É indubitável que a NBA é a principal liga de basquete do mundo. É a segunda liga de relevância, na frente da MLB, NHL E MLS. Mas como ela se tornou tão grande assim? Como ela conseguiu se reinventar e tirar sua fama de ser uma liga problemática.

O ano em que tudo mudou

Antes de mais nada, eu gostaria de fazer um paralelo e que no fim irá fazer todo sentido. Imagine que a NBA seja uma banda de rock igual o Green Day. No início, os dois tinham suas bases de fãs, porém não conseguiam bater de frente com outras bandas/ligas.

Mas qual foi o estopim para os dois deixarem de ser algo concentrado nos fãs e se tornou algo mundialmente grande? Para o Green Day, foi o lançamento do álbum Dookie em 1994. E para a NBA, o que foi que deixou eles gigantes? Para deixa-los gigantes, era necessário dois grandes jogadores para reacender a chama do basquete dentro de todo o mundo.

Magic Johnson, Larry Bird recipients of NBA's Lifetime Achievement Award

Larry Bird e Earvin “Magic” Johnson não eram apenas dois jogadores em times rivais que se enfrentavam, longe disso. A rivalidade dos dois vinha desde as épocas das universidades americanas.

Bird foi escolhido para jogar no Boston Celtics em 1978 e, um ano depois, em 79 Magic Johnson foi escolhido pelo Los Angeles Lakers. Imediatamente, esses dois tomaram a liga para si. Em outras palavras, durante os anos 80 nenhuma final de NBA foi feita sem ter a participação de um dos dois. Magic conquistou cinco títulos e Larry Bird três.

Os anos de Jordan

Ranking Michael Jordan's 15 most iconic basketball moments | Sporting News
Jordan após ganhar seu primeiro título da NBA

De antemão, vale ressaltar que o Michael Jordan foi escolhido pelo Chicago Bulls em 1984, mas ele só ganhou seu primeiro título em 1991. Depois disso, foram mais dois títulos conquistados antes de o mesmo se aposentar e ir jogar baseball. Em 1995, ele voltou a jogar basquete nos Bulls, em seguida, em 1996, ele já conquista mais um título e nos próximos dois anos conquista mais dois anéis de campeão, se consagrando seis vezes campeão da NBA.

O Dream Team em Barcelona

Agora, qual seria o melhor álbum do Green Day para definir o Dream Team no nosso paralelo traçado desde o começo do texto? O Time dos Sonhos é, sem duvida nenhuma, o álbum “American Idiot”. Uma obra prima, refinou aquilo que o mundo já conhecia e apresentou para aqueles que ainda não tinham dado uma chance. Michael Jordan, Larry Bird, Magic Johnson, David Robinson, Patrick Ewing, John Stockton, Clyde Drexler, entre outros. Resumindo: era um timaço sem igual.

Original Dream Team 20 anos - Parte 1 - Surto Olímpico
Foto do dream team em 1992

O Dream Team fez o basquete finalmente se concretizar e se tornar a principal liga de basquete do mundo. Nas olimpíadas de Barcelona, em 1992, eles derrubaram e golearam todos que enfrentaram. Quem ainda não tinha se apaixonado pôde, pela primeira vez, ver todos os grandes jogadores da época juntos.

A nova era que ninguém segura

Como resultado, a NBA é a principal liga de basquete. É o sonho de todos os jogadores irem para os Estados Unidos e serem profissionais lá.

Agora, por último e para finalizar esse texto, temos que falar de LeBron James.

LeBron James Has Completely Re-Written Rules for Aging Superstars | Bleacher Report | Latest News, Videos and Highlights
LeBron nos playoffs da NBA usando a camisa black mamba em homenagem ao Kobe Bryant

Voltando ao paralelo, LeBron James é como se fosse o “21st Century Breakdown”, alguns discutem falando que ele é o melhor de todos os tempos, outros falam que ele não é tudo isso. Contudo, todos concordam que quanto mais o tempo passa, melhor ele fica. LeBron James é a cara da NBA atualmente. É o melhor jogador de basquete do planeta e, todo dia, continua calando a boca dos críticos, e mostra para todos nós que ele tem o seu prime mais longo que qualquer outro atleta no planeta.

Considerações finais

Em conclusão, vários fatores influenciaram para a NBA se tornar a principal liga de basquete, mas também a segunda liga de mais relevância nos Estados Unidos. Em outras palavras, a NBA contou com a despopularizarão do baseball e também com as suas grandes estrelas para se popularizar entre os mais jovens.

Igualmente, temos que deixar algumas menções honrosas para todos os importantes atletas que divulgaram o esporte mundialmente. Drazen Petrovic, Toni Kukoc, Pau Gasol, Dirk Nowitzki, Tony Parker, Manu Ginobli, Yao Ming e, claro, Kobe Bryant, são alguns nomes que ajudaram a transformar a NBA em um esporte mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA