1994. Este foi o ano em que o Buffalo Bills esteve presente pela última vez em uma final da AFC. A partida era válida pela temporada de 1993 da NFL. O jogo foi realizada em janeiro de 1994 e, portanto, já são 27 anos desde a última vez em que os Bills estiveram em uma final de Conferência Americana.

Nesse sentido, claro, o planeta era muito diferente. Mas, apesar da distância no tempo, a lembrança para os torcedores de Buffalo é boa: a final foi vencida pelos Bills, justamente em cima do Kansas City Chiefs, rival da disputa neste sábado. Veja como era o mundo naquela época:

Patrick Mahomes e Josh Allen não eram nascidos

Os prováveis titulares da partida deste sábado (isso se Patrick Mahomes passar pelo protocolo de concussão) ainda não estavam no mundo na ocasião. A partida aconteceu no dia 23 de janeiro de 1994. Patrick Mahomes, o mais velho entre os dois, nasceu em setembro de 1995, enquanto Josh Allen veio ao mundo em maio de 1996.

O mundo ainda se lembrava do Halftime Show de Michael Jackson

Em 1993, o Super Bowl XXVII, correspondente à temporada de 1992, teve Michael Jackson como a atração do intervalo, o que revolucionou de vez a final da NFL como produto.

Até 1992, as atrações do intervalo da final do futebol americano contavam com a participação de artistas locais e nem sempre de grande expressão. Tudo mudou quando a NFL decidiu chamar o Rei do Pop para se apresentar no Rose Bowl, na Califórnia.

Michael MJZYNPMJ/ Flickr.

A partir daí, uma nova tradição foi criada. Por isso, desde então, o Halftime Show virou mais uma atração do principal evento esportivo anual do mundo.

Tido até hoje por muitos como o melhor halftime show da história, a performance de Michael Jackson ainda é a performance no intervalo mais vista de todos os tempos, com 133.4 milhões de espectadores.

Brasil

A economia do Brasil estava em processo de transição e o Cruzeiro tinha sido deixado de lado em julho de 1993 para uma transição. A partir de meados de 1994, o real virou a moeda oficial brasileira. Nos primeiros meses de 1994, quando foi realizada a final da AFC, o Cruzeiro Real, moeda transitória, era a unidade monetária do país.

Esportes

– O Brasil ainda era tricampeão mundial de futebol.

A seleção brasileira tinha apenas três títulos mundiais: 1958, 1962, 1970. Isso porque, o tetracampeonato viria apenas no mesmo ano de 1994, no mundial dos Estados Unidos.

– Ayrton Senna começava a correr pela Williams

Senna foi anunciado como piloto da escuderia em outubro de 1993. Além disso, em janeiro de 1994, começavam as corridas testes para a nova temporada de F1, quando realizaria o sonho de correr pela principal equipe da época. Ayrton integrou a Williams até maio de 1994, mês da morte do piloto.

Tecnologia

– Computadores

O Sistema Operacional pela Microsoft usado era o Windows NT, lançado em 27 de julho de 1993.

– Telefonia

O clássico Nokia 2110 estava prestes a ser lançado. Vale ressaltar que esse foi o primeiro modelo de celular a contar com o clássico toque da Nokia. Além disso, ele trazia listas de chamada, além de enviar e receber SMSs. Foi conhecido por revolucionar ao trazer um modelo bem menor do que o habitual.

Imagem: Wikipédia Commons

Os modelos na época da final da AFC da temporada de 1993 ainda tinham apenas teclas. Isso porque, os celulares sensíveis ao toque foram lançados apenas em agosto de 1994, sete meses após a final da Conferência Americana.

Entretenimento

Apesar da final da AFC ser realizada em 1994, a temporada em questão foi iniciada em 1993. Neste ano, o principal filme lançado foi o clássico Jurassic Park, uma das maiores bilheterias da década de 90.

Divulgação

Na música, a canção mais tocada foi o clássico ‘I Will Always Love You’, da cantora Whitney Houston. Por outro lado, na tv, a novela que fazia sucesso era “Fera Ferida”, da Rede Globo.

E você? Já era nascido da última vez que o Buffalo Bils esteve em uma final de AFC?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA