A temporada se aproxima e os times vão se preparando para nova temporada. Veja os favoritos da NFL de cada divisão da AFC e as possíveis zebras.
Foto: Reprodução nfl.com

Ao que tudo indica a NFL vai ter sua temporada mantida e iniciando na data de costume. Os principais nomes da free agency já saíram e o draft já passou, ou seja, daqui para frente não haverão grandes surpresas. Sendo assim, quem são os favoritos para triunfar em cada divisão da NFL? Hoje vamos explorar as possibilidades da AFC.

East – Buffalo Bills 

Foto: Reprodução Twitter Oficial @buffalobills

Normalmente o nome aqui é outro, mas o Patriots perdeu o posto depois de muitos anos. Em reconstrução após a saída de Brady, o time da Nova Inglaterra vê o já bem organizado Buffalo Bills assumirem o favoritismo. O time, que já tinha uma boa defesa, adicionou bons nomes no draft e na free agency ao setor. O jogo corrido é sólido e tem o jovem Devin Singletary como destaque, indo para seu segundo ano na liga.

Josh Allen tem evoluído, tomado melhores decisões, além de ser uma ameaça constante com as pernas. Além disso, a equipe se reforçou com Stefon Diggs para ser grande opção de passe para o jovem quarterback

Com o Patriots fora da jogada, o Miami Dolphins até poderia pintar como ameaça. Entretanto, apesar de estar fazendo bom trabalho de reformulação, não deve ser ainda esse ano um candidato ao titulo da divisão. Além disso, a grande aposta da equipe, o recém QB draftado Tua Tagovailoa, ainda precisa de um pouco de tempo para recuperar 100% de sua forma, após grave contusão, para que assim, talvez, possa ser o astro que todos esperam.

Já o New York Jets, que fez um trabalho interessante no Draft, ainda não convenceu completamente e tem Sam Darnold como seu líder; mas ainda precisando provar que pode ser o franchise quarterback que o Jets precisam para voltar a ser vencedor. Por outro lado, a boa notícia para os Jets é a manutenção de seus principais jogadores, o que faz que o sonho de voltar a divisão seja possível, mesmo que um pouco distante.

Ou seja, temos um time “pronto” e que fez boas adições contra 2 times se reconstruindo e um que precisa se provar. O Bills tem tudo para voltar a vencer a divisão após 24 anos.

NORTHBaltimore Ravens 

Foto: Reprodução Twitter Oficial @Ravens

Impossível apontar outro favorito se não Baltimore, do atual MVP Lamar Jackson. O time está pronto para repetir o sucesso da última temporada com a dupla Jackson – Ingram.

John Harbaugh é um grande treinador e sabe que seu time não será mais uma surpresa, não que seja fácil para-los só por isso. Mas com certeza o já experiente comandante deve aumentar seu leque de jogadas para enlouquecer ainda mais os adversários.

Falando neles, um dos times que podem fazer frente na divisão ao Baltimore é o Browns, contando que realmente haja um comandante neste ano. A base da equipe é boa, bons nomes na defesa e grandes astros no ataque, mas principalmente houve preocupação em melhorar a OL. O Draft foi bem feito e essa será a chance definitiva para Baker Mayfield mostrar a que veio na NFL.

O Steelers dependem muito da condição física de Big Ben. Se o veterano QB estiver 100% há esperança para Pittsburgh; caso contrário, é difícil imaginar qualquer chance de bater Baltimore na luta pelo primeiro lugar.

Por fim, mas não menos importante, o Cinccinati Bengals. Apesar do ótimo draft e já ter Joe Burrow definido como novo QB e esperança de novo astro, os Bengals ainda precisam de mais peças e com certeza de mais tempo para alçar em sonhos mais altos. Seria uma grande surpresa ver um time em começo de reconstrução brigando pelo título da divisão.

Somando todos esses fatores, é difícil de imaginar um vencedor diferente do Ravens na divisão Norte.

SOUTHHouston Texans

Foto: Reprodução Twitter Oficial @houstontexans

Na divisão Sul da conferência, o Texans continua favorito, porém parece ser o “menos favorito” entre as divisões desta conferência. Entre outros motivos, pelo tremendo esforço que o treinador Bill O´Brian vem fazendo para que não seja. Primeiro, uma troca bizarra, levando o Wide Receiver De’Andre Hopkins para Arizona por muito menos do que vale.

