Giannis Antetokounmpo no Warriors é possível?

0
1918

 Nas últimas semanas o rumor do grego ir jogar na bay área aumentou muito, vários veículos de comunicação falaram sobre e até falaram que a chance disso acontecer era grande.
Mas é possível? O que o Warriors pode fazer para se tornar viável a vinda de Giannis? Primeiro devemos contextualizar algumas coisas! Giannis vai se tornar free agente no fim da temporada 20-21, e tá elegível a receber o maior salario da historia da NBA, girando em torno de 247 milhões por 5 anos. Pra chegar a esse valor existe vários parâmetros, os salários máximos da NBA é dividido em três categorias, 25% do salary cap total para jogadores com ate 6 anos de liga, 30% para jogadores entre 7 e 9 anos, e 35% para quem tem ou mais. Ai você deve está se perguntando, Giannis não tem mais de 10 anos de liga, por que ele vai receber o maior salario da historia? Simples, a NBA criou mecanismos para suas grandes estrelas ganharem mais! Por exemplo, o jogador que tiver aparecido nos times ideais da liga (ALL NBA) na última temporada, ou duas vezes nos últimos 3 anos. Ter sido defensor do ano na última temporada. Ou ser MVP numa das últimas três temporadas antes do fim do contrato. Ou seja, Giannis cumpriu ao menos dois requisitos desses, fazendo com que ele esteja elegível para o maior contrato da historia.
Agora vem a parte que toca ao Warriors! Caso Giannis resolva sair do Bucks rumo a outra franquia da NBA, ele estaria apto a ganhar 165 milhões por 4 anos, o que seria também o maior salario em uma troca de equipes na historia da NBA. Para a temporada 21-22, que seria a temporada de estreia de Giannis em outra franquia da NBA, o Warriors já tem garantido na sua folha salarial 12 jogadores, mas vamos tratar somente dos principais. Tem contrato com a equipe, Stephen Curry, Klay Thompson, Dray Green, e Andrew Wiggins, todos com contratos máximo. Somente com esses 4 jogadores o Warriors tem empenhado 139.359 milhões de salários, por sinal, operando acima do salary cap.
Então como se tornar viável a vinda de Giannis? Caso ele só saia pra ganhar máximo em outra franquia, a media salarial dele aqui seria de 41.250 milhões, ou seja, o Warriors não tem cap pra assumir esse contrato, o que esejaria grandes movimentos financeiros. O primeiro passo, se livrar do salario de Dray Green, ou Andrew Wiggins, uma difícil escolha entre um ídolo de 32 anos a época, contra um jovem promissor de 27 anos a época, segundo passo, reestruturar o salario de Stephen Curry, e de Wiggins ou Green, dependendo de quem ficar, oferecendo reestruturações, dando menos dinheiro e mais tempo de contrato, assim limpando a folha, e abrindo espaço para absolver o gigante contrato do Giannis. Outro ponto é acertar no draft, com todas essas movimentações o Warriors não pode errar na sua única chance de montar um banco competitivo para as suas estrelas em quadra.
Analisando como torcedor, acho muito complexo tudo que tratamos aqui, e por isso não vejo com bons olhos a vinda do Giannis, temos muitas boas picks nesses dois próximos anos, e temos a possibilidade de fazer a transição entre Curry, Green, Thompson, para novos e possíveis grandes jogadores, pensando em adicionar peças da free agency, somente quando o cap estiver favorável, como fizemos em 16-17, quando Durant veio, a única grande movimento a época foi trocar o Harisson Barnes. Até a próxima galera, se cuidem e fiquem em casa se for possível.

Escrito por: Abraão – @draygreen023


DEIXE UMA RESPOSTA