Na última quinta feira (23), a NHL anunciou seu novo time de expansão: O Seattle Kraken. A recente expansão da NHL se iniciou em 2017, com a entrada do Las Vegas Golden Knights e termina agora com a entrada de Seattle no hóquei no gelo.
A cidade de Seattle tem um mercado de esportes que vem crescendo constantemente nos últimos anos, devido ao sucesso recente do Seattle Seahawks e da paixão fervorosa que a cidade tem por suas equipes.
Draft de expansão
O que é?
Quando um novo time entra na liga, existe um draft de expansão que basicamente, da o direito de o novo time “roubar” alguns jogadores dos times que já estão na liga.
Como funciona?
O draft de expansão desse ano terá 30 equipes da liga, já que o Golden Knights não perderá jogadores, por ter entrado na liga em 2017.
As 30 equipes poderão proteger 7 forwards, 3 defensores e um goleiro ou 8 jogadores de qualquer posição de linha e um goleiro. O Seattle Kraken poderá escolher um jogador de cada equipe, montando um elenco com 14 forwards, 9 defensores e 3 goleiros.
Regras da expansão
Existem algumas regras que os times devem seguir, tanto na proteção de jogadores quanto nos jogadores que serão elegíveis para o draft de expansão:
- Jogadores com 2 ou menos anos de liga não serão elegíveis para o draft
- Pelo menos dois forwards com contrato para a temporada 2021-2022, que jogaram pelo menos 40 jogos na última temporada ou 70 jogos nas duas últimas temporadas, deverão ser elegíveis para o draft.
- Ao menos um defensor com contrato para a temporada 2021-2022, que jogaram pelo menos 40 jogos na última temporada ou 70 jogos nas duas últimas temporadas, deverão ser elegíveis para o draft.
- Pelo menos um goleiro com contrato para a temporada 2021-2022, ou um goleiro que será um agente livre restrito no final de seu contrato, antes da temporada 2021-2022.
Possíveis jogadores livres
É impossível saber quais jogadores as equipes vão proteger, mas é possível fazermos algumas especulações. Por isso, decidi montar um quinteto titular que acharia interessante a equipe selecionar, caso estejam disponíveis.
Goleiro
Matt Murray
Murray seria o goleiro dos sonhos para o Seattle Kraken. Escolha de terceiro round no draft de 2012, ele venceu 2 Stanley Cups com o Pittsburgh Penguins e traria exatamente a experiência que um time novo precisa.
Defensores
Jake Bean
Talvez o jogador mais interessante para Seattle focar, Jake Bean pode se transformar em um grande jogador nessa equipe de expansão. 13º escolha geral de 2013, o defensor de apenas 20 anos, ainda tem muito potencial para crescimento e traria uma força incrível para a defesa de Seattle.
Justin Holl
Um bom pontuador e um ótimo líder, Holl seria um grande jogador em Seattle. Apesar de ter apenas 2 anos na liga, Holl foi um capitão alternativo na AHL e o apenas o sexto defensor a marcar 2 gols em seus primeiros 2 jogos. Além disso, é também um ótimo passador, somando 16 assistências na temporada.
Forwards
T. J. Oshie
Apesar de ter tido uma queda de rendimento nos últimos anos, Oshie é um ótimo ala direita e seria uma ótima escolha para o time de Seattle. Um jogador muito elogiado pela energia com que joga, o jogador de 33 anos seria um líder nato para a equipe. Campeão da Stanley Cup em 2017, já foi selecionado para a seleção americana 5 vezes e tem mais de 550 pontos na carreira.
James van Riemsdyk
A 2° escolha geral de 2007, James somaria muito no elenco de Seattle. Também conhecido como JVR, o jogador de 31 anos seria a dupla perfeita para Oshie, já que o ala esquerdo é ótimo como goleador e como passador, o que permitiria que criasse muitas jogadas para seus dois companheiros de ataque. Além de ser um mentor para Gaudette, ele também poderia ser um capitão alternativo para a equipe.
Adam Gaudette
Mais um jogador jovem e com potencial de crescimento, Gaudette faria uma ótima dupla com Oshie. Center de apenas 23 anos, Gaudette seria o goleador dessa equipe com a criação de Oshie. Além disso, seria bom para ele ter dois veteranos ao seu lado, já que o garoto aprenderia muito.
Expectativas para o Seattle Kraken
Na minha opinião, a equipe de Seattle terá as peças para montar um time vencedor, assim como o Las Vegas Golden Knights fez em 2017. Como já disse antes, a torcida de Seattle é uma das mais apaixonadas dos Estados Unidos, e vai demonstrar toda essa paixão pela nova equipe.
Equipes de expansão trazem consigo mais visibilidade e consequentemente, mais investimentos no esporte, e isso seria ótimo para a NHL. Por conta das questões raciais, a NHL esmagava a NBA em popularidade nos anos 60 e 70, mas com essa mentalidade deixada de lado a liga perdeu um pouco de espaço. Sendo assim, trazer mercados como o de Seattle e o de Las Vegas, pode ser uma ótima jogada para a liga.
Uma resposta
Sou torcedor de todos os times de Seattle.
Já faz tempo que sonhava com um time na NHL. Finalmente tem Seattle Kraken.
Boa sorte Seattle Kraken. Que venha a NBA?