Na disputa pela NFC West; o Seattle Seahawks vai atĂ© a Bay Area nessa segunda-feira (11) para enfrentar a sensação e Ășnica equipe invicta atĂ© aqui, o San Francisco 49ers, no Levi’s Stadium. Sem disputar partidas desde a vitĂłria de quinta-feira retrasada (31/10) contra os Cardinals, os Niners chegam mais descansados, jĂĄ que Seattle jogou no domingo (03/11) e ainda teve que enfrentar uma prorrogação para conseguir vencer os Buccaneers. A partida acontece Ă s 22h15 e terĂĄ transmissĂŁo da ESPN.
Sensação dessa temporada da NFL, San Francisco ainda não sabe o que é perder. Foram oito vitórias, algumas mais convincentes que as outras (como o massacre na semana oito contra os Panthers e a vitoria em cima dos Rams em LA pela semana seis), outras nem tanto (como jogo passado contra os Cards, em que a equipe venceu por apenas 3 pontos e com grande responsabilidade de Kliff Kingsburry, HC de Arizona, que gastou timeout em horas erradas).
AnĂĄlise – San Francisco 49ers

O jogo terrestre de San Francisco vem funcionando muito bem até aqui. Os Niners tiveram 3 jogos para mais de 220 jardas; e em apenas dois dos oito, não ultrapassou as 100 jardas pelo chão. Breida, Coleman e Mostert jå correram para 1,000 jardas combinadas na temporada.
Mas a grande “bolada” dos 49ers Ă© sua defesa. Ă a melhor em jardas totais e aĂ©reas e a 14ÂȘ em jardas terrestres. O pass rush apĂłs a chegada do Rookie Nick Bosa (draftado com a segunda escolha do draft desse ano) melhorou muito. Um front-7 que jĂĄ era muito forte, deve a surpresa de Fred Warner, do draft passado; que terminou o ano de 2018 com 127 tackles, o terceiro melhor entre rookies daquela temporada. Na secundĂĄria, o ex-Seahawks Richard Sherman comanda a equipe de San Francisco.
Uma vitĂłria hoje para os Niners jĂĄ encaminha uma possĂvel classificação para os playoffs. Portanto, para vencer, San Francisco sĂł precisa de uma coisa: jogar como vem jogando. Afinal, Kyle Shanahan Ă© muito criativo em suas chamadas e principalmente nos bloqueios da linha ofensiva. No entanto, pelo lado da equipe adversĂĄria, Seattle Ă© o 13Âș melhor contra jardas terrestres, e mesmo que se deva confiar no que vem funcionando, pode ser um desafio a mais para a equipe da Bay Arena. Com isso, Jimmy Garroppolo deve aparecer mais contra uma equipe fraca contra o jogo aĂ©reo. Afinal, ele tem o oitavo melhor contrato da NFL, mas 1,806 jardas, 11 touchdowns e sete interceptaçÔes; ainda sĂŁo nĂșmeros fracos para alguĂ©m em quem se deposita muita esperança.
O principal desfalque para a partida pode ser o tight end George Kittle, alvo preferido de Jimmy G. Ele nĂŁo treinou no sĂĄbado com problemas no joelho e tornozelo. JĂĄ o kicker Robbie Gould Ă© desfalque certo para a partida, com uma lesĂŁo no quadrĂceps direito.
AnĂĄlise – Seattle Seahawks

JĂĄ os Seahawks tem como maior arma o quarterback Russell Wilson. Com uma campanha 7-2, o mago de Seattle e candidato Ă MVP tem 2,505 jardas, 22 touchdowns e apenas UMA interceptação. A quĂmica entre ele e Tyler Lockett – que tem 59 recepçÔes, 767 jardas e seis touchdowns – estĂĄ mais afiada do que nunca. E nessa Ășltima semana, o ex-Patriot, Josh Gordon chegou em Seattle para ser uma das novas armas do quarterback. Resta saber se o wide receiver estarĂĄ saudĂĄvel.
AlĂ©m disso, o jogo terrestre com os scrambles de Wilson e corridas de Chris Carson tambĂ©m estĂŁo funcionando. Carson tem nĂșmeros sĂłlidos essa temporada; com 767 jardas e trĂȘs touchdowns. O alivio ao jogo aĂ©reo acontece, o que dĂĄ ao ataque dos Seahawks uma ameaça dupla. Mesmo na derrota de seis pontos contra o Saints pela semana trĂȘs, a equipe jogou muito bem ofensivamente.
Entretanto, a defesa nĂŁo Ă© das melhores. A adição do EDGE Jadeveon Clowney melhorou o front-7 da equipe de Seattle e deu solidez contra o jogo terrestre. PorĂ©m o jogo aĂ©reo Ă© o quarto pior entre as 32 franquias da NFL, o que desequilibra a defesa. A “legion of doom” jĂĄ estĂĄ no passado e apĂłs a perda do safety Earl Thomas III, Pete Carroll nĂŁo conseguiu ajustar sua secundĂĄria, que nĂŁo assusta ninguĂ©m.
Para vencer, é necessårio parar o forte o jogo terrestre dos Niners e ter mais tempo de posse de bola; jå que Shanahan é um ótimo game managing, alternando corridas e passes. A proteção da linha ofensiva também precisarå funcionar, visto que os 49ers tem um ótimo pass rush.
O EDGE Jadeveon Clowney teve uma participação limitada no treino do Ășltimo sĂĄbado e serĂĄ liberado (ou nĂŁo) de Ășltima hora. Fora o defensive end, Pete Carroll deverĂĄ contar com seus principais nomes para o jogo dessa segunda-feira.
A vitĂłria Ă© essencial para ambas as equipes nesse duelo de divisĂŁo; visto a temporada abaixo dos Rams (principal candidato ao titulo da divisĂŁo antes da temporada) e a rivalidade entre essas duas equipes. Se Seattle vencer, derruba a invencibilidade do rival e ganha uma vitĂłria de divisĂŁo que pode ser essencial para desempate em playoffs. Se os Niners vencerem, continuam sem perder e criando “gordura”, tendo em vista uma tabela complicada por vir.
Seahawks @ San Francisco, 22h15, Levi’s Stadium. TransmissĂŁo da ESPN.