2025 acabou de começar, mas a temporada regular da NBA está pegando fogo, com os times chegando perto da metade das partidas disputadas. Com as lineups já definidas, o discernimento das boas e más equipes e um cronograma de duelos à mão, nada melhor do que dissertar sobre cinco jogos do fim de semana para acompanhar de perto e realizar aquela fézinha, certo? Então sem mais delongas, vamos nessa:
San Antonio Spurs x Denver Nuggets
Diretamente do Frost Bank Center, em San Antonio, Spurs (17-16) e Nuggets (19-13) se enfrentam em duelo intraconferência com diferentes aspirações, já que Denver, atual 4° do Oeste, busca colar em Memphis (23 vitórias) e Houston (22), enquanto San Antonio – atual 9° – deseja sair da zona de play-in e ingressar na zona de playoffs, a qual está dois jogos atrás do Clippers.
Para o duelo deste sábado, o Nuggets vem de três vitórias seguidas e conta com Nikola Jokic com média de 9.7 assistências por jogo e Jamal Murray com média de 19.8 pontos. O principal questionamento é a presença de Aaron Gordon que, com problema na panturrilha, é dúvida para o jogo. Pelo lado dos Spurs, Victor Wembanyama é o craque do time com 25.6 pontos, 10 rebotes, 3.9 assistências e 3.9 tocos de média na temporada. A grande expectativa é o possível retorno de Jeremy Sochan, que com problema nas costas é considerado dia-a-dia para retornar.
Palpite: Denver Nuggets
Linha para ficar de olho: Jamal Murray +21.5 pontos
Golden State Warriors x Memphis Grizzlies
No Chase Center, em San Francisco, Warriors (16-16) e Grizzlies (23-11) se enfrentarão no duelo mais aguardado deste sábado. Isso porque além de Golden State contar com jogadores já consagrados que todos conhecemos, Memphis finalmente parece ter engrenado sob o comando de Ja Morant, e promete ser uma franquia que pode incomodar caso confirme vaga nos playoffs.
Apesar do último jogo entre as equipes ter sido um massacre completo dos Grizzlies (144-93), Golden State havia vencido o primeiro duelo da temporada (123-118), fazendo desta partida um tira-teima da temporada. Fugindo um pouco dos destaques já manjados de ambas as equipes, vale destacar as ótimas temporadas de Jonathan Kuminga (16.8 ppg) pelo Warriors e Jaren Jackson Jr. que, apesar de ser um ótimo destaque defensivo, é o cestinha do Grizzlies com 22.1 ppg. Jogão para fechar a primeira noite do fim de semana.
Palpite: Memphis Grizzlies
Linha para ficar de olho: Stephen Curry +27.5 pontos
Los Angeles Clippers x Atlanta Hawks
Na madrugada de sábado para domingo, o Intuit Dome, em Inglewood, recebe Clippers (19-15) e Hawks (18-16) se enfrentam em um jogo de franquias que figuram na 7ª colocação de suas respectivas conferências que, apesar de conseguirem bater de frente com os líderes, carecem de consistência na maioria dos jogos, fazendo com que seus recordes figurem perto dos .500.
Vale destacar que as equipes são opostas nos quesitos ataque/defesa, já que Atlanta possui o 5º melhor ataque com a 4ª pior defesa, enquanto LA tem a 5ª melhor defesa com o 7º pior ataque da liga. Nesse quesito, vale ficar de olho nos dois franchise players: Trae Young – que tem 22.3 ppg, 3.6 rpg e 12 apg – e James Harden, com 21.9 ppg, 6.1 rpg e 7.8 apg.
Palpite: Los Angeles Clippers
Linha para ficar de olho: Trae Young +8.5 assistências
Oklahoma City Thunder x Boston Celtics
Às 17h30 do domingo, teremos o jogo mais aguardado da semana entre o líder do Oeste, Thunder (28-5) e o vice-líder do Leste e atual campeão da NBA, Celtics (25-9), no Paycom Center, em Oklahoma City. Com as duas franquias praticamente garantidas nos playoffs mesmo com muitos jogos para acontecer, o duelo deste domingo serve para ganhar moral na temporada e reacender o fogo de pós-temporada nas torcidas.
Com elencos recheados dos dois lados da quadra, OKC tem o 2° colocado da votação de MVP da temporada passada, Shai Gilgeous-Alexander como seu FP, tendo média de 31.2 pontos por jogo. Ao seu lado, Jalen Williams, Lu Dort, Isaiah Hartenstein e Cason Wallace são jogadores que contribuem consideravelmente no ataque (Williams, por exemplo, tem média de 20.9 ppg), mas também defensivamente, com Williams e Wallace em 5° na liga com 1.8 roubos por jogo, além de Dort e Hartenstein serem muito efetivos em rebotes e marcação individual.
Boston, por sua vez, conta com uma alta produção coletiva que foi a marca do time para o título de 2023/24. Jayson Tatum segue sendo a principal arma ofensiva com 28.5 ppg (e 3.9 bolas de 3 por jogo, 3° na NBA), seguido por Jaylen Brown com 24.4, Derrick White com 17.1, Payton Pritchard com 15.5 e Jrue Holiday com 12.3. Defensivamente, destaques para Tatum com média de 9.3 rebotes e Pritchard e Holiday com 1 roubo por jogo, com este sendo peça-chave para marcar as grandes armas ofensivas adversárias, como Shai. Promessa de jogaço!
Palpite: Boston Celtics
Linha para ficar de olho: Jayson Tatum +8.5 rebotes
Houston Rockets x Los Angeles Lakers
Para finalizar o domingo, Rockets (22-11) e Lakers (19-14) duelam no Toyota Center, em Houston, em jogo de equipes que vêm em alta na temporada, com seis vitórias nas últimas oito partidas, buscando se consolidar cada vez mais na zona de playoffs em uma conferência que se mostra absurdamente forte, com a distância do 2°, Memphis Grizzlies, para o 11° e primeiro time fora da zona de play-in, Phoenix Suns, estando em apenas oito vitórias.
Com um time completamente reformulado nos últimos anos principalmente via draft, assim como o Thunder, Houston conseguiu montar uma sólida lineup liderada por um possível astro em ascensão Jalen Green, que tem média de 19.4 ppg, e que conta com o ótimo center Alperen Sengun (com 19.1 ppg e 10.7 rpg), Jabari Smith Jr (11.9 ppg) e Dillon Brooks (38.6% de bolas de 3) como complemento.
Pelo lado dos Lakers, Anthony Davis cada vez mais assume o papel de protagonismo do time, com 26.1 ppg, 11.6 rpg e 2 tocos (3° da NBA), mas ainda vê LeBron ser destaque aos 40 anos, entregando uma altíssima média de 23.9 ppg, 7.6 rpg e 8.9 apg. Apesar disso, o corpo de apoio é inferior à maioria das outras franquias, com Austin Reaves e Rui Hachimura sendo os destaques esporádicos de alguns jogos (como Reeves no jogo de Natal vs Warriors) e o rookie Dalton Knecht buscando cada vez mais minutos.
Palpite: Houston Rockets
Linha para ficar de olho: Anthony Davis +10.5 rebotes