O mês de abril chegou e a temporada regular da NBA entra na sua penúltima semana prometendo muita emoção pelas vagas finais nos playoffs. Dessa forma, vamos comentar sobre os cinco principais jogos deste fim de semana que prometem entregar um alto nível de basquete, além de dar algumas dicas para realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
Atlanta Hawks x New York Knicks
Diretamente do StateFarm Arena, em Atlanta, Hawks (36-40) e Knicks (48-28) protagonizarão um duelo de muito equilíbrio na tarde deste sábado. Vindos de fases não tão boas, Atlanta tem seis derrotas nos últimos dez jogos (sendo duas seguidas), caindo para a oitava posição do Leste, mas com dois jogos a menos que Orlando, que ocupa o 7° lugar. Já New York figura na terceira melhor campanha do Leste, mas após vencer somente seis dos seus últimos dez confrontos, viu Indiana se aproximar cada vez mais, estando 2.5 jogos atrás, após ter vencido oito jogos no mesmo recorte. Para NY, vencer significa garantir mando de quadra na 1ª rodada (Detroit não os alcançariam mais), enquanto para Atlanta, vencer é deixar viva a chance de sediar o primeiro jogo de play-in.
Apesar de conseguirem se manter competitivos nos últimos jogos, os Knicks claramente estão sentindo a falta de Jalen Brunson, que está fora por conta de lesão no tornozelo. Sem o armador, cabe a Karl-Anthony Towns, Josh Hart e OG Anunoby assumirem a liderança do time nessa reta final. Após vencerem Milwaukee, Portland e Philadelphia, NY tomou um duro golpe ao deixar escapar uma vantagem de 15 pontos contra Cleveland e perderem por 19 (foram 26 pontos de diferença só no 2° tempo). Pelo lado dos Hawks, a vitória contra Milwaukee foi apenas uma ilusão, pois o time havia perdido para Houston e Miami antes e acabou perdendo jogos muito importantes contra Portland e Dallas, que com certeza irão custar caro no futuro da franquia nesta temporada. Para o duelo de hoje, seguem sem Clint Capela e Trae Young é dúvida por conta de uma lesão no tendão de Aquiles, mas deve ir pro jogo.
Em um confronto de times muito inconstantes, qual será a franquia que sairá forte pela briga por melhor seed nesses playoffs?
Palpite: New York Knicks
Linha para ficar de olho: OG Anunoby +19.5 pontos
Los Angeles Clippers x Dallas Mavericks
O Intuit Dome, em Inglewood, receberá um jogaço entre Clippers (45-32) e Mavericks (38-40) que pode se repetir nos playoffs do Oeste. Isso porque após uma sequência de 8-2 nos últimos dez jogos (segunda melhor marca da NBA), Los Angeles assumiu a sétima posição e colou em Lakers, Nuggets, Warriors e Timberwolves que batalham não só pela terceira posição, mas também para garantir presença direta nos playoffs do Oeste. Dallas, por sua vez, ressurgiu após o retorno de Anthony Davis e venceu três das suas últimas cinco partidas, ultrapassando Sacramento e figurando na nona colocação, podendo sediar um jogo de play-in. Perder não é uma opção para nenhum dos dois times.
Em um raro back-to-back de jogos entre si, LA derrotou o Mavs por 114-91 na noite desta sexta-feira no mesmo palco do confronto de hoje. Com destaques para Kawhi Leonard (20 pts) e Ivica Zubac (14 pts e 13 reb), o Clippers não deu chance para um Mavericks sem Davis (fora por lesão no adutor). Entretanto, existe uma possibilidade dele retornar para o jogo de hoje, o que muda completamente todo o panorama de uma batalha muito importante. Entregando médias de 19.5 pontos, 9.7 rebotes e 4.0 assistências, Anthony Davis pode ser a resposta para conter a dominância de Ivica Zubac no garrafão e tirar a pressão de jogadores como Naji Marshall e Spencer Dinwiddie de terem que criar várias jogadas, já que Klay Thompson jogou apenas 13 minutos (fazendo só 2 pontos) por estar limitado por uma doença.
