Valeu a espera, caro fã de basquete! A NBA volta amanhã e com pouco mais de 24 horas para a temporada regular começar, já dá para ouvir os burburinhos das pessoas se indagando sobre quem será o MVP, qual vai ser a surpresa da temporada, mas principalmente: qual time vai ser o novo campeão da liga? Por isso, aqui estamos para definir quem são, ao menos, os favoritos para levar o Larry O’Brien Trophy em junho de 2025. Vale destacar que estamos nos baseando única e exclusivamente nas cotações das casas de apostas e usamos este site como base para o artigo. Dito isso, vamos começar!
1- Boston Celtics
Não é pra menos. Após muitos anos batendo na trave, Boston finalmente conseguiu vencer o tão sonhado título, em uma campanha sem botar defeitos. Após ser o time com melhor campanha na temporada regular, com 64 vitórias e 18 derrotas, os Celtics derrotaram Miami na 1ª rodada por 4-1, Cleveland na 2ª rodada por 4-1, Indiana na final do Leste por 4-0 e Dallas na grande final por 4-1, sem dar quaisquer chances para as quatro equipes.
Para 2024, a tendência é que Boston mais uma vez seja o grande favorito para vencer o Leste e a NBA, já que mantiveram praticamente todas as peças fundamentais do título, como Jayson Tatum, Jaylen Brown, Jrue Holiday, Kristaps Porzingis e Derrick White. A única grande saída foi Al Horford, que acabou se aposentando após 17 anos.
2- Oklahoma City Thunder
Depois de alguns anos sendo falado que o Thunder era um time que tinha várias picks de draft e que podia ser uma ameaça para o futuro, parece que a hora finalmente chegou! Depois de um 2023/24 muito importante para criar uma primeira casca para uma equipe tão jovem, onde foram eliminados para o Dallas Mavericks nas semifinais do Oeste, Oklahoma se movimentou muito bem na free agency ao adicionar Alex Caruso e Isaiah Hartenstein.
Somam-se essas adições ao 2° colocado na votação de MVP, Shai Gilgeous-Alexander, ao 2° colocado na votação de calouro do ano, Chet Holmgren (e cotado para ser candidato a defensor do ano) e ao sólido Jalen Williams. Depois de algumas temporadas de forte reconstrução, Oklahoma está pronto para brigar pelo título.
3- Philadelphia 76ers
“Todo ano Philadelphia é cotado para o título, mas nunca consegue chegar nem na final do Leste”, você pode pensar. Entretanto, os 76ers nunca deram para Joel Embiid um time tão forte. O MVP da temporada 2023 precisará se manter saudável, sendo esse um dos principais motivos do insucesso do time nos últimos anos – e o que contribuiu para a eliminação para os Knicks na primeira rodada por 4-2.
Com Tyrese Maxey, o jogador votado como o que mais evoluiu em 2023/24, Kelly Oubre Jr. e as adições dos experientes Caleb Martin e Paul George, os deuses do basquete estão dando as oportunidades finais para que os 76ers consigam se encaixar (principalmente nos playoffs) e vencer o Larry O’Brian Trophy.
4- Denver Nuggets
O campeão da NBA em 2022/23 com uma campanha irretocável, acabou perdendo uma grande oportunidade de conseguir o back-to-back ao ser eliminado pelo o Dallas Mavericks em uma série espetacular de 7 jogos. A grande saída do elenco campeão foi Kentavious Caldwell-Pope, que foi para o Orlando Magic.
Para 2024, a base do elenco se manteve, com o atual MVP Nikola Jokic, o recém renovado Jamal Murray, Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, além de Christian Braun, que assumirá o lugar deixado por KCP. As grandes adições para o banco da equipe são Russell Westbrook e Dario Saric, que possuem muita experiência em jogos de pós-temporada e prometem contribuir bastante nas grandes batalhas.
5- New York Knicks
Há décadas sem conseguir triunfar, os Knicks foram uma das equipes mais agressivas na trade deadline e free agency, conseguindo se firmar como uma das favoritas ao título da nova temporada. Assolados por lesões em 2023/24, Nova York espera que OG Anunoby e Mitchell Robinson consigam se manter saudáveis para contribuir com a profundidade de elenco.
Liderados pelo espetacular Jalen Brunson, que teve ótimas médias, principalmente nos playoffs, os Knicks adicionaram o experiente Mikal Bridges via trade que contou com 5 escolhas nas primeiras rodadas e Karl Anthony-Towns, em trade que envolveu a saída de Julius Randle e Donte DiVincenzo. Além disso, mantiveram jogadores importantes como os já citados Mitchell Robinson e OG Anunoby, além do experiente Josh Hart. A promessa é que a equipe alce voos cada vez mais altos em 2024.
Correm por fora
Dallas Mavericks: Os atuais vice-campeões adicionaram Klay Thompson ao seu elenco e prometem tentar surpreender de novo com Luka Doncic e Kyrie Irving.
Minnesota Timberwolves: Após bater na trave na temporada passada, a base da equipe se manteve e conta com a evolução de Anthony Edwards para brigar pelo título.
Milwaukee Bucks: Após um ano decepcionante, Damian Lillard e Giannis Antetokounmpo esperam reorganizar a casa para que a franquia volte a triunfar após 3 temporadas.
Los Angeles Lakers: LeBron James está cada vez mais próximo do fim da carreira, busca conseguir mais um anel e conta com as mesmas peças de 2023, em Anthony Davis, Austin Reaves, Rui Hachimura e companhia.