A temporada regular da NBA segue muito intensa, com as disputas por playoffs cada vez mais acirradas. Dessa forma, vamos comentar sobre os cinco principais jogos deste fim de semana que prometem entregar um alto nível de basquete, além de dar algumas dicas para realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
Atlanta Hawks x Houston Rockets
Diretamente do State Farm Arena, em Atlanta, Hawks (19-19) e Rockets (25-12) farão um confronto interconferência com aspirações um pouco diferentes. Enquanto Atlanta sofre com a inconsistência na temporada e briga por entrar na zona de playoffs com uma vitória neste sábado, Houston se mostra uma equipe muito sólida e que, ao assumir a vice-liderança do Oeste, busca tirar os 5.5 jogos de desvantagem para o líder Thunder.
Para este confronto, vale ficar de olho na má fase defensiva de Atlanta, que figura como a terceira pior defesa da liga com 119.8 pontos cedidos por partida. Por outro lado, Trae Young está atuando em alto nível, com 22.5 ppg e a maior marca da liga com 12.1 apg (2.5 a mais que o segundo colocado, Nikola Jokic). Houston, por sua vez, conta com Jalen Green jogando como uma verdadeira superestrela, fazendo pelo menos 27 pontos em suas últimas quatro aparições. Além dele, destaque para Alperen Sengun que com seus 10.5 rpg, contribui para que os Rockets tenham a melhor marca da liga em rebotes por jogo, com 48.5.
Palpite: Houston Rockets
Linha para ficar de olho: Alperen Sengun +8.5 rebotes
Minnesota Timberwolves x Memphis Grizzlies
No Target Center, em Minneapolis, Timberwolves (20-17) e Grizzlies (24-14) se enfrentarão no duelo mais aguardado deste sábado. Em fases distintas, Minnesota chega para o confronto com três vitórias seguidas na bagagem e a expectativa de entrar na zona de playoffs, enquanto Memphis vem de três derrotas nas últimas quatro partidas e busca retomar a vice-liderança do Oeste.
Em um duelo tático muito interessante, o Timberwolves conta com a quarta melhor defesa da liga, cedendo apenas 107.2 ppg, enquanto Memphis é o melhor ataque da NBA com 122.9 ppg, ao passo que o time de Anthony Edwards é o 22° melhor ataque (108.9 ppg) e o time de Ja Morant é a 21ª melhor defesa (114.8 ppg). Para desequilibrar o jogo, Minnesota conta com um dos jogadores mais espetaculares da temporada em Ant, que tem marca de 25.7 ppg e a segunda maior marca da liga em bolas de 3 por jogo, com 4.3. Memphis, sem Marcus Smart com lesão no dedo da mão, aposta suas fichas em Jaren Jackson Jr. e Ja Morant que, somados, contribuem com mais de 44 ppg, além de terem impactos em outras áreas do jogo, com JJJ sendo um pilar defensivo e Ja o maestro ofensivo, com 7.7 apg.
Promessa de uma partida muito equilibrada!
Palpite: Memphis Grizzlies
Linha para ficar de olho: Anthony Edwards +27.5 pontos
New York Knicks x Milwaukee Bucks
No final da tarde de domingo, o lendário Madison Square Garden, em Nova York, recebe Knicks (25-13) e Bucks (19-16) em um jogo de franquias que cada vez mais estão se encaixando nesta temporada e lutam por um posicionamento melhor na conferência Leste, já que estão em terceiro e quinto, respectivamente.
Em duelo que pode acontecer em meados de abril pelos playoffs, Knicks e Bucks contam com abordagens diferentes com relação aos seus elencos. NY possui um elenco muito denso e participativo, liderados principalmente por Karl-Anthony Towns que lidera o time em ppg e rpg, com 25.3 e 14.0 respectivamente. Ainda, Jalen Brunson, Mikal Bridges e OG Anunoby auxiliam o 7° melhor ataque da liga com 25.0, 18.4 e 16.6 ppg. Milwaukee, por outro lado, tem em Giannis Antetokounmpo sua principal arma nos dois lados da quadra, com 31.3 ppg e 11.8. Além dele, apenas Damian Lillard com 24.8 ppg contribui de forma significativa, podendo ser o grande ponto fraco da equipe na partida.
Palpite: Milwaukee Bucks
Linha para ficar de olho: Giannis Antetokounmpo +27.5 pontos
Dallas Mavericks x Denver Nuggets
Às 17h00 do domingo, teríamos um dos jogos mais aguardados da semana entre o quarto e o quinto do Oeste (que seria um confronto de playoff, caso a temporada se encerrasse hoje) em Mavericks (22-16) e Nuggets (21-15), no American Airlines Center, em Dallas, mas as principais estrelas Nikola Jokic (doente), Luka Doncic (panturrilha) e Kyrie Irving (doente) devem ser ausências na partida. Entretanto, as equipes contam com boas peças de apoio como Jamal Murray e Klay Thompson que valem a sua audiência.
Caso realmente não conte com sua dupla de estrelas, o Mavericks perde uma média de 52.4 pontos, que precisa ser reposta por Klay Thompson (13.8), PJ Washington (13.4), Daniel Gafford (11.4) e Dereck Lively (9.1) para que o oitavo melhor ataque da NBA sofra menos com essas ausências. Denver, por sua vez, perde o cérebro do time, que contribui com 31.5 ppg, 13 rpg, 9.7 apg (2° maior marca da liga), 1.7 tocos (5° na NBA) e 0.6 roubos. Para amenizar a perda de Jokic, Jamal Murray deve assumir o papel de protagonismo, mas precisará do auxílio de Michael Porter Jr, Russell Westbrook e Christian Braun para derrotar uma sólida defesa de Dallas.
Palpite: Denver Nuggets
Linha para ficar de olho: Jamal Murray +24.5 pontos
Cleveland Cavaliers x Indiana Pacers
Para finalizar o domingo, Cavaliers (33-4) e Pacers (20-18) duelam no Rocket Mortgage FieldHouse, em Cleveland, em jogo de equipes que vêm em ótimo momento na temporada. Cleveland acaba de vencer o líder do Oeste e se consolida como o time a ser batido na NBA, com 12 vitórias seguidas, enquanto Indiana vem de quatro vitórias seguidas e está prestes a entrar na zona de playoffs do Leste.
Em busca de manter sua incrível sequência de vitórias ativas, o Cavs conta com um elenco completamente saudável e associativo. Empatado com Memphis como o melhor ataque da NBA, Donovan Mitchell lidera a equipe com 22.9 ppg, seguido por Darius Garland (21.0) e Evan Mobley (19.0), além de contar com Jarrett Allen tendo 10.2 rebotes por partida, comandando a defesa de Cleveland. Buscando o upset, Indiana também tem um coletivo muito forte liderado por Tyrese Halliburton que vem em sólida temporada de 18.4 ppg e 8.9 apg, enquanto Pascal Siakam entrega 19.8 ppg (com 52% de aproveitamento dos arremessos de quadra) e Myles Turner 15.1 ppg, além de absurdos 2.1 tocos por partida (terceira maior marca da liga). Será que teremos surpresas no fim do domingo?
Palpite: Cleveland Cavaliers
Linha para ficar de olho: Darius Garland +5.5 assistências