A princípio, para muitos esse pode ser um tema que foi de difícil compreensão, não por falta de informações. Pouco se foi comentado, ainda mais com o começo da temporada regular, o assunto “All-Star Game” foi deixado de lado. Mas por que ele foi alterado?

Atlanta, Geórgia:

Truist Park, Atlanta, Georgia. Foto: stadiumjourney.com

Já estava determinado de que o jogo seria no ball park dos Braves, o Truist Park. Mas porque o jogo saiu da Geórgia? O comissário Rob Manfred deu uma declaração na sexta feira (02/04/2021), declarando que o All-Star Game não seria mais na cidade de Atlanta. Palavras do Manfred: “Na última semana, nós tivemos várias conversas com diversos clubes, ex e atuais jogadores, a associação dos jogadores e a The players Alliance, entre outros, para entendermos as suas visões”. Manfred também disse: “Eu decidi que a melhor maneira de demonstrar o nosso valor como esporte é mudar os locais do All-Star e do Draft”. Manfred fala também que “A MLB apoia fundamentalmente o direito de voto para todos os Americanos e se opõe a restrições ao acesso à urna eleitoral. Em 2020 a MLB se tornou a primeira liga profissional que se juntou à Aliança Civil para ajudar a construir um futuro para todos nos EUA. Nós orgulhosamente usamos nossa plataforma para incentivar nossos fãs e comunidades no nosso país a exercerem seu direito de voto. Acesso universal ao voto continua tendo nosso total apoio.”

O jogo foi mudado da Geórgia por conta das novas leis eleitorais impostas no estado, que estão deixando grupos de Direitos Civis preocupados com a restrição que podem causar nas votações das pessoas negras.

A instituição Atlanta Braves se demonstrou muito decepcionada com a decisão: “Isso não foi a nossa recomendação, nem a nossa decisão, e estamos tristes por nossos torcedores que não irão presenciar esse grande evento”. A franquia esperava poder “usar o evento como plataforma para elevar a discussão sobre o tema”.

Coors Field, nova casa do All-Star:

Coors Field, casa do Colorado Rockies, em Denver, Colorado. Foto: MLBCathedrals no Twitter

Logo depois foi anunciado que o jogo não seria mais na Geórgia, e sim em Denver, Colorado. Mais especificamente, no ball park do Colorado Rockies, o Coors Field.

O All-Star estará de volta ao Colorado, que não sedia o evento desde 1998, ano em que os Rockies tiveram Vinny Castilla, Larry Walker e Dante Bichette representando o time. Segundo a própria MLB, o Coors Field estava no lista de ball parks que poderiam ser sede do jogo.

Afinal, que lei é essa?

O governo do estado da Geórgia, na figura do governador Brian Kemp, aprovou em 25 de Março uma lei que restringe os métodos de voto por carta, além de dar mais poderes ao legislativo sobre como ocorrem as eleições. Fica proibida também a distribuição de água e comida para votantes que estiverem esperando em fila.

A legislação vem com as acusações do ex-presidente Donald Trump de fraudes nas últimas eleições, vencidas pelo democrata Joe Biden, e é vista pelos críticos como uma forma de dificultar o acesso a voto de minorias, especialmente em locais de maior preferência democrata.

DEIXE UMA RESPOSTA