O excelente QB do time também não costuma ser muito bem protegido e o draft não teve exatamente essa prioridade, visto que, apenas na quarta rodada é que um jogador de OL foi selecionado. O Texans tem uma boa base e um QB capaz de decidir jogos, como já provou na última pós temporada; porém, como em tantos outros exemplos que temos na NFL, Watson sozinho não poderá fazer a equipe ir tão longe. Pensando em divisão talvez seja o suficiente, mas apenas talvez.

O Tennessee Titans provou ano passado que pode ser uma ameaça, após a saída de Mariota do time e entrada do veterano Ryan Tannehill, a equipe melhorou. Passou a jogar de forma mais segura, tendo o running back Derick Henry como principal arma, extremamente eficaz a propósito.

A longo prazo é evidente que Tannehill não é a melhor pedida para o Titans, entretanto, para o momento, pode ser sim eficiente no esquema de Vrabel para tentar vencer a divisão.

O Indianapolis Colts trouxe o veterano Phillip Rivers para a posição de quarterback. Rivers tem números expressivos na carreira, mas acabou fracassando nos play-offs, seja por sua culpa ou de seu time.

Rivers vai trabalhar com um Head Coach e um Cordenador Ofensivo que já o conhecem e estiveram com ele em anos de sucesso. A equipe tem bons alvos e se desenvolver bem o jogo corrido deve ser uma grande ameaça para Watson e companhia na briga pela divisão.

Já o Jacksonville Jaguars corre por fora nessa briga. Após tentar e fracassar com Nick Foles como QB, o time decidiu apostar em Gardner Minshaw para liderar o ataque. O Jaguars pode passar por uma transição, a defesa, principal virtude do time nos últimos anos perdeu alguns jogadores importantes e o ataque não é e um primor, há tempos. Entre os concorrentes, deve ser o de menor ameaça ao Texans.

Houston tem o QB mais talentoso da divisão e um bom time, mas um treinador tomando decisões muito ruins, questionadas até internamente. Assim, apesar de favorito, o Houston deve sofrer para triunfar na divisão Sul.

WESTKansas City Chiefs 

Foto: Reprodução Twitter Oficial @Chiefs

Para encerrar, a divisão oeste da conferência tem um franco favorito: o atual campeão do Super Bowl, Kansas City Chiefs. Além do incrível Patrick Mahomes a equipe manteve seus principais nomes e marcha a passos largos para uma nova conquista.

Se há um asterisco em Kansas e ponta de esperança aos adversários, esta é a defesa, que já mostrou várias falhas, inclusive na última pós temporada. No draft era esperado um foco maior no setor, já que a equipe tinha apenas 5 escolhas, porém de suas 3 primeiras seleções, 2 foram direcionadas para o ataque. Isso pode preocupar um pouco a torcida, mas não tira do Chiefs o posto de grande favorito da divisão.

Pelo lado dos seus adversários, Raiders acaba de mudar de cidade e, apesar de um ou outro bom sinal no trabalho de John Gruden, o cenário não é dos mais animadores. O draft da equipe de Vegas foi desastroso, com escolhas bem questionáveis. Não bastasse isso, Derek Carr não vem jogando bem e em seu último ano de contrato de calouro vai ter a sombra de Marcus Mariota no banco de reservas.

O Broncos, por sua vez, conta com um bom sistema defensivo e foi muito bem no Draft. Talvez seja a melhor aposta de zebra nessa divisão. Mas é bom lembrar que o time conta com o jovem Drew Lock como QB, e mesmo que ele dê muito mais armas ao time do que Joe Flacco, ainda é necessário paciência.

Já o LA Charges resolveu trocar o experiente Phillip Rivers pela boa aposta Justin Herbert. Entretanto o caminho para o rookie será longo e árduo, visto que a equipe foi umas das piores em proteger seu QB ano passado.

Mas, aparentemente, o pessoal em LA não sabe disso, tendo em vista que não foi draftado nenhum jogador de linha ofensiva, mesmo com uma classe interessante ao dispor. Fica muito difícil imaginar uma equipe que precisa se reinventar ser ameaça para o atual campeão do Super Bowl.

A AFC West deve mesmo ver o Kansas campeão pelo quinto ano seguinte, a menos que acompanhemos uma surpresa gigante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA