Os Vikings contrataram o QB Sam Darnold nessa offseason em um contrato de 1 ano 10M, no intuito de ter um QB experiente no elenco, já que eles também tinham a intenção de draftar um QB no top do draft e assim o fizeram selecionando JJ McCarthy na 10 escolha geral, após a saída do veterano Kirk Cousins.
Antes de entrar na situação atual com Sam Darnold, temos que ilustrar o cenário e para isso temos que falar de JJ McCarthy, o Calouro vindo de Michigan na minha opinião era um prospecto cru, que precisaria de certa lapidação, mas tudo bem o Vikings tinha o cenário perfeito para isso, fato que vai voltar na ascensão do Darnold, mas se você seleciona um QB no top 10 do draft espera que ele seja seu QB1, isso foi por agua baixo quando o calouro se machucou no primeiro jogo de pré-temporada (uma promissora amostragem diga-se) precisando de cirurgia e perdendo toda a temporada de calouro.
Vale dizer que como disse a intenção inicial do HC sempre foi dar oportunidade ao Darnold como titular e não ter a menor pressa com o desenvolvimento do JJ. Esse é o panorama em relação a McCarthy, agora vamos a temporada de 2024 do Sam Darnold.
Sam Darnold chegou nos Vikings com esse contrato de 1 ano para ser um QB ponte para os Vikings, mas tendo a promessa de oportunidade já que ele seria o QB1, treinou com o time principal todos os camps. Darnold um jogador para todos já declarado um bust na liga é visto como no máximo um reserva decente, essa função que desempenhou no 49ers no ano anterior, vale lembrar ele foi uma escolha de primeira rodada pelos Jets em 2018.
Mas a vida é cheia de surpresas e o Vikings de 2024 tem sido uma grata no geral e isso passa pelo desempenho muito acima do esperado se Sam Darnold, o QB está de longe tendo o melhor ano da carreira dentro do sistema do KOC, mostrando uma confiança que parecia que ele não tinha mais, não é absurdo nenhum dizer que ele é um dos 10 melhores QBs essa temporada projetando para terminar a temporada com +4000y e 35 TDs, números incríveis, tendo nesse momento um passer rating maior que o principal candidato a MVP Josh Allen, isso são só alguns números que não dizem tudo, poderia dizer que Darnold está sendo ajudado pelo sistema, mas isso não é toda verdade, fato é que quando os Vikings tem precisado dele lá elee esá, a linha ofensiva está desfalcada e não é boa, o jogo corrido não funciona na maioria dos jogos, mesmo assim ele está nos colocando em posição de vencer os jogos, o que levanta a dúvida… O que os Vikings fazem com isso, renovam com Darnold? Se sim se livram do McCarthy, ele vai querer ficar no banco?
A um mês eu diria que os Vikings não teriam qualquer intenção de renovar, e acho que pegar o cortado D Jones foi até um sinal que o time já estava procurando um QB 2 para McCarthy, mas não da pra fechar os olhos para o football jogado por Darnold e a pressão para renovar começa a surgir, ele na minha opinião vai ter mercado na liga, se não em Minnesota outro time vai pagar.
Essa é uma decisão para quando a temporada acabar no fim das contas, o time está em excelente campanha e o foco agora é nos play-offs, vai ser a primeira vez do Darnold, ele está jogando esse ano por sua carreira a ascensão dela, vamos ver como ele se sai nesse fim de temporada.
Eu concluo dizendo que eu Allison, já vi situações parecidas 1 ano é pouco e as vezes foi um shot… e depois o jogador volta a sua média se a temporada acabasse hoje eu teria receio de renovar e provavelmente reservaria a franchise tag para o Sam se algum outro time quiser teria que nos comtemplar com boas escolhas de dratf e teríamos pelo menos mais um ano para ver a situação deixando os dois Qbs competirem.
Mas Vamos ver o restante da temporada… afinal o Vikings está a 4 vitória do Super Bowl #Skol
_____________
Texto escrito por Allison Brito.