Já estamos no final do segundo mês da MLB. Aquela sensação de baseball de abril já passou, e já podemos ver e prever quais times estão mais próximo dos playoffs ou não.

Mas algo nessa temporada parece não estar certo. Rebatedores estão colocando a bola em jogo pouquíssimo nesse ano, arremessadores dominantes, No-Hitters com uma constante frequência. Estamos na “Dead Ball Era” de novo?

Brevemente, o que foi a Dead Ball era?

Fazendo uma explicação rápida, para não me entender muito aqui. Esse período da “bola morta” foi bem no início do século 20, porém o tempo exato em que ocorreu é incerto. Todavia, o período mais correto seria entre 1901 (criação da liga americana) e 1920.

Greatest Dead Ball Era Footage Ever!
Uma das melhores fotos do período da Dead ball

A “dead ball era” foi nada mais, que um período de poucas corridas marcadas, e um foco em arremessos e na defesa.

Estamos num novo “dead ball era”?

À primeira vista, parece loucura sugerir algo assim. Após duas temporadas, em que o número de Home Runs foi altíssimo (inclusive sendo quebrado o recorde em 2019, pelo Minnesota Twins). Mas por que essa sugestão da volta da “Dead ball”?

Not Knowing If MLB Will Use The Universal DH In 2021 Is Stalling The Market For Some Players
Nelson Cruz, um dos principais rebatedores de potência do baseball, após ser eliminado

Vamos começar a analisar a estatística de média de rebatida por time. A média de rebatida da MLB é de .228 (22%). O que é algo muito baixo para toda a liga.

O pior time na média rebatendo é o Seattle Mariners. Rebatendo .198 (19%), chegando em base apenas .279 (27%).

O melhor time rebatendo é o Houston Astros com uma média de .273 (27%), chegando em base .337 (33%), sendo o terceiro time que mais chega em base.

Em contrapartida, se os rebatedores estão demorando a aquecer, os arremessadores são os principais responsáveis por isso. Até o momento que esse texto é escrito (21/05) já aconteceram 6 no-hitters, um recorde. O último sendo lançado por Corey Kluber, arremessador do New York Yankees.

O que significa para o esporte uma nova dead ball era?

Significa uma queda de popularidade. Baseball não é mais o principal esporte dos estados unidos, e um novo período em que o jogo seja focado em arremessadores. Dessa forma, torcemos para que os jogos tenham mais rebatidas, e que com o decorrer da temporada tenha um aumento na média de rebatidas e que os times cheguem mais em base, porque é disso que o povo gosta.

DEIXE UMA RESPOSTA