Fala fiéis, hoje na coluna do farm system vamos abordar o que andou acontecendo com nossos afiliados e prospectos nos últimos 30 dias. O sistema de fazenda dos Padres teve um bom final de Abril e um péssimo início de Maio. Não tem como ser constante o tempo todo, certo? Nada muito preocupante, quero lembrar você caro leitor, que na temporada passada, apenas os DSL dos Padres (que joga no último nível da MiLB nos complexos de primavera) terminaram com uma campanha acima dos 0,500.

El Paso de Chihuahuas

– Nas últimas três semanas o nosso simpático Chihuahuas empatou a série contra o Las Vegas Aviators (3-3), venceu as séries contra o Reno Aces (4-2) e Sugar Land Space Cowboy (4-2) e empatou a série contra Sacramento River Cats (3-3). Disparado foi o nosso afiliado que teve o melhor desempenho ao lado do Missions, se reerguendo no campeonato. Mesmo com muitos desfalques que subiram para ajudar os Padres na MLB.

Os destaques ofensivos nos últimos 30 dias foram o nosso ex outfielder Trayce Thompson que teve uma performance monstruosa para os Chihuahuas que culminou com ele sendo nomeado até para o prêmio de Jogador da Semana na PCL. Vinha com números que o colocava nas cabeças das stats das minors, o que nos leva a questionar, por que ele foi dispensado? Poderia ter descido novamente para as minors e com certeza ajudaria os Padres quando precisasse de um substituto na MLB por alguma lesão no campo externo. Taylor Kohlwey de 27 anos, não possui muita força, mais é um rebatedor de contato e praticamente todo jogo de El Paso ele consegue seu hitzinho para ajudar a equipe. Ele ocupa o top 10 na PCL com uma taxa de walks de 16,7%. O apanhador Brett Sullivan chegou a 8 de 13, com dois homers runs, sete RBI e quatro walks (enquanto Luis Campusano estava nas grandes ligas), o jogador de 28 anos foi o maior beneficiário da subida de Camp.

Nomar Mazara também chegou a ter uma boa semana nos últimos 30 dias, talvez até nos leva a crer que futuramente, possa ter uma chance para ele na MLB (talvez por isso Thompson tenha sido dispensado? Não sei, mas hoje existe um limite de vezes que um atleta pode descer e subir entre MiLB e MLB); Mazara teve semana que contribuiu com uma rebatida dupla, dois homer runs, três RBI, quatro walks e sete corridas anotadas. Mazara lidera os Chihuahuas em OPS com 990, e detalhe, isso tudo com ele aparecendo pouco no home plate, logo ele não se qualifica para ser listado entre os líderes de toda a liga. O primeira base Aderlin Rodriguez, atingiu seu primeiro grand slam no ano, o que o levou a contribuir com nove RBI na penúltima semana. Luis Campusano fez sua primeira aparição desde que retornou da MLB quando estava com os Padres e em apenas três jogos, foi 3 de 8, com direito a um home run e três corridas marcadas. Na sequência de quatro partidas teve jogos multi hit. O shortstop CJ Abrams mostrou presença marcando três home runs em suas primeiras partidas, também roubou três bases. CF Shogo Akiyama teve sete rebatidas em seus primeiros quatro jogos com El Paso, incluindo seu primeiro home run nos Estados Unidos. O meio campista Eguy Rosario também conseguiu sete rebatidas e sofreu quatro walks na última semana depois de um início desanimador.

