Dossiê Martavis Bryant

O Steelers est√° se preparando para enfrentar o Detroit Lions no Sunday Night Football da semana 8 da NFL em meio √†s not√≠cias de Martavis Bryant solicitando (ou n√£o) troca, pedidos para sair, reclama√ß√Ķes por maior participa√ß√£o no plano de jogo ofensivo… Tanta coisa j√° aconteceu nesse¬†front que decidi parar um pouco para fazer uma recapitula√ß√£o do drama que tem sido a rela√ß√£o entre a franquia e o¬†wide receiver.

O início

O Steelers selecionou Bryant, vindo da universidade de Clemson, com a 118¬™ escolha geral do draft 2014, no 4¬ļ round, para integrar um corpo de recebedores que, al√©m de Antonio Brown, contava com Darrius Heyward-Bey, Lance Moore e Markus Wheaton. Bryant anotou um touchdown j√° com sua primeira recep√ß√£o, na semana 7 contra o Houston Texans, e encerrou a temporada com 26 recep√ß√Ķes, 549 jardas e 8¬†touchdowns em 10 jogos. Sua m√©dia de 21,1 jardas/recep√ß√£o o colocaram no topo do ranking de wide receivers da NFL em 2014 nesse quesito.

Em 2015, perdeu os primeiros quatro jogos da temporada por viola√ß√£o da pol√≠tica de abuso de subst√Ęncias il√≠citas da liga, mas acabou retornando apenas no meio do m√™s de Outubro devido a uma les√£o. Nos 11 jogos da temporada, foram 50 recep√ß√Ķes, 765 jardas e 6¬†touchdowns, al√©m de uma lend√°ria recep√ß√£o para touchdown num flip contra o Bengals em Cincinnati nos playoffs.

Em 2016, ap√≥s violar novamente pol√≠ticas de subst√Ęncias da liga, Bryant foi suspenso por um m√≠nimo de um ano, per√≠odo no qual n√£o poderia nem entrar em contato com membros da franquia. O Steelers teve que for√ßar a ascens√£o e o uso de outros¬†wide receivers mais novos, como Eli Rogers e Cobi Hamilton (principalmente porque n√£o contava com Le’Veon Bell, tamb√©m suspenso). A libera√ß√£o para a sua volta s√≥ foi assinada em 1¬ļ de Setembro de 2017, quando j√° havia perdido a oportunidade de jogar em todas as partidas da pr√©-temporada de Pittsburgh, e teve que assistir novamente a outros jogadores ganharem espa√ßo no plano de ataque.

O drama

O clima j√° come√ßou a ficar pesado quando, com a 62¬™¬†pick do Draft 2017, O Steelers selecionou o¬†wide receiver JuJu Smith-Schuster, de USC. Martavis veio a p√ļblico (no Twitter) e reagiu estranhamente √† escolha:

o jogador apagou o tweet, mas a internet n√£o deixa barato (fonte: PennLive.com)

Até o head coach Mike Tomlin foi forçado a intervir na situação, também pelo Twitter:

A vaga de WR2 do time estava em aberto para quem quisesse pegar, fosse Bryant, fosse JuJu, ou até Eli Rogers, quem quer que apresentasse o melhor desempenho teria mais oportunidades de mostrar serviço. E como é possível ver no infográfico no final da página, Martavis foi quem começou com toda a prioridade da posição, mas vê, aos poucos, sua participação diminuir.

Então começou a o drama que estamos vendo agora: Bryant começou pedindo que o time o desse mais oportunidades, snaps e passes em sua direção, onde teoricamente seria uma posição de um jogador acreditando em seu próprio potencial e assistindo a um ataque engasgado, com dificuldades de avançar em campo.

Mas n√£o parou por a√≠: o¬†insider da NFL, Ian Rapoport, declarou que o jogador estaria t√£o insatisfeito que solicitou ao time que o trocasse (nota: Rapoport n√£o tem l√° a melhor das reputa√ß√Ķes no Steelers, especialmente depois de for√ßar que Big Ben teria pedido pra ser trocado do time), informa√ß√£o refor√ßada pela namorada do jogador e depois prontamente negada pelo pr√≥prio Bryant.