Palpite: Los Angeles Clippers
Linha para ficar de olho: Anthony Davis +21.5 pontos
Oklahoma City Thunder x Los Angeles Lakers
Às 16h30 deste domingo, o Paycom Center, em Oklahoma City, recebe Thunder (64-13) e Lakers (47-30) em um jogo de franquias que vem em alta na temporada. Após vencer três dos seus últimos quatro jogos, LA assumiu a terceira colocação do Oeste e agora luta por manter sua posição privilegiada de mandar jogos na primeira rodada dos playoffs. Já OKC não vê seu objetivo mudar há semanas: garantir a melhor colocação geral da NBA. Com duas vitórias a mais que Cleveland, este objetivo está bem encaminhado, mas ter perdido o último jogo contra Houston liga um alerta sobre como a equipe não pode relaxar muito para não chegar nos playoffs em um ritmo abaixo dos seus concorrentes.
Cada vez mais perto de garantir seu primeiro MVP (de acordo com as parciais divulgadas pela NBA), Shai Gilgeous-Alexander segue sendo a principal arma deste fortíssimo Thunder, prometendo causar muitos problemas para a inconstante defesa do Lakers, que sofreu 115 pontos de média nos últimos cinco jogos. Falando no time roxo e dourado, perder para Golden State foi um balde de água fria na confiança do time, pois haviam acabado de vencer jogos duros contra Memphis e Houston. Apesar disso, é inegável que o time liderado por Luka Doncic e LeBron James tem talento de sobra e é sempre uma equipe dura de vencer.
Palpite: Oklahoma City Thunder
Linha para ficar de olho: Luka Doncic +25.5 pontos
Denver Nuggets x Indiana Pacers
Às 21h00 do domingo, teremos um confronto que deverá ser definido no detalhe e que vale muito nas brigas dos playoffs das duas conferências entre Denver Nuggets (47-31) e Indiana Pacers (46-31). Apesar dos recordes parecidos, as equipes estão em fases muito distintas em um momento crucial da temporada, já que Denver está 4-6 nos últimos dez jogos (sendo três derrotas seguidas), tendo caído para a quarta colocação do Oeste, enquanto Indiana está 8-2 no mesmo recorte (segunda melhor marca da NBA), com três vitórias consecutivas, e agora almejando a terceira posição do Leste, que atualmente é dos Knicks.
Sem lesões de impacto para nenhum dos dois times, cabe destacarmos a inconstância de Denver em um contexto geral, pois a franquia do Colorado é o terceiro melhor ataque da NBA com 120.7 pontos por jogo, porém a sétima pior defesa, cedendo uma média de 116.9 pontos. Neste contexto, há muita pressão nos ombros de Nikola Jokic de conseguir vitórias basicamente sozinho (contra Minnesota, fez um triplo-duplo de 61 pontos e nem assim foi suficiente para vencer) e o sérvio não irá conseguir levar esse time pra frente se não tiver o mínimo de auxílio de seus companheiros (né, Sr. Russell Westbrook?). Do lado dos Pacers, vale destacar o bom desempenho coletivo da equipe, que tem ao menos oito jogadores contribuindo constantemente: Halliburton, Siakam, Turner, Nembhard, Mathurin, Nesmith, Toppin e McConnell. Olho na franquia de Indiana, que pode surpreender nesses playoffs.
Palpite: Indiana Pacers
Linha para ficar de olho: Nikola Jokic para fazer triplo-duplo
Golden State Warriors x Houston Rockets
Para finalizar os palpites, Warriors (46-31) e Rockets (51-27) duelam no Chase Center, em San Francisco, em um jogaço que promete ser o melhor do fim de semana. Em fases incríveis, Golden State venceu sete das suas últimas dez partidas, e vem de cinco vitórias seguidas (melhor marca da NBA), fazendo com que assumissem a quinta posição do Oeste, brigando ávidamente pela terceira colocação dos Lakers. Já Houston, venceu oito jogos no mesmo recorte (segunda melhor marca da NBA), sendo duas seguidas, e abriu vantagem de 4.5 jogos para ficar sossegado na segunda colocação do Oeste.
Com ambos os injury reports literalmente zerados, as equipes vão com força máxima para um duelo muito importante para definir as seeds do Oeste. Stephen Curry se recuperou muito bem da lesão no quadril e já meteu jogos de 50 e 37 pontos no seu retorno, provando porque mesmo aos 37 anos, é um dos maiores da história do esporte. Houston, por sua vez, conta com um elenco muito bem montado, com sete jogadores de alta entrega em quadra: VanVleet, Green, Thompson, Brooks, Sengun, Smith Jr e Eason. Para derrotar a franquia texana, é necessário parar essa máquina coletiva tão bem montada.
Palpite: Golden State Warriors
Linha para ficar de olho: Stephen Curry +26.5 pontos
Por Bruno Oliveira