No primeiro encontro interligas da temporada, o San Diego Padres viajou até Ohio para encarar o Cleveland Guardians, no Progressive Field. E o que era para ser uma série rápida, de dois jogos em dois dias, se transformou em uma série expressa, com dois jogos completos no mesmo dia, em virtude da chuva. Uma ‘doble cartelera’, como dizem os latinos. Diferente de outras séries, quando marcou corridas em várias entradas, nesta os Padres concentraram a pontuação em poucas. Na primeira partida, só pontuaram em três, das nove entradas. Não foi muito, mas foi o suficiente para obter a vitória. No segundo jogo, pontuaram em apenas duas entradas e viram os donos da casa alcançarem o triunfo num walk off, já nas entradas extras.

Game 1 – San Diego Padres 5, Cleveland Guardians 4

O primeiro jogo da série marcou o retorno de Mike Clevinger (4.2 IP, 4 H, 3 R, 3 E, 3 BB, 4 K) ao montinho do Café e Ouro. Fora dos campos desde 23 de setembro de 2020 e submetido a uma complicada cirurgia de Tommy John, o próprio arremessador chegou a colocar em xeque a continuidade de sua carreira. Tendo Nola como apanhador, Clevinho atuou por quase cinco entradas, encarando 21 rebatedores em 95 arremessos.

No ataque, a equipe de Bob Melvin alinhou com Hosmer (4 AB, 0 R, 1 H, 1 RBI) na primeira base, Cronenworth na segunda (3 AB, 2 R, 0 H, 1 RBI), Kim (4 AB, 1 R, 1 H, 0 RBI) como interbases e Machado (4 AB, 1 R, 2 H, 2 RBI) na terceira. No campo externo, Thompson (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) jogou na direita, Grisham (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) cobriu o campo central e Profar (3 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) o campo esquerdo. Apesar da péssima fase ao bastão, Beaty (4 AB, 1 R, 1 H, 0 RBI) foi o rebatedor designado.

1ª entrada – Logo de cara Cronenworth e Machado chegaram em base por walk. Pressionado, o arremessador Zach Plesac foi engolido por Hosmer, que empurrou a bolinha para o campo externo e garantiu tempo suficiente para Cronen correr duas bases e anotar a primeira corrida do jogo. Na defesa, Clevinger começou acelerado. Em dezenove arremessos fechou a primeira entrada, sendo onze deles strike. Padres 1×0.

3ª entrada – O ataque dos Padres voltou a aparecer no terceiro mini-jogo. Inicialmente com Cronenworth, que ingressou ao diamante com uma rebatida simples. Na sequência, foi impulsionado de volta para casa com um home run de duas corridas de Manny Machado. Na defesa, Clevinho passou por um momento de instabilidade, cedendo a primeira rebatida, que impulsionou uma corrida. Depois contou com uma providencial ajuda de Kim, que fez uma linda defesa e manteve o placar favorável aos visitantes. Padres 3×1.

5ª entrada – Os Padres tiveram uma grande chance de abrir frente, quando lotaram as bases. Mas Plesac acabou saindo do atoleiro e fechando a primeira parte do mini-jogo sem maiores consequências. O castigo veio a galope. Clevinger começou mal, cedendo dois walks, um deles por hit by pitch. Depois de duas visitas ao montinho, subiu o braço direito de Bob Melvin e Steve Wilson entrou no jogo. Não conseguiu sair do atoleiro, cedendo duas corridas aos Guardians, que empataram a partida em 3 a 3.

6ª entrada – Depois de uma rebatida dupla e ser impulsionado por Nola, Kim desempatou o jogo. Na sequência, o Café e Ouro capitalizou também com Beaty, que voltou a rebater após um longo inverno. Contou também com a ajuda de Cronenworth para completar o diamante, colocando placar em 5 a 3 para os Padres.

7ª entrada – Os Guardians voltaram a encostar quando Nabil Crismatt teve problemas depois de uma excelente sexta entrada. As bases ficaram lotadas e no fim, a corrida de Owen Miller acabou ficando barato. Os Padres partiram para a reta final da partida por uma corrida de vantagem para defender em duas entradas: 5 a 4.

9ª entrada – Depois de passar em branco na oitava e na nona entradas, os Padres contaram com o talento de Taylor Rogers para fechar a partida em apenas doze arremessos, sendo sete strikes. Assim, chegou ao décimo salvamento nesta temporada até o momento, com os Café e Ouro chegando ao 16º triunfo.

