Com quatro meses de atraso, finalmente chegou o dia de dar início à NBA Finals! Depois de fazerem campanhas bem similares nos playoffs, Heat e Lakers vão brigar por um título muito importante para ambas as equipes. Enquanto o Heat quer mostrar que seu elenco, mesmo muito jovem, já é capaz de comandar essa liga, os Lakers querem vencer essa final para honrar a memória de Kobe Bryant e para empatar em títulos com o Celtics.

O Confronto

Lakers e Heat se enfrentaram duas vezes na temporada regular, com a equipe Angelina levando a melhor em ambas as ocasiões. Os Lakers venceram um jogo em casa e um em Miami. Sendo assim, o fato de não termos torcida não deve afetar a equipe.

Por outro lado, desde o início da bolha, a campanha do Heat têm sido de recuperação. A franquia que ficou apenas em quinto na classificação do leste, quase varreu o MVP Antetekounmpo, e tirou os Celtics na final de conferência.

A campanha de ambos nos playoffs

Ambas as equipes chegam para essa final com três derrotas nos playoffs, mas a favor de quem apontam as estatísticas?

FG % 3-Point % FT % Total Rebounds  TOs Total Points 
Lakers  .498  .355  .747  43.7  15.9  113.9 
Heat  .459  .357  .821  42.9  13.5  112.2 

 

As estáticas dos playoffs só mostram o quão equilibrado essa final pode ser. O Heat é uma equipe protege muito bem a bola e consegue pontuar bem tanto da linha do lance livre quanto de 3.

Poro outro lado, a equipe do Lakers aposta mais na força do garrafão, com Anthony Davis controlando os rebotes e pontuando bastante embaixo da cesta.

1 contra 1

Já que nas estatísticas o equilibro entre as equipes é muito grande, precisamos analisar jogador contra jogador.

Lakers  Heat  Vitória 
Danny Green  Goran Dragic  Heat 
Kentavious Caldwell-Pope  Duncan Robinson  Lakers 
Lebron James  Jimmy Butler  Lakers 
Dwight Howard  Jae Crowder  Empate 
Anthony Davis  Bam Adebayo  Lakers 

 

Antes de explicar minhas escolhas de vitória nos confrontos, vale ressaltar que os confrontos não estão organizados especificamente com a posição do jogador, mas sim com uma possível matchup nos jogos da final.

As vitórias de Dragic e Lebron são incontestáveis para mim, enquanto os outros são discutíveis. Duncan Robinson tem apenas um ponto a mais de média que KCP, mas a defesa de KCP e a importância na rotação dos Lakers nesses playoffs me parecem ter mais impacto na equipe. Além disso, apesar de Bam Adebayo viver um grande momento, Anthony Davis é, na minha opinião, o melhor jogador dos playoffs, sendo assim AD merecia estar a frente de Bam.

Minha opinião mais controversa sobre essa final é de que eu não vejo vantagem no confronto entre Jae Crowder e Dwight Howard. Crowder vinha sendo fundamental nos primeiros jogos da série, principalmente nas bolas de três, mas nas duas últimas partidas o rendimento dele caiu bruscamente. Por outro lado, Dwight Howard foi de um jogador que quase não entrava nos jogos, para titular da equipe e principal defensor de Jokic. Jae Crowder produz mais pontos que ele no ataque, mas as faltas cavadas por Howard e a ajuda na defesa deixam esse confronto empatado.

Lakers campeão

Eu vejo os Lakers levando essa final por 4×2, mas o Heat tem um elenco jovem e que não só vai dar trabalho para a equipe Anglicana nessa final, como também é um time a se observar para os próximos anos. Tyler Herro saindo do banco pode ser uma peça chave para uma vitória do Heat nessa final, já que vai enfrentar uma das melhores defesas de perímetro da bolha.

DEIXE UMA RESPOSTA