Nada seria mais emblemático que na temporada 75 da NBA, dois times, duas franquias que estão na liga desde da temporada 1 decidisse o título, abrilhantando ainda mais, tivemos pela a primeira vez MVP em finais de conferencia, o nome dos prêmios? Magic Johnson e Larry Bird! Os vencedores? Stephen Curry e Jayson Tatum. O Warriors bateu o Dallas Mavs em 5 jogos nas finais do oeste, enquanto o Celtics foram até 7 contra o Heat na final do leste.

As finais começam no dia 02/06 na Califórnia, com o Warriors com mando de quadra nas finais.

O Celtics E Warriors tem batalhas emblemáticas na história, decidindo a conferencia leste de 1962 quando o Warriors ainda estava na Filadélfia com vitória celta por 4-3, além das finais de 1964, quando o Warriors já estava em San Francisco, com mais uma vitória celta, dessa vez por 4-1. Essas decisões ficaram marcadas principalmente pelo o confronto histórico de Bill Russel e Wilt Chamberlain.

O Boston Celtics tem a melhor defesa da liga na temporada, liderou a NBA em Rating desse lado da bola na temporada regular e foi a segunda eficiência na pós temporada, o Warriors por sua vez, foi a segunda melhor defesa da liga na temporada regular, e a sexta até aqui na pós temporada, ou seja, dois times que gostam de defender e tem armas para isso, o Celtics teve dois representantes em times defensivos da NBA além do DPOY Marcus Smart, fazendo companhia ao próprio, Robert Willians, do outro lado, o Warriors teve Draymond Green como seu representante e ainda podemos citar Andrew Wiggins como um ótimo defensor.

Do lado ofensivo da bola o Warriors leva vantagem, sendo o melhor ataque da liga na pós temporada, armas como Stephen Curry, Klay Thompson e Jordan Poole, produzem um trio poderoso do perímetro. Do lado celta, Jayson Tatum, a jovem estrela de 24 anos costuma dominar seus adversários sendo um pontuador poderoso.

Dentro desse contexto, os matchups vão ser muito importantes nesse duelo, presumindo que Wiggins defenda o Tatum, Smart defenda o Curry, as chaves da vitória começa aqui, em qual defensor fará o melhor trabalho contra o melhor ofense do outro lado. Outro ponto é a batalha por rebotes, o Celtics tem um garrafão muito forte em Robert Willians e Al Horford, enquanto o Warriors tem Kevon Looney, uma maquina de rebortes ofensivos e Draymond Green, aqui eu vejo uma vantagem celta dentro do Garrafão. Ambos os times tem problemas com turnovers com o Warriors cometendo em média nessa pós temporada 14.8 e o Celtics 14.0. Os erros vai ser fator decisivo nessa decisão.

Posto isto, eu espero um equilíbrio gigante, o Warriors tem a experiência a seu favor, Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e Steve Kerr chegam a sua sexta final em oito temporadas, do lado Celta chegam a sua primeira final desde de 2010 e querem ser campeão, algo que não acontece desde de 2008, vontade não sobra pra eles.

Falando do Warriors, quero muito ver como Andrew Wiggins e Jordan Poole vão se comportar, nossa principal chave tá ai, se ambos jogarem bem, acho inevitável o titulo voltar a bay área.

 

DEIXE UMA RESPOSTA