Game 2 – San Diego Padres 5, Cleveland Guardians 6

Depois de descansarem por cerca de meia hora, Padres e Guardians voltaram a campo no Progressive Field para um jogo que foi decidido apenas na entrada extra. Ruim para nós que foi a favor dos donos da casa, com um walk off, num oferecimento de Dinelson Lamet. Os Padres fizeram um jogo protocolar, jogando o suficiente para segurar a vitória até a oitava entrada. Só não contavam com as péssimas atuações de Tim Hill e Lamet, que colocaram tudo a perder no pequeno espaço de tempo em que estiveram em campo.

Desta vez os Padres alinharam com Cronenworth (5 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI) na primeira base, um nervoso CJ Abrams (3 AB, 0 R, 0 H, 1 RBI) na segunda, Kim (2 AB, 0 R, 1 H, 1 RBI) como interbases e Machado (4 AB, 2 R, 0 H, 0 RBI) na terceira. No campo externo, Azocar (4 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) atuou pela direita, Grisham (4 AB, 1 R, 0 H, 0 RBI) de jardineiro central e Profar (4 AB, 1 R, 1 H, 1 RBI) no lado esquerdo. Hosmer (2 AB, 1 R, 1 H, 2 RBI) foi o rebatedor designado. O apanhador foi Alfaro (4 AB, 0 R, 1 H, 0 RBI), que deu a vez para Nola (1 AB, 0 R, 0 H, 0 RBI) na entrada extra. No montinho, MacKenzie Gore (5.2 IP, 4 H, 1 R, 1 E, 3 BB, 2 K), o capeta em forma de guri, que encarou 23 rebatedores em 100 arremessos, 59 deles anotados como strike.

1ª entrada – Mantendo um alto aproveitamento ao bastão, agora na casa dos 38%, Hosmer alcançou uma rebatida dupla, que garantiu o tempo necessário para que Grisham e Machado completassem o diamante. Na sequência, Hosmer foi levado de volta para casa com uma rebatida simples de Kim. Na parte baixa, MacKenzie Gore não encontrou problemas para defender a vantagem. Padres 3×0.

3ª entrada – Gore teve muitas dificuldades na parte baixa da entrada, permitindo ao adversário lotar as bases. E com o walk concedido a José Ramirez, os Guardians encostaram no placar. Padres 3×1.

7ª entrada – Stammen assumiu o montinho e passou a dar os primeiros sinais de que a partida reservava fortes emoções ao torcedor Café e Ouro. Em mais uma atuação abaixo da média, sofreu uma rebatida dupla de Ernie Clement, que permitiu ao ex-Padres Austin Hedges completar o diamante. Padres 3×2.

8ª entrada – Os Padres deram o troco com Profar, que rebateu uma dupla e impulsionou Machado de volta para casa. Não sem antes Manny chegar ao seu quinto roubo de base na temporada. As bases lotaram e CJ Abrams batalhou muito para obter um walk que garantiu o passaporte de Profar para o home plate, abrindo três corridas de vantagem. Porém, havia um Tim Hill no meio do caminho, que se esforçou bastante para colocar fogo no jogo. Cedeu diversas bases aos jogadores do Guardians, que capitalizaram duas corridas. Hill deu lugar a Suarez, que cedeu mais uma corrida, mas enfim conseguiu fechar a entrada com o jogo empatado. 5×5.

10ª entrada – Na entrada extra, Machado começou na segunda base. O rebatedor designado Hosmer ganhou um walk intencional, enquanto Kim ganhou um walk na raça. Com um eliminado e três em base, Nola foi para a rebatida, mas pegou mal na beisebolinha e proporcionou uma dupla eliminação, com a entrada acabando mais cedo do que deveria. Na parte baixa, o ex-Padres Franmil Reyes levou uma bolada de Dinelson Lamet, ganhando um passaporte para a primeira base. Com Owen Miller estacionado na segunda, coube a Steven Kwan o trabalho de obter uma rebatida simples para impulsionar a corrida da vitória aos donos da casa. Guardians 6×5.

Findada a série em Cleveland, os Padres focam agora nos quatro jogos contra o Miami Marlins no Petco Park. A série inicia nesta quinta-feira (5) e vai até o domingo (8). Uma nova varrida em Ohio não aconteceu por detalhes. Por outro lado, lembra aos jogadores que somos um azarão na temporada e no momento em que baixarmos a guarda, a porrada vai entrar. Por isso, o foco tem que ser máximo e constante.

Autor: Henrique Porto

DEIXE UMA RESPOSTA