Albert Spalding é sem dúvida um dos mais importantes nomes da História do Beisebol e detentor de uma biografia que em muitos se mistura com o nascimento e popularização do jogo dos ballparks.
Nascido em Byron, Illinois em 1850, Spalding foi Pitcher dos Boston Red Stockings e do Chicago White Stockings entre 1871 e 1878. Em sua época como Pitcher, além de vencer duas temporadas da National Associaciation, ele também incentivou o uso de luvas, já que foi um dos pioneiros na utilização do equipamento nos jogos. Em 1874 ele e seu irmão se lançaram no mundo de negócios construindo sua marca, através de uma loja que logo se tornou uma fábrica de artigos esportivos, especialmente luvas de beisebol.
Dois anos após a criação de sua loja, Spalding se junta a Willian Hubert e ajuda no surgimento da atual Liga Nacional.
Encerrando sua carreira no montinho, Spalding partiu para uma carreira de gerenciamento. Ele se tornou proprietário do Chicago White Stockings (Cubs). E um dos seus mais destacados feitos, é que ele realizou o primeiro treino de primavera com sua equipe (uma tradição do Beisebol). Porém uma das maiores contribuições de Spalding em termos de história. É a de que 1905 ele organizou e dirigiu a comissão que definiu em 1907 Abner Doubleday como o criador e fundador e Cooperstown, NY como lugar de nascimento do Beisebol, dando ao esporte uma origem totalmente americana, e logo em seguida escreveu o Guia de Regras oficiais do Beisebol.
Spalding morreu em
1915, em San Diego. E teve seu nome inserido no Hall da Fama em 1939. Uma mais do que justa homenagem ao homem que o próprio Hall da Fama defini como: “Gênio organizacional dos dias pioneiros do beisebol.”

Texto: Rafael Gehlen & Kevin Marley

Arte: Kevin Marley

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA