Opinião: o uso de maconha para jogadores da NFL deveria ser liberado?

Nos últimos anos, o uso medicinal e legal da cannabis tem sido discutido com frequência nos mais diversos âmbitos. Dessa vez, a NFL deu um passo importante para fomentar essa discussão: a eliminação de punição para os testes positivos para maconha.

Mudanças nos testes e punições

A primeira alteração na medida tomada caso um jogador teste positivo no uso de cannabis; que antes era punido com afastamento; hoje será encaminhado para auxílio médico. A partir disso, será avaliado se precisa ou não de tratamento. Além disso, mudam os testes feitos na volta das férias dos jogadores em que o limite de THC era de 35 nanogramas, passando a ser de 150.

A maconha como tratamento alternativo

Junto às mudanças que o sindicato de jogadores promoveu na restrição do uso de cannabis, criou-se um comitê que pesquisará sobre a efetividade do poder curativo e analgésicos dos tratamentos alternativos. Alguns jogadores e, principalmente, ex-jogadores da NFL, defendem o uso da cannabis nesse sentido; sendo um medicamento mais natural, com menos efeitos colaterais e bem menos invasivo.

Nomes como Rob Gronkowski e Joe Montana, após suas aposentadorias, investiram em empresas que pesquisam tratamentos alternativos; justamente, por terem passado por inúmeras lesões durante suas carreiras e não terem conseguido apoio legal da NFL na época. “Todos sabem que o jogo é brutal. A Cannabis salvou minha vida e poderia ajudar muitos outros”; disse Kyle Turley, que atuou por oito anos na linha ofensiva e se aposentou em 2007.

Estima-se, pelo médico-chefe da NFL, Allen Sills, que no início de 2021 os jogadores já possam fazer uso da maconha de forma medicinal para tratar contusões nos joelhos e ombros e, até mesmo, para traumatismo cerebral. No entanto, ainda para Sills, “a ciência, infelizmente, está atrás da opinião popular e da imprensa. Temos muito mais opinião do que ciência no uso da maconha para a dor”.

Entretanto, ainda que a discussão caminhe a passos curtos, ter esse debate em voga e, principalmente, tratado de maneira científica e não especulativa; oferece uma chance muito mais efetiva no futuro dos tratamentos medicinais a base de maconha e dos benefícios que podem trazer não só a NFL, mas aos outros esportes.

Todos os conteúdos publicados neste site são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões e posicionamentos da FN Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arte EP 355
Lambeau Leapers #355 – O caminho para o Super Bowl
CollegeCast #249: A Lenda da Fênix - a PAC-12 renasce das cinzas!
CollegeCast #249: A Lenda da Fênix – a PAC-12 renasce das cinzas!
podcast-black
BlackYellowBR 531 – Jonnu Smith e Jalen Ramsey no Steelers! Minkah Fitzpatrick no Dolphins!
Os 6 Aneis - SB XLIII
BlackYellowBR 530 – Os Seis Anéis EP6 – Super Bowl XLIII
Reprodução: Instagram WNBA
A WNBA ANUNCIA EXPANSÃO PARA CLEVELAND, PHILADELPHIA E DETROIT ATÉ 2030
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 - Mapa pro tesouro pirata!
CollegeCast #248: Preview The American, Parte 2 – Mapa pro tesouro pirata!
Os 6 Aneis - SB XL
BlackYellowBR 529 – Os Seis Anéis EP5 – Super Bowl XL
Hard Count Podcast - Episódio 222 - Tier list defesas para 2025
Hard Count Podcast – Episódio 222 – Tier list defesas para 2025
INDIANAPOLIS, IN - JUNE 22: Shai Gilgeous-Alexander #2 of the Oklahoma City Thunder celebrates winning the Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player trophy after winning Game Seven of the 2025 NBA Finals against the Indiana Pacers on June 22, 2025 at Gainbridge Fieldhouse in Indianapolis, Indiana. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2025 NBAE (Photo by Logan Riely /NBAE via Getty Images)
Oklahoma City Thunder campeão da NBA: Apenas o começo?