackson estivesse no esquema. Como convencer Joe? Ele era um rapaz do campo, nem sabia ler e escrever, uma daquelas pessoas que você sente pena de tão ingênuas e puras que são, ele jamais concordaria em roubar algo, jamais concordaria em enganar alguém, não, nunca! Mas, eles disseram que ele concordava, e assim o esquema estava armado.


O White Sox logicamente perdeu aquela World Series para o Cincinnati Reds (você pode ler mais sobre o tema nesse texto) e pouco tempo depois os jogadores foram levados a julgamento junto com os apostadores. Oito nomes de jogadores foram citados, e entre eles estava o de um jogador que nunca nem sequer sonhou com a existência dessa fraude, o nome de Joe Jackson. Embora todos tenham sido inocentados pela justiça americana, o comissário da MLB quis usá-los de exemplo e baniu todos os oito da liga para sempre, não poderiam mais jogar por nenhum time, nem mesmo amador, até o dia da sua morte, e quem ousasse ajudá-los seria banido também.

O baque foi enorme para Joe, ele tinha sido o melhor jogador do White Sox na série, em nenhum lance cometeu erros defensivos (que foi a marca da trapaça) e teve a melhor média de rebatidas e até um home run, não fazia sentido ele ser um dos ladrões sendo que jogou tão bem! Joe sempre se defendeu, sempre manteve a palavra que nunca soube de nada e todos os outros sete – os que realmente venderam a série – sempre afirmaram que Joe era inocente, mas nada disso foi suficiente para sensibilizar a MLB, que não queria abrir exceções de jeito nenhum.

Shoeless Joe Jackson depois disso viveu tentando esconder sua vergonha, se mudou para a Carolina do Sul, sua terra natal, onde abriu uma lavanderia e morreu triste e amargurado, aos 64 anos, no dia 5 de dezembro de 1951. Ainda hoje, nunca foi reaberto o caso de Black Sox, e embora a história o inocente, Joe não entrou e talvez nunca entre no Hall da Fama do beisebol, o lugar que ele merecia estar.

Texto: João G. Oliveira

Arte: Kevin Marley

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?