Fala fiéis, deixa eu apresentar para vocês um breve resumo de quem é MacKenzie Evan Gore, hoje com 23 anos e que será nosso starter pitcher no jogo de logo mais contra o Atlanta Braves, será seu primeiro jogo na grande liga (tão sonhado e esperado sonho se realizando). Mas você sabe como ele chegou até aqui? Me permitem usar o espaço da tão famosa frase de abertura do nosso amigo Henrique Porto no Padres Cast, para falar da luta de MacKenzie Gore para esse momento:

“Você não sabe o quanto eu caminhei, pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu nem cochilei, os mais belos montes escalei, nas noites escuras de frio chorei.” A Estrada – Cidade Negra

O caminho percorrido pelo nativo de Whiteville, Carolina do Norte não foi fácil! Gore que é canhoto (e pitcher canhoto é muito valioso na MLB), frequentou a Whiteville High School, no ensino médio ele somou 12 vitórias e 1 derrota, com uma média de corridas cedidas em torno de 0,08 ERA e 174 strikeouts em 88 entradas lançadas. Durante a temporada, ele jogou um no-hitter com 18 strikeouts e levou Whiteville HS a final do campeonato estadual da Carolina do Norte a (pasmem) quatro anos consecutivos, vencendo três, com Gore sendo nomeado MVP de todos os três títulos. Durante o verão de 2016, ele jogou no Perfect Game Classic no Petco Park (a casa onde hoje ele irá startar hoje). Gore tinha se comprometido a ir para a East Carolina University para jogar no beisebol universitário, mas seu talento e o destino quis algo diferente para ele.

Ele foi considerado uma das principais escolhas para o draft da Major League Baseball em 2017, foi a escolha geral de número 3 daquele recrutamento, sendo selecionado pelo nosso San Diego Padres (detalhe que foi a pick mais alta que o Padres teve nos últimos anos). Ele assinou um contrato de rookie em 23 de junho de 2017 com um bônus de US$ 6.700.000,00 de dólares. Ele 2017 já foi designado pelos Padres para jogar na Arizona League com nosso afiliado, onde arremessou em 7 jogos, postando um recorde de 0 vitorias e 1 derrota, mas com um ERA de 1,27 e um WHIP de 0,98. Por falar no Draft de 2017, dos 17 pitchers das 36 primeiras escolhas (1º round, Round compensatório e o Round competitivo A) 11 já realizaram suas estreias na MLB, Gore será o décimo segundo! E sabe o fato curioso? O duelo de pitchers hoje, será contra o também pitcher da classe de 2017, Kyle Wright (5ª escolha no geral) que debutou pelo Atlanta Braves em 2018.

Em 2018 ele foi designado para o Fort Wayne TinCaps, indo com 2 vitorias e 5 derrotas com um ERA de 4,45 em 16 partidas. Gore começou 2019 com o Lake Elsinore Storm (na época o Storm era de um nível acima do TinCaps na MiLB, hoje isso se inverteu), e lá ele foi bem, ganhando honras de All-Star da Liga da Califórnia. Em junho daquele ano, ele foi nomeado para o All-Star Futures Game de 2019, depois de lançar para um recorde de 7 vitórias e 1 derrota com um ERA de 1,02 em 15 partidas, eliminando 110 rebatedores em 79 entradas. Ele foi promovido ao Amarillo Sod Poodles no início de julho, produzindo um recorde de 2-1 com um ERA de 4,15 em 21 entradas.

No início de 2020, a MLB Pipeline classificou Gore como a melhor perspectiva de arremesso no beisebol da liga menor e a quinta melhor perspectiva geral. Ele não jogou uma partida sequer em 2020 devido ao cancelamento da temporada causado pela pandemia do COVID-19 (e isso prejudicou demais seu desenvolvimento). Gore começou a temporada de 2021 com o El Paso de Chihuahuas (no mais alto nível das ligas menores), mas foi colocado na lista de lesionados depois de um péssimo início com um ERA de 5,85 em seis partidas, além de problemas no controle de sua mecânica de arremesso. Ele foi mandado para o complexo de treinamento em Peoria no Arizona para trabalhar sua mecânica, o Padres liberou ele para visitar a família após identificar alguns problemas psicológicos que ele passou, pois a essa altura, MacKenzie já esperava ter chegado nas grandes ligas e não conseguiu, isso foi um peso enorme para o mental dele. Ele cogitou até em desistir!

Voltou no final da temporada da MiLB em 2021 passando pelo TinCaps novamente e teve um início ruim em seu retorno, mas o Padres confia demais nesse garoto e mesmo assim levantou o seu moral, designando ele para o nível double A em San Antonio com o Missions, com quem fez três oito entradas nas quais cedeu 9 walks, eliminando 16 rebatedores e cedendo três corridas. Ele terminou a temporada sendo classificado como o 56º melhor prospecto geral no beisebol e o quarto melhor prospecto de arremesso canhoto (uma queda abissal) mas isso o ajudaria bastante. Ele foi designado para o Peoria Javelinas da Arizona Fall League após a temporada e se saiu bem, assim como no Spring Training dos Padres para essa temporada de 2022 (novamente confiando no garoto e dando moral pra ele), muito pelo olho clínico de Ruben Niebla (novo técnico de arremessadores dos Padres). Niebla foi útil demais para Gore ajudando a aperfeiçoar seu movimento e o controle da sua mecânica.

MacKenzie Gore está pronto para sua estreia? Vou tentar ser o mais imparcial nessa resposta, pois é um momento muito emocionante para os fãs dos Padres (inclusive não se espante quando ele for ovacionado ao subir no montinho hoje) e sendo bem sincero, acredito sim que ele esteja pronto e eu fui uma das pessoas que mais pediu calma com a promoção dele. Todos os sinais dizem que “sim”! Ainda mais após um excelente início pelo El Paso de Chihuahuas na triple A. Ele finalmente vai ter sua oportunidade na grande liga (MLB), uma pena que pela lesão de Blake Snell, que foi designado para a lista de lesionados. É claro que o garoto da Whiteville High School não é mais o “prospecto imperdível” que em outrora fora unanimidade. Talento ele tem e de sobra e já provou isso nas minors e principalmente, resiliência!

Respeito e torço muito para o MacKenzie Gore, tudo isso porque vi ele sendo nossa primeira escolha no draft de 2017, tudo que envolve ele foi aumentado (até mesmo sobre o nosso tão sonhado futuro em busca de Série Mundial), talvez esse glamour e expectativa alta demais o tenha prejudicado. Feliz pela pessoa que realiza um sonho, pois vi ele cogitar a desistir do beisebol e finalmente veremos seu talento na MLB. Independente do seu desempenho hoje, seja feliz e aproveite essa noite MacKenzie, você trabalhou demais por isso e mais uma vez o Padres nos orgulha por não ter desistido deste talento e principalmente, não desistiu da pessoa. Se ele vai permanecer na MLB por muito tempo, não sei, só o futuro ira nos mostrar. Seja bem vindo as grandes ligas MacKenzie Gore, um bom jogo e voa garoto!

Autor: Victor Salviano @VSalviano (twitter)

DEIXE UMA RESPOSTA