Por√©m, ap√≥s a √ļltima partida da equipe, contra o Bengals, Martavis Bryant parece ter simplesmente parado de se esfor√ßar para esconder o seu desejo de ser trocado. Em discuss√£o em seu Instagram, afirmou que “JuJu n√£o est√° nem perto de ser t√£o bom quanto eu. Tudo o que eles [o time] precisam fazer √© me dar o que eu quero [a troca] e voc√™s podem ter JuJu e quem quer que seja”:

O redator da ESPN, Jeremy Fowler, tamb√©m j√° recebeu informa√ß√Ķes de fontes de que ele gostaria da troca. Josina Anderson, tamb√©m da ESPN, entrevistou o jogador, que refor√ßou que, apesar de querer ficar, precisa que o time o use ao n√≠vel de seu potencial ou permita que ele v√° ser usado em outro lugar e, se n√£o for trocado, n√£o ir√° renovar contrato com o time. Tanto Mike Tomlin¬†quanto Art Rooney II¬†j√° informaram que o jogador n√£o est√° dispon√≠vel para troca. Ben Roethlisberger, tentando resolver o assunto internamente, j√° disse que o jogador deveria vir falar com ele e achar√£o um jeito.

Nesta semana, o jogador já faltou encontro obrigatório com o time para uma ida ao médico e foi oficialmente colocado na lista de inativos para a partida de domingo em Detroit.

O que resta?

Quando perguntado a respeito, Roethlisberger disse que não apenas mais passes de touchdown para Martavis, mas para todo mundo, já diminuiria a pressão e o drama rondando o setor de ataque da equipe, em nova tentativa de trazer para si a responsabilidade.

Com os seus 36¬†targets em 7 jogos, Bryant tem uma m√©dia de 5 passes em sua dire√ß√£o por jogo, ficando em terceiro lugar na equipe (obviamente atr√°s de Antonio Brown – 84 – e Le’Veon Bell – 42). JuJu tem apenas 26¬†targets. Apenas 50% dos passes em sua dire√ß√£o foram convertidos em recep√ß√Ķes.

O contrato de calouro do wide receiver ainda tem mais uma temporada inteira de duração, indo, portanto, até o final da temporada 2018 (o Steelers ganhou mais um ano no contrato automaticamente quando Bryant não foi ativo em nenhuma rodada da temporada 2016). Se por um lado o Steelers ficaria sem prejuízo financeiro ao cortar o atleta, não precisa se apressar em liberar um jogador com esse potencial que custa tão pouco.

√Č com esse percentual que Bryant quer aumentar a sua participa√ß√£o em campo? Quantos passes o time pode simplesmente deixar de dar a Brown e Bell com o intuito de satisfazer o recebedor #3 (arriscando inclusive rea√ß√Ķes semelhantes dos dois acima)? O que precisa ser feito para que Martavis pare de tumultuar o ambiente de m√≠dia da equipe e resolva o problema internamente?

Todos os conte√ļdos publicados neste site s√£o de responsabilidade de seus autores e n√£o necessariamente refletem as opini√Ķes e posicionamentos da FN Network.

Uma resposta

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOT√ćCIAS RELACIONADAS

Mock Draft Steelers 2023
Mock Draft Steelers 2023 v1
tomlinmath
Simulando Mock Drafts da NFL em 2022 ‚Äď Steelers Edition
tech-daily-ztYmIQecyH4-unsplash
Steelers nos mock drafts
colbert-thinking
Simulando Mock Drafts – Steelers Edition
Steelers Training Camp – Quarterbacks
usa-today-8857122.0
Jogos do Steelers para assistir em casa #6 – Steelers @ Chargers 2015
26627
Jogos do Steelers pra assistir em casa #5 – Steelers @ Bills 2016
2020 NFL Draft РTracker de Visitas Pré-Draft Steelers