Março chega na sua semana final e a temporada regular da NBA entra nos seus últimos quinze dias, prometendo muita emoção pelas vagas nos playoffs. Dessa forma, vamos comentar sobre os cinco principais jogos deste fim de semana que prometem entregar um alto nível de basquete, além de dar algumas dicas para realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
Oklahoma City Thunder x Indiana Pacers
Diretamente do Paycom Center, em Oklahoma City, Thunder (61-12) e Pacers (43-30) protagonizarão um duelo de muito equilíbrio na noite deste sábado. Enquanto Oklahoma vem de nove vitórias nos últimos dez jogos (melhor marca da NBA ao lado de Boston e Houston), sendo oito seguidas – melhor da liga -, Indiana tem recorde de oito vitórias no mesmo recorte. Já com a melhor campanha do Oeste assegurada, Oklahoma segue na disputa para ter o melhor recorde geral, estando somente duas vitórias na frente de Cleveland, para conquistar o mando de quadra numa eventual NBA Finals. Indiana, por sua vez, assumiu a quarta colocação do Leste, mas ainda não assegurou sua vaga direta nos playoffs. Além disso, ainda segue na caça do New York Knicks pela terceira campanha e, assim, conseguir escapar do Cavaliers numa possível segunda rodada.
Nas últimas semanas, o injury report do Thunder está começando a aumentar cada vez mais, o que pode indicar uma diminuição no ritmo da equipe para evitar forçar jogadores de altíssima importância, como Shai e Jalen Williams. Alex Ducas, Ajay Mitchell, Ousmane Dieng, Aaron Wiggins e Nikola Topic estão fora, enquanto Jaylin Williams e Alex Caruso são dúvidas para a partida. Pelo lado do Pacers, Bennedict Mathurin e Isaiah Jackson são ausências confirmadas. Contudo, temos a sorte de contar com a presença dos principais craques das equipes, como os já citados SGA e Williams pelo Thunder e Haliburton e Siakam pelo Pacers.
Promessa de jogão!
Palpite: Oklahoma City Thunder
Linha para ficar de olho: Shai Gilgeous-Alexander +23.5 pontos
Memphis Grizzlies x Los Angeles Lakers
No FedExForum, em Memphis, Grizzlies (44-29) e Lakers (44-29) se enfrentarão em um dos jogos mais imprevisíveis deste fim de semana, que pode se repetir nos playoffs do Oeste. Após uma sequência de 5-5 nos últimos dez jogos, fazendo com que o time caísse para a quinta posição, Memphis demitiu seu técnico Taylor Jenkins (que estava na franquia há seis anos, o quinto mais longevo da liga) de maneira surpreendente, nesta sexta-feira (28). Precisando se provar mais contra times fortes, a equipe do Tennessee enfrentará o Lakers que vem de 4-6 no mesmo recorte, caindo para a quarta posição. Quem vencer garante de maneira isolada a colocação atual de LA, ao menos por dois jogos.
Apesar de estar lidando com uma dor na coxa, Ja Morant deve ir para o jogo para buscar o mando de quadra para o Grizzlies. Vindo de 22.3 ppg e 7.4 apg, o armador precisará mais do que nunca da ajuda de Jaren Jackson Jr. (22.4 ppg e 5.6 rpg) e Desmond Bane (18.7 ppg, 6.1 rpg e 5.5 apg) para conseguirem derrotar o talentosíssimo time do Lakers. Isso porque a dupla Luka Doncic (27.8 ppg, 8.5 rpg, 7.8 apg e 1.5 spg) e LeBron James (24.5 ppg, 8.5 apg e 8.2 rpg) costumam crescer nos momentos mais críticos da temporada, ainda contando com a ótima temporada de Austin Reaves (19.9 ppg e 5.9 apg), que vem se mostrando uma ótima terceira peça para o time. Porém, a falta de um pivô de elite após a saída de Anthony Davis vem cobrando seu preço para a equipe californiana. Será que o Grizzlies se aproveitará dessa fraqueza?
Palpite: Los Angeles Lakers
Linha para ficar de olho: Luka Doncic para ter duplo-duplo
Cleveland Cavaliers x Los Angeles Clippers
Às 16h30 deste domingo, a Rocket Mortgage FieldHouse, em Cleveland, recebe Cavaliers (59-15) e Clippers (42-31) em um jogo de franquias que vem de um retrospecto recente diferente. Com só cinco vitórias nos últimos dez jogos, o Cavs teve uma queda de rendimento preocupante, e viu Boston se aproximar no retrovisor , estando 4.5 jogos de roubar a seed 1 do Leste para si. Enquanto isso, o Clippers conquistou oito vitórias neste mesmo período e assumiu a sexta colocação do Oeste após derrotas do Warriors, entrando na zona direta por playoffs. Dessa forma, esta partida vale muito para ambas as equipes.