No montinho o canhoto Luke Westphal arremessou bem, trabalhando duro e conseguindo até shutout. Com esse desempenho baixou seu ERA para 2,00. O jogador de 32 anos está em sua segunda temporada na organização Padres depois de sair da Liga Atlântica. Já o destro Jesse Scholtens vem arremessando bem. O jogador de 28 anos conseguiu um recorde na temporada, trabalhando por 6,2 entradas. Em sete jogos, Scholtens permitiu apenas sete corridas, incluindo menos de dois runs em cinco de suas sete aparições. Ele atualmente lidera a PCL em ERA em 1,95. Os Chihuahuas tem a sorte de contar com dois jovens starters que têm tempo de serviço prestados na MLB. Reiss Knehr e Ryan Weathers. Knehr empatou seu recorde da carreira com sete strikeouts em uma partida nas minors, o canhotinho Ryan Weathers contribuiu com quatro entradas de shutout, embora com comando – ainda – irregular. Weathers permitiu cinco rebatidas e duas caminhadas, mas o mais importante, ele manteve os rebatedores longe do placar e isso da confiança. Weathers teve um começo difícil depois de ser designado para começar a temporada na minors, mas vem mostrando que não vai se satisfazer em ficar muito tempo por lá, vem melhorando.

San Antonio Missions

– Perdeu a série para o Amarillo Sod Poodles (4-2), empatou com Springfield Cardinals (3-3) e venceu as séries contra Corpus Christi Hooks (4-2) e Arkansas Travelers (4-2). Sem duvidas o melhor rendimento coletivo dos últimos 30 dias junto com o Chihuahuas.

No ataque Esteury Ruiz chegou a ser titular em todos os seis jogos da série contra o Sod Poodler e foi 11 de 25 com duas rebatidas duplas, um homer run e sete RBI. Ruiz ainda roubou cinco bases e conseguiu a liderança da liga com 23. Ruiz é o segundo na liga com um wRC+ de 205, com as melhores taxas de strikeout e walk. Ruiz cresceu bastante nesses últimos 30 dias, pegou confiança. O outfielder sofreu apenas um strikeout no intervalo de 2 semanas. O jogador de 23 anos vem com uma média de rebatidas em torno dos 0,350. Ruiz chegou a 3 de 4 na série contra o Cardinals, com um par de home runs e uma rebatida dupla, sofrendo 7 walks. Nessa mesma série o destaque foi Connor Hollis, chegando a atingir 0,522 de batting average na semana, inclusive rebatendo um grand slam no topo da nona entrada na série contra o Cardinals.

No montinho o destro Gabe Mosser vem com um bom ERA de 3,12. Sendo o nosso pitcher mais estável no Missions. Ryan Lillie fez duas aparições como reliever bombeiro e vêm liderando a equipe em entradas lançadas, em uma dessas partidas conseguiu três strikeouts na mesma entrada. Matt Waldron jogou seu melhor jogo do ano, atuando por cinco entradas de shutout, conquistando sua primeira vitória na temporada. Kevin Kopps lutou um pouco com o controle, mas foi capaz de trabalhar por duas entradas sem ceder runs. Fora de uma defesa perdida o que não é culpa sua, Kopps permitiu apenas uma corrida em seis de suas sete entradas, mas precisará limitar os seus walks daqui para frente. O canhoto Tom Cosgrove, contribuiu com duas entradas sem runs, está 2-0 com um ERA de 1,38 em 11,1 entradas. O destro Lake Bachar fez uma estreia notável na temporada com o Double – A, na tarde do último domingo. Bachar, de 26 anos, e três relievers (Moises Lugo, Carlos Belen e Kevin Kopps) lançaram um no-hitter coletivo para o Mission. O primeiro da franquia com nove entradas desde 2017.

Fort Wayne TinCaps

– O meu querido TinCaps venceu a série contra o Lansing Lugnuts (5-1) e perdeu as séries que valia a liderança da divisão para o Dayton Dragons (1-5), Wisconsin Timber Rattlers (1-5) e afundou na lanterna da divisão ao perder para o South Bend Cubs (1-5). Foi decepcionante os últimos 30 dias do nosso TinCaps, que viu sua posição cair de vice líder da divisão, para a lanterninha.

No ataque um fato curioso é que o TinCaps chegou a marcar 51 corridas no espaço de seis jogos. Nossa estrela Robert Hassell III oscilou bastante nessas últimas semanas, o que é normal, mesmo assim, ele tem a segunda menor taxa de K (strikeout) na Liga Centro-Oeste (13,6%) e sua média de rebatidas beira 0,397 o que lhe da o quarto lugar na liga. Ele também é o quinto na Liga com um OPS de 0,943. As últimas semanas de Joshua Mears decepcionaram bastante, foi um misto de mais baixo do que alto, chegou a marca de 0 de 24, sofrendo 18 strikeouts em 1 semana.

