Opinião: talento ou experiência, o que pesa mais num Super Bowl?

Este assunto é pauta de muitas discussões pelo mundo a fora. Levando em conta o elenco, o quarterback e a coach staff , qual seria mais vantajoso; ser talentoso ou experiente numa decisão do tamanho do Super Bowl? 

Bem, ao contrário de muitas perguntas sobre o esporte da bola oval, essa em especial, não existe uma resposta. Não existe uma formula exata para saber se uma equipe está realmente pronta para ir para o Super Bowl e não sentir a pressão do jogo. No entanto, neste artigo veremos alguns exemplos de confrontos recentes da nossa querida final da NFL para tomarmos nossas conclusões:

Matt Ryan vs Tom Brady

Resultado de imagem para matt ryan tom brady(Foto: Kevin C. Cox/Getty Images)

Matt Ryan, 31 anos na época, não era nenhum garoto na incrível virada do New England Patriots sobre o Atlanta Falcons no Super Bowl 51. Entretanto, ele vivia o auge da sua carreira, ganhando o MVP daquela temporada e liderando os Falcons nos playoffs até a final. Já Tom Brady, 39 anos, já era figurinha carimbada no Super Bowl; com quatro títulos em seu currículo. Vimos os Falcons fazendo 28×3 até o final do 3º quarto; até que Brady aparece daí em diante liderando os Patriots para o 5º título de sua história.

Andy Reid vs Kyle Shanahan

San Francisco 49ers vs. Kansas City ChiefsJohn Sleezer/Kansas City Star/Tribune News Service via Getty Images

O exemplo mais recente que temos é dos head coaches do Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, Andy Reid e Klay Shanahan. Shanahan vinha de uma temporada histórica com os 49ers, 13-3, e nos playoffs estava amassando seus adversários; conseguindo envolver seu jogo corrido, protegendo seu quarterback e fazendo muita pressão em cima do QB adversário.

Mas no Super Bowl, fez exatamente tudo ao contrário e chegou até a possuir uma vantagem de 10 pontos, mas não repetiu a mesma mentalidade de correr com a bola e acabou perdendo outro Vince Lombardi.

Doug Pederson vs Bill Belichick 

Resultado de imagem para doug pederson bill belichickFoto: James Lang

Até que enfim, finalmente o talento venceu a experiência. O coach Doug Pederson, em seu segundo ano, liderou o Philadelphia Eagles em uma temporada histórica; em que seu quarterback, Carson Wentz, que foi candidato a MVP, se lesionou, e Nick Foles chegou no time jogando como nunca; muito beneficiado pelo playbook e a playcalling favorável do seu coach. Com muita ousadia, jogadas diferentes pouco usadas em jogos tão importantes como o Super Bowl, ele conseguiu envolver todos do seu ataque ganhando dos Patriots; que havia uma das melhores defesas da liga no momento.

Russell Wilson vs Peyton Manning

Resultado de imagem para russell wilson e peyton manningFoto: John Lok / Seattle Times

Em seu segundo ano na NFL, o quarterback Russell Wilson liderou o Seattle Seahawks a um verdadeiro massacre de 43-8 diante do Denver Broncos. Além disso, Peyton Manning não era apenas experiente, mas também fez uma temporada regular histórica sendo MVP. Isso só aumenta o grau de dificuldade que foi esse jogo. Mas, em uma noite incrível e sem cometer erros; novamente a juventude puniu a experiência.

Enfim, poderíamos ficar citando vários exemplos de casos onde a experiência ganhou do talento ou vice versa. Entretanto, não existe uma verdade absoluta. Apenas quem sentir menos a pressão de estar no jogo mais importante da vida e conseguir realizar o que foi treinado com perfeição irá levantar o tão sonhado Vince Lombardi.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?
Arte 354
Lambeau Leapers #354 – Analisando o Roster
podcast-cream
BlackYellowBR 528 – Os Seis Anéis EP4 – Super Bowl XIV
Ep 247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
CollegeCast #247: O doce som dos bastões de metal! (com João Oliveira, ex-Rebatida Podcast)
qsqoymoz1jiwzhz1pnbn
Florida Panthers bicampeão da NHL: inicia-se uma dinastia?