Após algumas partidas ausentes de Donovan Mitchell, Cleveland contará com seu principal jogador de volta, que vem entregando médias importantíssimas de 24.0 pontos. Com seu retorno, Darius Garland deixará de ser a principal arma ofensiva para assumir o papel de um ótimo coadjuvante, entregando 20.7 pontos por jogo. Ainda, Evan Mobley seguirá assumindo o papel defensivo, com média de 1.6 tocos (quarta melhor da liga). O Clippers, por sua vez, encaixou depois do retorno de Kawhi Leonard à lineup titular, com o craque entregando 20.5 pontos por partida e,ao lado de James Harden (22.5 ppg) e Norman Powell (22.4 ppg), formando um dos trios mais efetivos da NBA atual.
Duelo de extrema importância de duas equipes com potencial de título!
Palpite: Los Angeles Clippers
Linha para ficar de olho: Darius Garland +7.5 assistências
Milwaukee Bucks x Atlanta Hawks
Às 20h00 do domingo, teremos um confronto que deverá ser definido no detalhe e que vale vaga direta nos playoffs do Leste entre Milwaukee Bucks (40-33) e Atlanta Hawks (35-38). Com as equipes derrapando em momentos cruciais da temporada, Milwaukee acabou caindo para a sexta posição do Leste, enquanto Atlanta caiu para a sétima, fazendo com que esse jogo possa ser um alívio para os Bucks (se distanciando do play-in) ou uma nova esperança para o Hawks conquistar a vaga direta para os playoffs e, assim, fugir de Cleveland ou Boston caso avancem no play-in.
É inegável dizer que a ausência de Damian Lillard está fazendo com que a franquia de Wisconsin entre em parafuso. Após a lesão do armador, listado com trombose na panturrilha (que o pode tirar da temporada), Milwaukee vem em sequência de seis derrotas nas últimas dez partidas, sendo três delas seguidas e parece que não conseguem encontrar uma forma de amenizar a falta de um armador de elite. Já Atlanta não tem o sempre confiável Clint Capela, mas ainda estão conseguindo se manter vivos, com seis vitórias no mesmo recorte, apesar de virem de duas derrotas seguidas. O duelo deste domingo deve ficar centrado em Giannis Antetokounmpo x Trae Young, mas vale ficar de olho em qual ausência pesará mais: um armador em Milwaukee ou um pivô em Atlanta?
Palpite: Milwaukee Bucks
Linha para ficar de olho: Trae Young +9.5 assistências
Phoenix Suns x Houston Rockets
Para finalizar os palpites, Suns (35-39) e Rockets (48-26) duelam no Footprint Center, em Phoenix, com objetivos muito diferentes. Enquanto Phoenix segue na sua inconsistência de entrar e sair da zona de play-in, estando um jogo atrás de Dallas (que agora conta com o retorno de Anthony Davis, o que complica muito a tarefa dos Suns), Houston vem de nove vitórias nos seus últimos dez duelos e vê a seed 2 do Oeste cada vez mais possível de garantir com antecedência – estão 1.5 jogos a frente do Nuggets.
Sem ausências de impacto em ambas as franquias, a expectativa é de que tenhamos o que os dois times têm de melhor neste fim de domingo. Pelo lado do Suns, Devin Booker (25.3 ppg e 7.1 apg), Kevin Durant (26.8 ppg e 6.0 rpg) e Bradley Beal (17.3 ppg) precisam elevar seus níveis atuais de jogo para conseguir a árdua tarefa de sair da 11ª colocação do Oeste e colocar Phoenix ao menos no play-in. Já por Houston, Jalen Green (21.5 ppg), Alperen Sengun (19.2 ppg e 10.5 rpg) e Amen Thompson (14.0 ppg e 8.3 rpg) compõem um elenco que, apesar de não ter grandes números individuais, entregam um aspecto coletivo absurdamente sólido e que faz com que a equipe texana tenha a quarta melhor campanha geral da NBA.
É clima de final para o Phoenix Suns às 23h!
Palpite: Houston Rockets
Linha para ficar de olho: Devin Booker +27.5 pontos
Por Bruno Oliveira