No montinho, o destro Ryan Bergert de 22 anos e escolha de sexta rodada no draft do ano passado, conseguiu 16 strikeouts em 10,2 entradas para iniciar sua carreira no High-A. Bergert tem sido dominante até agora nesta temporada para o TinCaps, eliminou quase 40% dos rebatedores que enfrentou e os adversários estão rebatendo apenas 0,167 contra ele. Bergert perdeu sua última temporada universitária depois de passar por uma cirurgia no cotovelo. O canhotinho Jackson Wolf chegou a arremessar cinco entradas de shutout, permitindo apenas duas rebatidas, dois walks, eliminando sete rebatedores, seu recorde na carreira. Wolf vem com 21 strikeouts em 14,1 entradas e um ERA de 4,40 em quatro partidas. Continuando no lado positivo do TinCaps (o montinho), o canhoto Robert Gasser teve sua melhor partida do ano, eliminando seis rebatedores, cedendo três walks e permitindo apenas uma rebatida em seis entradas de shutout. Noel Vela, 23 anos, vem sendo o destaque dessa posição e do time ultimamente. Vela jogou seis entradas de shutout na última semana e lidera a Liga Centro-Oeste em ERA com 0,34. Vela melhorou seu comando e controle, emitiu apenas um walk em suas duas últimas partidas, depois de permitir 13 em suas primeiras quatro.

Lake Elsinore Storm

– A tempestade do Lago Elsinore venceu as séries contra o Fresno Grizzlies (5-1) e o Inland Empire 66ers (5-1) e perdeu as séries contra Rancho Cucamonga (2-4) e San Jose Giants (1-5). Nosso afiliado mais próximo de San Diego teve 30 dias difíceis, mas segue em segundo lugar na divisão.

No ataque ao longo das últimas semanas, o interbase Jackson Merrill chegou a atingir 0,393/0,452/0,518. O outfielder James Wood ficou afastado por duas semanas (problema no pulso), em seu retorno foi 6 de 15 com duas rebatidas duplas e um grand slam. Apesar de jogar em apenas seis jogos este ano, Wood está no top 7 nas stats em homers (3) e RBI (15). Talvez o mais impressionante é que Wood foi eliminado em 14% de suas aparições no plate até agora. Lucas Dunn continua a liderar o setor ofensivo do Storm, teve semana nesses últimos 30 dias que foi 5 de 15 com uma rebatida tripla, um homer, três RBI e cinco walks.

No montinho Garrett Hawkins chegou a permitiu uma corrida em três rebatidas, acumulando seis strikeouts em um único jogo. O jogador de 22 anos eliminou pelo menos seis rebatedores em todas as suas três partidas, em 13,1 entradas nesta temporada, Hawkins andou apenas um rebatedor enquanto eliminava 19. Parece bem apropriado chamar Garrett Hawkins de destaque dos prospectos do corpo de arremessadores dos Padres até agora em 2022. Hawkins chegou a terminar cinco entradas em duas partida consecutivas, cedendo apenas uma corrida. Talvez o mais impressionante seja que, Hawkins cedeu um walk durante todo o ano. Sua taxa de caminhada é de 1,5% é a mais baixa da Liga do Sul da Califórnia. Jesus Gonzalez de 20 anos, também teve boas semanas, arremessou cinco entradas de shutout em uma partida, permitindo apenas uma corrida em três rebatidas, eliminando cinco rebatedores, recorde da temporada.

Sempre lembrando, se quer se aprofundar mais ainda na nossa farm, sigam nossos amigos do MadFriars que sempre faz um compilado diário e semanal bem interessante sobre os afiliados do Padres, além do blog FriarWire (Bill Center).

Autor: Victor Salviano @VSalviano (twitter)

DEIXE UMA RESPOSTA